Lexus RX 350 F Sport: estranho e exclusivo

Muito mais ousado por fora do que por dentro, o novo RX 350 é a aposta da Lexus para encarar do clássico Porsche Cayenne ao recém-lançado Jaguar F-Pace

Lexus RX 350

SUVs com preço entre R$ 300.000 e R$ 400.000 não compõem, obviamente, um segmento de volume expressivo. Mas ter um top de linha dominando o andar superior é, por si só, uma ótima ferramenta para ajudar na venda dos modelos mais acessíveis. É essa a tentativa da Lexus, divisão de luxo da Toyota, com o seu RX 350 F Sport, de R$ 352.950.

Com 4,89 metros de comprimento, o RX 350 concorre diretamente com outros SUVs grandalhões e com preço na faixa dos R$ 400.000, como o recém-lançado Jaguar F-Pace (entre R$ 309.700 e R$ 406.300) e o já consagrado Porsche Cayenne (a partir de R$ 380.000).

A Lexus venderá o RX 350 em duas versões de acabamento: a de entrada (sem sobrenome definido) e a F Sport, como a que foi cedida para o teste completo em nosso campo de provas, em Limeira (SP).

Lexus RX 350

Com a virada de geração, o motor V6 3.5 foi atualizado e passou de 277 cv de potência máxima para os atuais 305 cv. O câmbio automático de oito marchas (que foi reprogramado) e um sistema de tração integral (ativado por meio de um seletor giratório no console central) fazem parte do pacote de mudanças técnicas.

Com um conjunto invejável de equipamentos de segurança, o RX 350 F Sport apresenta dez airbags, DRL, apoios de cabeça ativos, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis principais, de neblina e lanternas com led.

Lexus RX 350

Na lista dos principais itens de conforto, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento, ventilação e memória, volante com assistência e ajuste de altura e profundidade elétricos, head-up display com projeção colorida das informações no para- brisa, acabamento interno de couro e teto solar panorâmico elétrico.

Lexus RX 350

No design, a dianteira segue fiel à geração anterior. Ou seja, continua com linhas exageradas e controversas. A grade, por exemplo, é formada por dois trapézios invertidos gigantescos, com uma área maior do que a do para-choque propriamente dito. Acostume-se com os volumes esculpidos para receber os faróis de neblina: esse recurso de estilo estará nos futuros carros da Toyota.

Lexus RX 350

Visto de lado, o RX mostra uma traseira com vidro bastante inclinado para causar o aspecto de cupê, mesmo com o contorno do teto pouco arqueado. A abertura elétrica da tampa do porta-malas é providencial, pois a peça é descomunal. Não à toa, o volume interno também agrada: são 521 litros.

No acabamento, condição total de enfrentamento contra marcas de alto padrão como Porsche, Mercedes, Jaguar, Land Rover e companhia limitada. No revestimento, costuras perfeitas; na junção das peças, vãos pequenos e regulares; nos materiais, toque e visual agradáveis.

No topo do console central, uma tela retangular lembra alguns modelos da BMW. Mais abaixo, um mouse facilita a operação do computador de bordo.

Impressionante nas linhas e no porte, o RX 350 já está à venda nos nove pontos de venda da Lexus.

VEREDICTO

Goste do desenho ou não, o RX 350 F Sport impressiona, sobretudo pela dianteira bocuda. E isso pode ser uma boa para quem procura se diferenciar na multidão de SUVs.

Teste de pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 28,9 s – 187 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 3,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 4,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 5,8 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,9 / 27,3 / 65,2 m
Consumo urbano 7,3 km/l
Consumo rodoviário 10,2 km/l

Ficha Técnica – Lexus RX 350 F Sport
Motor gas., diant., longitudinal., V6, 3.456 cm3, 24V, 305 cv a 6.300 rpm, 38 mkgf a 4.700 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, tração integral
Suspensão McPherson(diant.) / duplo A (tras.)
Freios discos ventilados
Direção elétrica
Rodas e pneus 235/55 R20
DImensões comp., 489 cm; largura, 189,5 cm; altura, 171 cm; entre-eixos, 279 cm; peso, 1.990 kg; tanque, 72 l; porta-malas, 521 l
Preço R$ 352.950
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. tela retangular?!? todas as telas sao retangulares! alguem aqui ja viu alguma tela triangular? hexagonal? trapezoidal? losangular?