Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conceito da Chery promete 1.500 km por carga com bateria em estado sólido

O cupê Liefeng promete ser o primeiro carro do mundo com baterias em estado sólido, tecnologia que vai revolucionar a indústria do carro elétrico

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 nov 2024, 13h19 - Publicado em 23 nov 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Chery já havia anunciado que focaria no desenvolvimento e produção de baterias em estado sólido. Segundo o que foi dito na Conferência de Inovação Global da Chery, há cerca de um mês, a ideia é terminar seu desenvolvimento em 2025, colocá-las nos primeiros carros em 2026 e iniciar a produção em massa em 2027. Co

    m o projeto já bem encaminhado, já sabemos até quem será o protagonista dessa mudança.

    O novo protótipo da marca é o Chery Liefeng, um cupê sofisticado que promete 1.500 km de autonomia com apenas uma carga, muito disso graças à nova bateria de estado sólido – que ainda não teve sua capacidade revelada.

    O que sabemos é que o cupê terá arquitetura de 800V para carregamentos rápidos e um motor a combustão que funcionará como extensor de alcance. Entre as marcas da Chery, modelos da Exceed, como o Exlantix, já utilizam um motor 1.5 que serve exclusivamente para gerar energia para as baterias.

    Chery Liefeng
    Chery Liefeng (Divulgação/Chery)
    Continua após a publicidade

    Fora isso, a promessa é que o Liefeng também seja bem esportivo. De acordo com a Chery, ele poderá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s e atingir os 260 km/h de máxima.

    O seu visual transparece bem essa esportividade. A grade preta e toda fechada é marcada pelas luzes diurnas de les em forma de L, mas que terminam com um desenho tridimensional. Os faróis principais ficam escondidos e o que ajuda a destacar a dianteira é o logo da empresa, também iluminado.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Mais abaixo, o grande para-choque é uma das poucas partes do carro com linhas mais retas, assim como o desenho das rodas, de 21’’ na dianteira e 22’’ na traseira. Todo o resto da carroceria tem linhas mais curvas, que terminam em uma traseira no estilo cupê. Por falar na parte de trás, o para-choque é menos retilíneo que o dianteiro e há uma grande lanterna que atravessa toda a extensão do porta-malas com assinatura luminosa em forma de ondas.

    Chery Liefeng
    Chery Liefeng (Divulgação/Chery)

    A Chery afirma ainda que ele terá um spoiler traseiro ativo, além de suspensão ativa com dupla câmara, sensores LiDAR integrados na dianteira, chassi controlado eletronicamente (chassis by-wire), portas elétricas, retrovisores externos por câmeras e eixo traseiro esterçante.

    Continua após a publicidade

    Já do lado de dentro, o Liefeng terá tela transparente de 15,6’’ operada pelo chip Qualcomm Snapdragon 8295. O carro será inteiramente integrado ao ecossistema da Huawei — como se fosse o Google Built In chinês — e, além disso, também terá sistema de direção inteligente para auxiliar com estacionamento automático e outras facilidades dos sistemas autônomos avançados que conhecemos.

    Chery Liefeng
    Chery Liefeng (Divulgação/Chery)

    Como são as baterias de estado sólido da Chery

    Muitas montadoras estão migrando para as baterias de estado sólido, mas a Chery está saindo na frente. A empresa já deu início à construção da sua linha de produção em Wuhu, na China, que terá capacidade para produzir 5 gWh de baterias por ano. Inicialmente, a fábrica começará produzindo células com densidade energética de 280 Wh/kg. Mas as próximas gerações aumentarão para 400 Wh/kg e 500 Wh/kg, que serão desenvolvidas até 2025.

    Continua após a publicidade
    Chery Liefeng
    Chery Liefeng (Divulgação/Chery)

    As baterias em estado sólido superam as com eletrólito líquido — que são utilizadas atualmente — em diversos aspectos. Primeiro, porque elas podem armazenar mais energia em menos espaço. Além disso, graças à sua engenharia, seu carregamento é mais rápido, não possuem componentes tóxicos, são mais seguras e têm uma vida útil maior.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.