Mercedes Vision EQXX prevê um futuro de elétricos ultraeficientes
Protótipo elétrico da Mercedes pensa soluções para quando baterias não forem mais problema
Hoje em dia, a ideia de cruzar distâncias continentais com um carro elétrico é coisa para aventureiros (ou jornalistas). Não é à toa que o marketing das montadoras vem se adaptando às limitações tecnológicas de seus novos produtos, dando foco a modelos de uso urbano como potenciais líderes de vendas nos próximos anos.
Mas é questão de tempo para que veículos com autonomia acima de 500 km se tornem regra, estreando uma nova era de longas viagens pautadas por baterias, automação e conectividade.
A Mercedes-Benz quer tanto ser a referência dessa futura febre que investiu pesado no novíssimo carro-conceito VISION EQXX, o modelo mais eficiente já construído pela marca e que “definirá o seu futuro”, segundo Joerg Bartels, vice-presidente de tecnologia da empresa.
As baterias do protótipo têm os mesmos 100 kWh da versão elétrica do Classe S, o moderníssimo EQS. Mas, graças à ajuda de projetistas da Fórmula 1 e Fórmula E, o VISION EQXX armazena essa energia em células 50% menores e 30% mais leves que as do sedã de série.
Mas, ainda que aposte na economia de peso, o VISION EQXX tem consideráveis 1.750 kg. Assim, para superar os 1.000 km de alcance e chegar a um consumo equivalente a 100 km/l de gasolina, a Mercedes fez uma carroceria com coeficiente de arrasto (cx) de 0,17, índice sem precedentes na indústria automotiva.
ORIGEM VERDE Acabamento interno usa seda sintética e plásticos que têm lixo urbano como matéria-prima. Há duas opções de couro feitas a partir de cogumelos cultivados ou de cactos pulverizados com poliuretano. A carroceria emprega aço produzido com baixos índices de emissão de CO2.