Autodefesa: Toyota cola adesivo de alerta em vez de trocar airbag

Em vez de trocar equipamento defeituoso, Toyota cola adesivo alertando para o perigo de o airbag ter sido desativado. Reparo leva até 60 dias

Cristiano: adesivo no lugar da troca do airbag Cristiano: adesivo no lugar da troca do airbag

Cristiano: adesivo no lugar da troca do airbag (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Em abril, a Toyota anunciou um megarecall por um defeito nos airbags Takata, que podem expelir fragmentos em caso de abertura.

O detalhe que chama mais atenção no comunicado da montadora japonesa é que o conserto no Corolla e no Etios será feito em duas etapas, uma de desativação e outra de substituição do equipamento.

Assim, os donos se perguntam o que acontecerá se, no intervalo em que o sistema estiver desligado, ocorrer um acidente?

Essa é a dúvida de proprietários como o empresário Cristiano Bezerra da Silva, de Taboão da Serra (SP), que tem um Corolla 2009.

“Recebi a carta comunicando o recall e, no dia 3 de março, levei o carro à concessionária. Ao pegá-lo, havia um adesivo de alerta no painel, alertando que o sistema estava desligado. A autorizada me avisou que a peça de reposição chegaria em 40 dias, pois não havia no estoque”, comenta Cristiano.

“Traba­lho com transporte executivo e os clientes, quando vêm o adesivo no painel, ficam indignados com o descaso da montadora.”

O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado

O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

E a situação de Cristiano nem é das piores: após uma consulta em concessionárias das cinco regiões do país, todas pediram 60 dias para fazer o conserto integral dos airbags.

Curiosamente, a Honda também está fazendo o mesmo recall nos seus Civic, porém o prazo médio pedido para a troca do airbag no sedã foi de uma semana – a concessionária que pediu mais tempo estimou 20 dias para a chegada da peça.

Segundo o especialista em direito do consumidor Agostinho Oli Koppe Pereira, a Toyota assume todos os riscos em caso de acidente quando desliga um equipamento como o airbag.

“Não há como eximir a responsabilidade da montadora, desde que fique provado que os danos poderiam ter sido evitados se o airbag estivesse em funcionamento.”

Consultada, a Toyota confirma o recall em duas fases e recomenda que os ocupantes usem os cintos de segurança, pois “constituem o principal dispositivo de segurança veicular”.

O povo reclama

“A troca da peça no meu carro demorou 45 dias. Durante esse tempo, a Toyota pediu para evitar usar o lado do passageiro.” Leandro Tonussi, Jundiaí (SP), dono de um Corolla Fielder 2005

“Primeiro preciso agendar a colocação das etiquetas, pois meus adesivos acabaram. Depois, pedimos 60 dias úteis para a peça chegar.” Atendente de uma concessionária em Brasília (DF)

“Não temos as peças para o recall. Após desligar o airbag, precisamos de 60 dias úteis para religá-lo.” Atendente de uma concessionária em Curitiba (PR)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Alexandre Figueiredo

    Mas a Toyota linda é premium. Cobra caros nos carros por que o atendimento ao cliente é único! As francesas que são ruins…

  2. Nao tem problema não, vai tido mundo continua comprando pode crè !!

  3. Diego Reis Marques

    Tenho um new civic. Ontem fui trocar somente o óleo do motor é verificaram que tinha esse recall dos air-bags. Agendaram para o outro dia e a troca levou menos de duas horas. Gostei do atendimento e da agilidade da Honda de solucionar o problema.

  4. No caso do Fca Renegade como fica se houver acidente devido ao problema de freio de estacionamento? Vocês vão fazer uma reportagem com ironia como está?

  5. Isso que eu chamo de “respeito com o cliente”.

  6. Diego Ferreira De Souza

    Que absurdo! Meu Deus!

  7. Renato Campos

    O mais engraçado foi a falta de adesivo…kkkkk

  8. Estranho…quem tem carro mais antigo a troca acontece no dia. Estão priorizando aqueles que têm mais riscos do Air bag fragmentar.

  9. Paulo Afonso Magalhães Nolasco

    Chega a ser patético. Se não for trágico. Desrespeito total! Igual faz a BMW com os garfos dianteiros da GS1200.

  10. Andriel Souza

    Vocês ainda que tiveram o adesivo colado, tenho uma Fielder/07 e estou esperando a concessionária me ligar faz 6 meses e NADA, acho que vou ter que procurar o PROCON