Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Deixar o carro em Drive no semáforo economiza combustível? Entenda!

Descubra se usar Drive (D) ou Neutro (N) no semáforo afeta o consumo do seu carro automático e a vida útil do câmbio

Por Da Redação
11 out 2025, 13h26 •
VW Tiguan 2024
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade
  • Mito ou verdade: deixar o carro com câmbio automático em Drive (D) durante uma parada no semáforo aumenta o consumo de combustível? A resposta direta é: não, e essa prática é a mais recomendada. Entenda o porquê e como evitar desgastes na transmissão do seu veículo.

    Por que manter o carro em drive (D) é o correto?

    As transmissões automáticas modernas são projetadas para otimizar o consumo e garantir a durabilidade. Quando você para o veículo e mantém o câmbio na posição Drive (D) com o pé no freio, um sistema inteligente entra em ação.

    Após alguns segundos, as válvulas do conversor de torque são acionadas, colocando a transmissão em um estado de “neutro interno”. Isso reduz a força que o motor exerce sobre as rodas, evitando o desperdício de combustível sem que você precise mover a alavanca.

    Os riscos de mudar para neutro (N) constantemente

    O hábito de alternar entre Drive (D) e Neutro (N) a cada semáforo pode, na verdade, prejudicar seu carro. Essa prática causa um desgaste prematuro nos componentes internos do câmbio.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    O principal problema ocorre na retomada: ao engatar o Drive e acelerar imediatamente, um tranco é gerado na transmissão. Com o tempo, essa ação repetitiva pode impactar diretamente a vida útil do sistema, resultando em custos de manutenção elevados e inesperados.

    Tecnologias que ajudam a economizar combustível

    Para quem busca máxima economia, os carros automáticos mais novos já contam com tecnologias avançadas que superam a necessidade de mudar de marcha manualmente.

    O sistema start-stop é um bom exemplo: ele desliga o motor em paradas mais longas e o religa instantaneamente ao tirar o pé do freio, garantindo uma economia real sem qualquer intervenção no câmbio. Além disso, a função “coasting” (ou roda-livre) presente em alguns modelos desengata a transmissão em velocidades de cruzeiro, aproveitando a inércia para poupar ainda mais combustível.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.