Não é o ideal, mas o aumento nos casos de violência (principalmente os roubos a mão armada) faz com que cada vez mais motoristas optem por blindar seus carros. Mas a blindagem não é simples e muitas dúvidas podem surgir para aqueles que pretendem submeter um carro ao processo pela primeira vez.
Muitas pessoas que procuram a blindagem ficam na dúvida se o processo pode acabar anulando a garantia de seus zero-km. Afinal, é necessário adicionar paineis balísticos nas portas e substituir os vidros convencionais pelos de policarbonato. Mas a resposta para essa pergunta pode ser “sim” ou “não”, dependendo do local onde você blindará o automóvel.
A blindagem altera parte da estrutura da carroceria para deixá-la mais resistente, adicionando placas de materiais como aço e aramida. Porém, não necessariamente isso vai contra as regras da garantia veicular.
Para ter certeza de que, mesmo após a blindagem, a cobertura continuará valendo, é necessário escolher bem a empresa que fará o serviço. Embora muitas blindadoras estejam liberadas para fazer o procedimento em qualquer veículo, deve-sw selecionar apenas àquelas que são homologadas ou certificadas pela fabricante do seu carro.
Esse é o principal requisito a ser levado em conta: com a certificação da montadora, há plena certeza de que a garantia não será invalidada. Além disso, as empresas selecionadas, na maioria dos casos, criam projetos específicos para cada marca ou modelo, de modo as configurações originais são pouco alteradas.
Uma empresa certificada saberá, por exemplo, como blindar o seu modelo de modo que nenhum sistema original do carro apresente mal funcionamento, em especial aqueles que utilizam câmeras e radares, como os ADAS.
Algumas montadoras já oferecem a blindagem de fábrica, como a BMW em seu programa BMW Protection. Outraa têm parceiros recomendados desde o momento da compra. A Carbon, por exemplo, é uma das principais blindadoras do Brasil e está homologada pela Volvo, Jaguar Land Rover, BYD, Toyota, GWM e GM.
Se você fez a blindagem em um estabelecimento certificado e tem certeza de que a sua garantia continuará valendo, então é necessário se preocupar com a garantia da própria blindagem. Ela varia de acordo com os materiais escolhidos, o nível e a empresa que fará a blindagem, entre outros. Mas, no geral, a média é de cinco anos.
Mas é preciso ficar atento pois, na maioria dos casos, elas são válidas para problemas técnicos de montagem, como a delaminação precoce dos vidros (processo que faz surgir bolhas de ar). Em caso de acidentes ou se o carro for alvejado, não existe cobertura e é necessário trocar completamente a proteção extra.