Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jaguar F-Type V6 S

Bonito e veloz, o conversível diverte como poucos esportivos - sem cobrar tanto por isso

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 14h31 - Publicado em 3 jun 2015, 21h08
impressoes

Pense em alguma experiência que ficaria marcada pelo resto da sua vida. Pode ser saltar de para-quedas, testemunhar o nascimento de seus filhos ou desfrutar sua aposentadoria em uma casa de frente para o mar. Ainda não tive o privilégio de vivenciar nenhuma delas, mas posso contar outra boa recordação aos meus netos: o dia em que dirigi um F-Type.

Antes de assumir o volante, é bom avisar que o motorista vive dias de celebridade dirigindo o Jaguar. Não bastasse a overdose de celulares apontados para o carro, os tímidos são bombardeados com perguntas de todos os tipos. Até quem não sabe diferenciar o F-Type S de uma Ferrari 458 Italia torce o pescoço quando o esportivo inglês passa. Especialmente se o motorista pisar fundo no acelerador, fazendo o motor 3.0 V6 de 340 cv rugir forte. É tudo que um aficionado por carros precisa para ser feliz. Se isso ainda não for suficiente, basta apertar um botão no console central para o som saído do escapamento central duplo ficar ainda mais alto. Confie em mim: depois de ouvi-lo você não vai querer voltar para o modo convencional.

jag_f-type_v6_studio_image_4_260912.jpeg

Cada aceleração é acompanhada por uma força capaz de grudar motorista e passageiro nos confortáveis bancos do tipo concha. A Jaguar afirma que bastam 5,3 segundos para o carro ir de 0 a 100 km/h. A velocidade sobe rapidamente, especialmente quando o motorista troca as oito marchas do câmbio automático com leves toques na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. Acima dos 100 km/h um aerofólio se ergue automaticamente na traseira para aumentar a pressão aerodinâmica. Gradativamente a direção vai se tornando cada vez mais firme, característica ideal para evitar sustos na condução em velocidades elevadas.

Continua após a publicidade

A versão S não oferece as mesmas tecnologias de ponta do V8. Mas está longe de decepcionar: entre os itens, destaque para o sistema dinâmico de amortecimento, que monitora a inclinação, movimento vertical e a rolagem da carroceria 100 vezes por segundo para ajustar os amortecedores e reduzir a rolagem. O conversível também vem com diferencial de deslizamento limitado, permitindo que o veículo distribua toda a tração entre as rodas.

jag_f-type_v6_studio_image_1_260912.jpeg

Fora dos autódromos e das estradas, o F-Type sofre um bocado com o asfalto das grandes cidades. Todo e qualquer buraco é prontamente repassado para a cabine, “culpa” da suspensão dura e da posição de dirigir baixa. Fora isso, recomendamos cuidado extra para não raspar a frente nas valetas e lombadas que a vida nos reserva a cada esquina. Sem contar a infeliz violência urbana que inibe passeios sem capota por aí. Nada que o dono de um superesportivo não esteja acostumado.

Dizer que um carro de R$ 507.400 é barato soa como um insulto em um país tão desigual como o Brasil. Mas analisando apenas o mercado de superesportivos, de repente o F-Type S vira um negócio da China – ou da Inglaterra, com o perdão do trocadilho ruim. Este Jaguar não é o modelo mais potente e talvez não seja o mais bonito do pedaço. Também não é um carro feito para o uso diário. Mas dificilmente algum rival entrega tanta adrenalina em uma embalagem tão sedutora quanto este Jaguar. Se tiver condições de bancar um, não tenha dúvidas: assine o cheque sem pensar. Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.