Apesar dos carros elétricos estarem ganhando espaço, ainda há muitas áreas em que precisam melhorar. Uma delas é o tempo de carregamento, constantemente comparado com a simplicidade e velocidade de abastecer um carro a combustão em minutos. A chinesa Zeekr afirma que está resolvendo o problema com a criação da bateria que permite a recarga mais rápida do mundo.
Revelada durante o evento Tech Day, onde apresentou seus produtos para 2025, a nova bateria de Zeekr promete uma recarga de 10% a 80% em 10,5 minutos, o que é 66% menos do que muitas das baterias atuais. A fabricante afirma que, com este tempo de recarga, a preocupação sobre a autonomia irá desaparecer.
A nova bateria é feita de fosfato de ferro-lítio (LFP), uma tecnologia que tem sido amplamente adotada pelas empresas chinesas por ser mais barata de produzir, com um ciclo de vida mais longo e serem mais seguras. A geração anterior desta bateria, chamada pela Zeekr de Golden Battery (“bateria dourada” em inglês) já tinha um tempo de carga de 14 minutos.
A Zeekr não divulgou muitos detalhes sobre a bateria, exceto que esse tempo de recarga é alcançado utilizando o novo carregador V3 da marca, com uma potência máxima de 800 kW – que, certamente, não é nada barato.
Uma das mudanças está no sistema de gerenciamento, que permite uma carga mais constante, até mesmo em baixas temperaturas. A fabricante diz que, mesmo em uma temperatura de -10°C, ainda será possível carregar até 80% em 30 minutos.
Isto vira uma boa notícia também para a Volvo, já que ambas são empresas da Geely e estão compartilhando tecnologias. Um exemplo é o Volvo EX30, com a mesma plataforma que o Zeekr X – a SEA, desenvolvida pela Zeekr. Assim, a fabricante pode aumentar o volume de produção da bateria para equipar diversos modelos, reduzindo o custo total.
Pode parecer uma tecnologia que levará anos para ser adotada, mas não será o caso. A Zeekr diz que a nova Golden Battery estará na reestilização do sedã 007, que começará a ser vendida na China nas próximas semanas.
O Zeekr 007 está nos planos da empresa para o Brasil, com lançamento programado para 2025, como adiantado por QUATRO RODAS. Com a adoção da nova bateria na linha 2025 do sedã, são grandes as chances de que desembarque no nosso mercado com esta tecnologia.