Onde normalmente se localiza o sensor de temperatura externa? Antonio Carlos Wosgrau, Brasília (DF)
Geralmente na dianteira, próximo ao solo. O ideal seria que o sensor ficasse na sombra, sempre distante de qualquer fonte de calor.
Como isso é quase impossível em um carro, a maioria das fabricantes escolhe pontos perto da parte de baixo do para-choque dianteiro.
Isso permite que o sensor não seja afetado pelo calor do motor, mas acaba sendo exposto a temperaturas elevadas próximas do asfalto, especialmente em dias ensolarados e com o veículo parado.
Por conta disso, é comum o carro indicar temperaturas até 10º Celsius acima da real após ele ficar estacionado em um local descoberto. Alguns minutos depois da rodagem, porém, ela tende a baixar.
Controle rigoroso
A medição da temperatura externa em modelos de luxo não é usada somente para o ar-condicionado. Nos modelos mais recentes da Volvo, como o XC90, a cortina do teto-solar pode se fechar automaticamente caso a temperatura externa esteja elevada.
Modelos elétricos também possuem um monitoramento rigoroso de temperatura, já que suas baterias de íon-lítio são sensíveis à grandes variações térmicas.
E a maioria dos veículos possui ao menos um sensor de temperatura do ar, pois essa informação ajuda a injeção eletrônica a fazer o ajuste ideal de ponto de ignição, fase do comando de válvulas e mistura ar-combustível.
Este sensor, entretanto, fica bem mais escondido, e normalmente é posicionado ao longo da admissão, próxima à borboleta.
Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!