Por que os carros estão perdendo o marcador de temperatura?

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

A Volkswagen ainda preserva o marcador de temperatura do arrefecimento. Na foto, o quadro de instrumentos do Gol

A Volkswagen ainda preserva o marcador de temperatura do arrefecimento. Na foto, o quadro de instrumentos do Gol (Marco de Bari/Quatro Rodas)

“Por que os carros mais recentes (como Chevrolet Onix e Honda Fit) não possuem o marcador de temperatura de água? Seria apenas uma redução de custos?” – Adriano Guimarães, São José dos Campos, SP.

Ver um carro atual (com a manutenção em dia, claro) com motor fervendo se tornou evento raro. Há pelo menos 20 anos, as fabricantes conseguiram controlar a temperatura do motor, seja pelo sistema de arrefecimento, seja pela adição de aditivo (etilenoglicol, para ser mais exato) ao fluido que circula pelo radiador e bloco do motor.

Do ponto de vista das montadoras, o trabalho dos engenheiros teria dado tão certo que marcadores de temperatura já não seriam tão necessários. Termômetros analógicos estão cada vez mais raros. Quando muito, há um indicador digital no computador de bordo. Mas a tendência é substituir ambos por uma luz espia – uma alternativa obviamente mais barata que um termômetro com escala gradual.

Portanto, ainda há um marcador de temperatura do líquido de arrefecimento – que pode até chamar mais atenção que um ponteiro correndo para a faixa vermelha. Teoricamente, a lampadinha só vai acender se a situação realmente esquentar dentro do motor.

Na prática, porém, nem sempre isso funciona. No ano passado, a luz espia do Ford Ka testado no Longa Duração acendeu tarde demais. “Encostei assim que o alerta acendeu, desci do carro e notei que já havia vapor d’água saindo pelos vãos do capô. Com cuidado para não me queimar, abri a tampa dianteira e vi que a água também escapava pela mangueira superior do tanque de expansão do sistema de arrefecimento”, disse o editor Ulisses Cavalcante à época. 

No caso do Ka, a culpa do motor fervendo foi de um fusível subdimensionado. Falha rendeu recall branco

No caso do Ka, a culpa do motor fervendo foi de um fusível subdimensionado. Falha rendeu recall branco (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Na época, consideramos que a falta de um termômetro (ausente no Ford Ka desde a primeira geração, de 1997) foi crucial para que o carro ficasse parado na estrada – quando a luz se acendeu, não havia mais o que ser feito.

Mas não vá pensando que todos os termômetros analógicos ou digitais mostram a temperatura real. Na maioria deles, há um filtro que só permite que o ponteiro se movimente quando houver anomalia no arrefecimento. O líquido pode estar a 80°, 85° ou mesmo 95°, mas o ponteiro estará imóvel em 90°. Isso evita que alguns proprietários procurem por uma concessionária desesperados, por nada.

Considerações técnicas à parte, o futuro do marcador de temperatura parece fadado a uma das opções de tela em automóveis equipados com computador de bordo, fora do layout básico dos painéis de instrumentos. Normal. Ou você também sente falta de manômetro de óleo, voltímetro e vacuômetro atrás do volante?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Octávio Augusto

    É uma pena que há muito tempo a revista 4 rodas se tornou algo para leigos, como se vê nesse artigo. A importância do ponteiro de temperatura vai muito além de “avisar quando o carro está fervendo”. Ele é importante, também, para você saber quando o motor já está quente e poder “sentar a bota”. Sem ele de referência, vc fica sem saber se já pode levá-lo a um grande esforço ou não. Fica-se também sem parâmetro se a válvula termostática travou aberta. Vocês estão muito fracos.

  2. Sergio Weege

    “Ou você também sente falta de manômetro de óleo, voltímetro e vacuômetro atrás do volante?” Só não sinto falta do voltímetro por ter colocado um no carro (risos); e nem é tão velho assim (2008). Dos outros 2 sinto falta também, mas principalmente em viagens longas.

  3. Igor Sant Anna

    Tive um Honda 2005 e ele já não tinha o marcador de temperatura. Mas ele a luz espia. Na verdade, duas. Depois de uma longa noite desligado, quando ligado de manhã, o painel acendia uma luz azul. Ela indicava que o carro não estava na temperatura ideal mas era possível sair com ele de forma moderada. Em poucos quarteirões, a luz se apagava e o motor já estava na temperatura ideal. Com a manutenção em dia, nunca vi a luz vermelha acender. Não sei se acenderia antes de ter algum problema mais sério mas acredito que sim.

  4. Igor Pricandi

    Gostaria que uma matéria a cerca de amperímetros e voltímetros. Se os fabricantes conseguiram de alguma forma contornar ou minimizar os problemas com o sistema de arrefecimento o mesmo não se pode dizer dos sistemas elétricos. Hoje cada vez mais há componentes eletrônicos que nunca desligam, e não apenas o sistema de alarme. Até o freio de mão tem acionamento elétrico. Portanto, o sistema hoje é mais exigido que antigamente. A meu ver se sai o termômetro deveriam voltar o amperímetro (para saber se o que se está consumindo de energia é suprido pela bateria e alternador) e voltímetro para saber se a tensão é adequada. Então senhores, que tal uma matéria?

  5. EDUARDO MARTINS DOS REIS

    A questão não é a temperatura alta. Pode ser a baixa também indicando que a válvula termostática está com vazamento.

  6. Silvio Toledo

    eu acho errado as montadoras tirarem a marcador de temperatura de água . Em 2002 meu escort l teve um problema no cebolão do radiador , queimou , senão fosse o marcador de temperatura de água teria queimado a junta do cabeçote .

  7. Charles Junior Martini

    O Voltímetro é um equipamento que faz falta, a cerca de 5 anos parei para abastecer, um GM Agile que havia comprado zero a 1,5 anos. Ocorre que o carro não voltou a funcionar por falta de bateria, na verdade havia estourado um vaso desta. Se tivesse um voltímetro eu saberia do problema. Tenho uma Blazer V6 2000, nunca fico na mão por bateira nela (mesmo que a use pouco, pois tenho outro carra) , ela tem voltímetro e indicador de pressão de óleo e são itens importantes no meu carro velho.

  8. Elder Amaral

    Também acharia estranho rodar num carro sem marcador de temperatura do motor.
    Perfeito comentário do Octávio Augusto. Comprei um carro usado e tava sem o termostato, sem o marcador de temperatura rodaria com o carro frio sem saber o que havia de errado.

  9. Esta é uma daquelas economias nos palitos: Quanto pode custar um termômetro? Alguém deixaria comprar um carro por R$ 100,00 a mais?
    2 – O Termômetro tem pelo menos duas duas utilidades: Primeiro é não forçar o motor quando estiver fora da faixa operacional. A segunda é a possibilidade de “negociar” com a pane caso seja percebida a subida da temperatura. Seja parar o quanto antes, selecionar o momento de parar ou tentar girar pouco o motor, mantendo boa velocidade.
    Já tive panes do sistema de arrefecimento e fiquei feliz por ter tido a oportunidade de administrar a pane. Certamente os termômetros nos painéis já me economizaram reais e aborrecimentos.

  10. Fábio Schmidt Grangeiro

    Na minha opinião é um absurdo retirarem o marcador de temperatura de carros a combustão, pois é extremamente útil para o motorista não forçar o motor a frio e também evitar sobreaquecimento até chegar num superaquecimento.
    E de moderno isso não tem nada, pois até o Ford Galaxy 500 de 1969 tinha só a luz de alerta, o que era péssimo principalmente para quem tracionava trailer: quando a luz de alta temperatura ligava muitas vezes já era tarde e o motor fundia mesmo com etileno glicol que também é do tempo do Epa…