Clique e assine por apenas 8,90/mês

Correio Técnico: posso trocar o pneu do meu carro por um de perfil maior?

A pergunta vem de um leitor de Guarujá, São Paulo, que conta com pneus 195/45 e rodas de 16 polegadas em seu Fiat 500 Sport

Por Leonardo Barboza - Atualizado em 10 ago 2020, 14h32 - Publicado em 23 jul 2020, 07h00
Marco De Bari/Quatro Rodas

Tenho um Fiat 500 Sport 195/45 R16 e gostaria da indicação de um pneu macio ou com perfil maior, que privilegie o conforto – Dorival Bastazini, Guarujá (SP).

A troca dos pneus com mudança das especificações originais do fabricante do veículo sempre gera longas discussões.

O gerente da Pirelli Fabio Magliano lembra que o processo de desenvolvimento de um pneu define todas as características que esse pneu deve ter para atender as necessidades do veículo.

Além disso, a alteração das dimensões do pneu ocasionará mudanças no comportamento dinâmico do carro.

Continua após a publicidade

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Já Rafael Astolfi, gerente da Continental, destaca o aspecto legal da troca. O Conselho Nacional de Trânsito proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos paralamas, bem como mudanças no tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

Mas oferece uma alternativa: “No caso do leitor, o que pode ser feito é substituir o pneu atual por um modelo capaz de entregar maior conforto”, diz.

Segundo ele, na linha da Continental há opções que têm entre seus principais atributos a entrega de um rodar mais macio e silencioso.

Continua após a publicidade

Se o consumidor insistir na alteração das rodas, pode-se analisar a possibilidade de trocar o conjunto todo.

“Não temos detalhes do modelo, mas é sabido que o Fiat 500 Sport produzido na Polônia utilizava de série pneus 185/55 R15, sendo montado com pneus 195/45 R16 quando dotado do pacote ‘full’ de opcionais. Essas duas medidas possuem diâmetros nominais com diferença de 3 mm, ou seja, cerca de 0,35%”, diz.

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

Publicidade