Longa Duração: tapetes do Fiat Mobi enrolam nos pedais

Em nome da segurança, compramos um presente para o Mobi: um jogo de tapetes com travas. O original se enrolava nos pedais

Tapete original vivia enroscando nos pedais

Tapete original vivia enroscando nos pedais (Marcos Camargo)

O editor Péricles Malheiros se espantou ao abrir a porta do motorista do Fiat Mobi: “Encontrei o tapete que veio com o carro completamente enrolado, abaixo dos pedais. Coloquei-o de volta na posição correta e saí. Quando voltei, reparei que ele estava todo enrugado novamente. E eu nem reparei o momento em que isso aconteceu. Para evitar acidentes, guardei todos no porta-malas”, disse.

Na redação de QUATRO RODAS, ao comentar sobre o ocorrido, Péricles viu a lista dos insatisfeitos engordar rapidamente. “Não anotei no diário de bordo porque imaginei que eu mesmo tivesse deslocado o tapete, sem querer”, explicou o piloto de testes Eduardo Campilongo.

O designer Fabio Paiva disse: “Tenho 1m83 de altura e, por conta disso, demoro a encontrar a posição ideal no Mobi. Como faço uma série de ajustes até me acomodar bem, também imaginava que a culpa pelo tapete enrolado era minha”. Não era.

Fato constatado, o passo seguinte foi a cotação de tapetes compatíveis com o par de ganchos presentes no carpete do Mobi – sim, os ganchos vêm de série, mas os tapetes são convencionais. Na cotação de preços, uma lição: a variação no balcão de acessórios das concessionárias pode chegar a 156,6%!

Em vermelho, as travas que agora impedem o enrosco

Em vermelho, as travas que agora impedem o enrosco (Marcos Camargo)

Em todas, foi feito o mesmo pedido: o jogo de tapetes com trava da linha de acessórios originais mais barato. A lista ficou assim: Sinal Santo Amaro, R$ 113; Auguri Osasco, R$ 158; Sinal Vila Mariana, R$ 160; Ponto São Miguel, R$ 190; Ventuno Vila Leopoldina, R$ 210; e Sinal São Bernardo do Campo, R$ 290. No fim das contas, compramos o nosso na Sinal Santo Amaro.

 

Fiat Mobi – 16.679 km

Consumo

  • No mês: 9,9 km/l com 37,4% de rodagem na cidade
  • Desde jul/2016: 10,1 km/l com 27,2% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 658

Ficha técnica

  • Versão: Like On 1.0 Flex
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 999 cm3, 8V, flex, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas
Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Esse carro teve a parte elétrica mexida ou aquele chicote passeando perto do pedal da embreagem é normal? Faz tempo que não tenho Fiat, não esrou costumado com essas coisas.
    Eu em uma frenagem de emergência apertando a embreagem no susto não duvido arrancar ele fora e sabe-se lá qual a função desses fios.

  2. Mauro Martins Castro

    O tapete original da FIAT vem com o modelo de travas. Esse do Mobi da Quatro Rodas é um paralelo que veio junto com o carro.

  3. Hugo Leonardo Dos Santos

    Era só fazer dois furos no tapete e pronto

  4. Thiago Alberto de Souza

    Engraçado que a fabricante vende o carro com tapete pre definido para causar acidentes? Ou as concessionarias, retiram e colocam os mais safados pra depois vender os que vem originalmente?

  5. Gabriel Medeiros

    Tb fiquei encucado com aquele chicote em cima da embreagem