Garagem QR: a polêmica do câmbio automático na posição N

As dúvidas dos leitores respondidas pelo consultor técnico da QUATRO RODAS

O assunto da vez é o uso da posição “N” nos câmbios automáticos. A primeira pergunta para o consultor técnico de QUATRO RODAS, Fábio Fukuda, se é necessário mudar a posição da alavanca de “drive” para “neutro” toda vez que ele para em um semáforo.

Já um segundo leitor questiona se, em uma descida, ele pode colocar o câmbio em “N” e se isso trará algum problema para o motor ou à transmissão. Confira a explicação:

Se você tem mais dúvidas, envie para o email garagemqr@abril.com.br. E para assistir aos outros episódios do Garagem QR, clique aqui.

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  1. Considerando que o câmbio CVT não se pode “passar” marcha, isto é, numa descida não se pode reduzir a marcha para se obter o freio motor. Então pergunto: como fazer uso de freio motor em veículos com câmbio CVT?

  2. Daniel Silva da Silveira

    Tenho uma pergunta nos veiculos com cambio automatizado quando de um congestionamento devemos por a alavanca na posição neutro ou deixar em drive

  3. Pedro Jorge J. C. Silva

    Com toda a admiração que tenho por este especialista, bem como as informações relevantes que ele deu, gostaria de dizer que ele não respondeu a pergunta do leitor, pois a questão era específica para os casos de paradas em semáforos ou engarrafamentos, além de ter esquecido de fazer referência aos câmbios automatizados, que têm características diferentes, vez que neles quando você fica parado em Drive, é como você ficar parado com um carro manual engrenado com a embreagem acionada, o que pelo que sei é desaconselhado pelos técnicos.

  4. Ricardo Gomes

    A pessoa tem que ser muito besta pra ficar fazendo isso com câmbio automático !! O próprio nome já diz, AUTOMÁTICO, coloquem no D e fim de papo, enjoy your ride !!!

  5. Especialista em enrolação.

  6. Alejandro Acade

    Valeu a pregunta do Pedro, aclare por favor, tenho un Fiesta Powershift, e valido sua explicacion pra esse tipo de cambio. , brigado, abraco desde Argentina

  7. Vander Souza Abreu

    Sabendo que no câmbio automático deve-se deixar em Drive para lubrificar o sistema e no automatizado deve-se colocar em neutro para não queimar a embreagem, como devemos proceder no câmbio CVT? No caso do Honda Fit, o Drive e o Neutro tem movimentação livre dando essa sugestão. Procurei no manual e na internet e não encontrei essa resposta.

  8. Alexandre Taromaru

    Em câmbios CVT vc pode usar o modo manual ou posição S ou L, ou ainda em alguns existe uma tecla na base do câmbio. Todos os modos funcionam como freio a motor.

  9. O curioso é o vectra 2011 põe o cambio em N automaticamente toda vez que o pedal do freio é acionado por algum tempo.

  10. Grim Rachador

    E estacionar o carro e deixar no N e não no P, por dias, algum problema?