João Villa, São Bernardo do Campo (SP)
Quando o condutor desacelera ou freia um carro elétrico, é gerado um efeito para converter a energia cinética acumulada no deslocamento em energia elétrica para recarga da bateria. Isso gera um campo magnético intenso, que reduz a velocidade do carro atuando como uma espécie de freio, daí é que vem o nome frenagem regenerativa.
Esse efeito é tão intenso que em muitos casos reduz a necessidade de se pisar no pedal de freio para diminuir a velocidade do carro. Em algumas condições, é possível até parar totalmente o carro sem que seja necessário pisar no pedal – é a função chamada “one pedal“.
O que isso quer dizer? Segundo o consultor automotivo, Alexandre Alpha, da Hipper Freios, significa que na condução de um veículo elétrico o conjunto de pastilhas e discos, por ser bem menos exigido, tende a durar muito mais.
Se em média, a depender da forma de condução, se substitui os discos de freio entre 40.000 e 50.000 quilômetros, em um carro elétrico, essa média pode chegar a até 100.000 quilômetros.