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VW Space Cross

De suspensão elevada, a aventureira Space Cross oferece equipamentos e dirigibilidade interessantes. Mas o preço...

Por Marcio Ishikawa
Atualizado em 22 mar 2024, 15h31 - Publicado em 18 Maio 2015, 16h16
VW Space Cross
Space Cross é 3 cm mais alta que a Spacefox (Acervo/Quatro Rodas)

A VW prefere classificar a Spacefox como “sportvan”, alegando que ela também possui características de minivan. Classificações à parte, o fato é que, se a Spacefox já não pode ser considerada um sucesso de vendas, no caso da versão aventureira Space Cross a situação é crítica. Foram apenas 417 unidades emplacadas em 2015, segundo a Fenabrave. Culpa, em parte, do alto preço: R$ 71.740 na versão manual e R$ R$ 75.280 com câmbio automatizado iMotion.

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Seu diferencial está no visual mais chamativo, lançando mão dos recursos básicos usados pelas fábricas nesse tipo de versão. As rodas de aro 15 têm design exclusivo, assim como a grade frontal, que incorpora friso cromado e o nome da versão, e os para-choques, que ganharam apliques de plástico com o que a VW chama de “chrome effect” na parte inferior. É uma pintura especial que simula uma peça cromada, também presente na parte inferior das laterais e na barra longitudinal de teto.

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VW Space Cross
Para a VW, ela é uma “sportvan” ()

O visual externo é completado pelas molduras pretas nas caixas de roda, enquanto no interior o diferencial fica por conta dos bancos revestidos de tecido cinza, com costura vermelha e detalhes exclusivos. Fora isso, o painel é idêntico ao da versão Highline.

VW Space Cross
Painel é idêntico ao da versão Highline ()

Assim como o CrossFox, a Space Cross incorpora o motor 1.6 16V MSI da família EA211 e o câmbio manual de seis marchas. Essa dupla é a mesma que equipa a versão Highline (R$ 66.380), enquanto a Trendline (R$ 56.790) usa o antigo 1.6 de 101/104 cv e a caixa de cinco velocidades. Todas as versões podem ser equipadas com a caixa automatizada I-Motion, por R$ 3 500 adicionais. O conjunto mecânico agrada bastante, principalmente pelo bom torque em baixas rotações (85% estão disponíveis a partir das 2 000 rpm), que garante boa desenvoltura no trânsito, e também pelos engates suaves do câmbio. Na pista de testes, ela acelerou de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, enquanto a retomada de 40 a 80 km/h, em terceira, foi feita em razoáveis 8,4 segundos, sempre com gasolina.

VW Space Cross
Bancos com revestimento exclusivo são de série ()

A Space Cross é mais alta em relação à SpaceFox, na ordem de 31 mm na dianteira e 33 mm na traseira. Os pneus de perfil mais alto (205/55 R15) contribuem com 8 mm, enquanto o restante vem da elevação da suspensão em si. O maior vão livre facilita a vida do motorista na hora de superar lombadas e valetas, mas isso demandou um novo acerto na geometria e na calibragem de molas e amortecedores, para minimizar o efeito do centro de gravidade mais alto. O resultado foi satisfatório, com as irregularidades do piso sendo absorvidas com eficiência e sem decepcionar na dirigibilidade, apesar de a carroceria apresentar um pouco de rolagem nas curvas. Vale ressaltar que, devido ao peso e às dimensões maiores, não seria possível esperar um comportamento igual ao do Fox.

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VW Space Cross
Com os bancos rebatidos, a capacidade de carga aumenta para 527 litros ()

O pacote de equipamentos é o mesmo da Highline acrescido de piloto automático, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crespuscular. Por R$ 1 209, o comprador leva um pacote com assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e a função off-road, que em pisos com areia ou cascalho permite que a roda trave por um pequeno instante, formando um pequeno montinho à frente do pneu e otimizando a frenagem nessas condições.

VW Space Cross
Funçnao ABS off-road é opcional ()

VEREDICTO

Melhorou em todos os aspectos, mas o preço é salgado se comparado ao da rival Palio Adventure, que custa quase R$ 8 000 a menos.

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FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant. transv., 4 cil. linha, 16V,
Cilindrada 1 598 cm³
Potência 110/120 cv a 5 750 rpm
Torque 15,8/16,8 mkgf a 4 000 rpm
Câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões compr., 420,5 cm; alt., 159 cm; larg., 190,4 cm; entre-eixos, 246,9 cm;
Peso 1 182 kg
Porta-malas/caçamba 440 l
Suspensão dianteira independente, McPherson
Suspensão traseira eixo de torção
Freios disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus liga leve, 205/55 R15
Equipamentos ar, ABS c/ EBD, trio elétrico, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estac. diant. e tras., piloto automático
Consumo urbano 11,2 km/l
Consumo rodoviário 15,9 km/l
0 a 100 km/h 12,3 s
0 a 1000 m 33,9 s – 152,3 km/h
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) 8,4 s
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) 12,6 s
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) 21,3 s
Velocidade máxima 182 km/h*
Frenagem 16/27,2/63,7 m
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