Clique e assine por apenas 8,90/mês

Boca aberta

Donos de New Fiesta reclamam da ausência da tampa do bocal do tanque, apesar de existir para venda na autorizada

Por Waldez Carmo Amorim | Fotos: Eugênio Sávio - Atualizado em 9 nov 2016, 12h17 - Publicado em 21 fev 2013, 17h38
auto-defesa

Nos Estados Unidos, o motorista abastece o próprio carro. Para evitar que ele suje as mãos e agilizar o serviço, a Ford usa em alguns de seus modelos – como Edge, Fusion e New Fiesta – o sistema Easy Fuel, que dispensa a tampa no bocal de combustível. Basta abrir a portinhola na lataria e colocar o bico da mangueira diretamente no bocal. No caso do New Fiesta, entretanto, o sistema tem causado críticas de seus donos porque a portinhola na carroceria não é travada, seja por chave ou sistema elétrico. Qualquer um pode abri-la e introduzir algo pelo bocal, como aconteceu com o técnico em qualidade Éric Fernandes Pereira, de Belo Horizonte (MG).

“No posto, dois frentistas não conseguiam encher o tanque. Tive de ir até uma concessionária para descobrir que havia um papel com marcas de fogo dentro do bocal, obstruindo a passagem de combustível”, diz o dono de um New Fiesta 2011. Preocupado com a possibilidade de um incêndio criminoso, Éric comprou uma tampa com chave. “Paguei 400 reais para desobstruírem o bocal e pela tampa, que havia chegado à autorizada naquela semana.”

Para o analista de sistemas Caiumim dos Santos, de Aracaju (SE), em vez de fogo o risco foi o de receber água no tanque. Ele conta que ao comprar o carro, a revenda disse que o bocal não tinha tampa, mas que não havia como roubar combustível do tanque, pois há um sistema que impede sua retirada. “Mas um dia meu sobrinho de 7 anos pegou a mangueira do quintal e a enfiou no bocal. Por sorte ela estava fora da torneira.” O que causou a indignação de Caiumim foi saber que a autorizada vendia uma tampa compatível com o carro por 57 reais. Então fica a pergunta: se o carro não precisa da tampa, por que ela existe como acessório nas autorizadas?

Com um pouco de sorte e muita insistência, alguns donos de New Fiesta conseguem a tampa de graça na autorizada. “Liguei para o SAC da Ford e a atendente disse ser mesmo característica do projeto e pediu para procurar a concessionária mais próxima. Lá eles acabaram me dando uma tampa sem cobrar nada”, diz Tito Garrido Ogando, de Salvador (BA). Ligamos para autorizadas de cinco estados e todas conheciam a peça, sob o código 8U5Z9C268B e valor médio de 68 reais.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“Meu New Fiesta não tem trava na portinhola nem tampa no bocal. Assim alguém pode colocar uma mangueira ou jogar um fósforo aceso no tanque.”

Edgard Cardozo, aposentado, são bernardo do campo (SP)

“Ao abastecer, outro dono de New Fiesta disse que o carro dele também não tem a tampa. Na autorizada, pediram 83 reais por ela, mas depois me deram uma de cortesia.”

Continua após a publicidade

Luciano Ferreira de Almeida, analista de sistemas, rio de Janeiro (RJ)

RESPOSTA

A Ford confirma que o New Fiesta usa a tecnologia capless (sem tampa) no bocal de reabastecimento, mas diz que “a ausência da tampa não interfere na vedação, proteção ou performance do sistema”.

CONTE-NOS O SEU PROBLEMA

Continua após a publicidade

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?

Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade