Do luxo ao varejão
Marcas premium adotam estratégias mais populares, que incluem até IPVA grátis
Anúncios com entrada mais 24 vezes, taxa zero, revisão a preço fixo, IPVA grátis, recompra garantida… Parecem estratégias das montadoras de volume. Nada disso. Essas são algumas das muitas expressões que tomaram conta da publicidade de marcas premium, como Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz. Não faz muito tempo, falar de preço em propagandas parecia um pecado, pois acreditava-se que rebaixava a grife. Os tempos mudaram.
“Essa mudança aconteceu pelo crescimento do segmento premium nos últimos anos. O público passou a contar com maior opção de marcas e modelos, fazendo com que o segmento ficasse mais competitivo”, afirma Dirlei Dias, gerente-sênior de vendas e marketing da Mercedes.
Para Gabriel Patini, diretor de marketing da Jaguar Land Rover, esse é um efeito do amadurecimento
do mercado no Brasil. “Hoje os volumes são maiores e as marcas estão atingindo um público que antes não comprava esses veículos”, diz.
Compondo esse “novo público”, estão aqueles que adquiriram carros mais baratos. No último ano, por
exemplo, a Audi passou a vender o A3 Sedan abaixo de R$ 95 000 e a Mercedes lançou as Classes A, CLA e GLA, todas gama de entrada, com preços de R$ 100 000 a R$ 130 000. Para Patini, até quem compra os modelos do topo da linha está preocupado com preço e forma de pagamento.
É por isso que Land Rover lançou agora o Discovery Sport com pacote de cinco anos de revisões por pagamento único de R$ 990. Em abril, também oferecerá o Access, um financiamento que prevê a recompra do veículo após 24 meses.