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Bentley Bentayga terá as maiores rodas de fibra de carbono do mundo

Ainda sem preço, a novidade estará disponível até o final do ano por meio da área de customização interna da marca britânica

Por Pedro Henrique Oliveira
27 jul 2021, 07h00
Roda de 22 poelgadas do Bentley Bentayga
As novas rodas são produzidas pela área de customização interna da marca chamada Mulliner (Divulgação/Bentley)

Rodas de fibra de carbono têm uso restrito a alguns poucos carros, como o Mustang Shelby GT350R. A Bentley quis levar essa exclusividade mais além e anunciou que seu SUV, o Bentayga, terá rodas de fibra de carbono de 22 polegadas, as maiores já registradas para um veículo de produção em série. 

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Elas serão oferecidas por meio da área de customização interna da Bentley, chamada de Mulliner. A novidade não acrescenta apenas um visual mais esportivo, mas economiza algo em torno de seis quilos por roda, ou seja, um total de 24 quilos no veículo todo. 

Bentley Bentayga verde visto 3/4 de frente
As rodas serão utilizadas no SUV da marca britânica, o Bentayga (Divulgação/Bentley)

A melhora não se reduz ao peso. A utilização de fibra de carbono nas rodas reduz a massa não suspensa, o que aumenta o controle do modelo e o desempenho dos freios. Além disso, uma roda de alumínio também de 22 polegadas pode ter até um grau de curvatura devido a flexibilidade, o que não acontece quando a fibra de carbono é utilizada. 

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Por ser um composto mais rígido, o desgaste dos pneus também diminui. Por conta da menor flexibilidade, a área de contato do pneu fica mais consistente, o que fornece, por consequência, mais estabilidade ao motorista. 

Detalhe da roda de 22 polegadas do Bentley Bentayga
A roda de fibra de carbono é a maior já utilizada em um carro de produção (Divulgação/Bentley)

De acordo com a empresa, as vantagens não param por aí. A Bentley afirmou que as novas rodas aumentam a proteção do SUV, já que elas passaram pelos rígidos testes TÜV – uma associação de inspeção técnica da Alemanha. 

Detalhe da fibra de carbono da roda do Bentley Bentayga
A fibra de carbono oferece mais segurança e reduz o peso total do carro (Divulgação/Bentley)

Inclusive, as rodas de fibra de carbono da Mulliner são as primeiras a passar em todos os testes TÜV. Como se não fosse o suficiente, elas ainda tiveram um desempenho melhor que as suas irmãs de alumínio no teste de colisão. 

Isso é importante porque, em uma colisão, a roda de alumínio pode quebrar mais facilmente e causar a perda de pressão do pneu, o que altera consideravelmente o comportamento da direção do carro. Neste caso, fica difícil para o motorista tentar corrigir a rota do veículo. Com a utilização da fibra de carbono, mesmo em caso de choque o impacto nno veículo não é grande, o que permite que o motorista freie em segurança.

Detalhe da roda de 22 polegadas do Bentley Bentayga
As rodas estarão disponíveis até o final do ano e podem ser utilizadas com mais customizações em fibra de carbono (Divulgação/Bentley)

A novidade ainda não tem preço, mas será disponibilizada até o final deste ano. Além das rodas, a Mulliner oferece outras partes de carbono que podem ser adicionadas ao modelo, como o difusor traseiro e detalhes internos.

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