Ford Ranger x Chevrolet S10 x Toyota Hilux

GM e Ford foram muito além da tradicional reestilização, de S10 e Ranger, para enfrentar a recém-chegada Toyota Hilux

Ford Ranger x Chevrolet S10 x Toyota Hilux

Ford Ranger Limited x Chevrolet S10 High Country x Toyota Hilux SRX

O segmento de picapes médias cresceu 30% nos últimos cinco anos e nem mesmo a crise da economia freou seu avanço, que foi de 4,5% em 2015 e 5,3% nos três primeiros meses de 2016. Não é à toa que esse mercado está agitado por lançamentos. Aqui, reunimos três novidades: Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux (nas versões top de linha). E há outras planejadas para os próximos meses, como Mitsubishi L200 e Nissan Frontier e, no fim de 2017, suas gêmeas da Renault e da Mercedes. A Toyota Hilux chega a uma nova geração, a oitava, enquanto Chevrolet S10 e Ford Ranger passaram por atualizações.

Por ser um exemplar inteiramente novo, a Hilux tem mais a mostrar. Em relação à geração anterior, ela ganhou novo design, cresceu externa e internamente, adotou chassi com reforços e mudanças na suspensão e recebeu novo conjunto de motor e câmbio. O motor da série GD (Global Diesel) traz melhorias nos sistemas de injeção e de admissão, turbo variável  com intercooler e tratamento para redução do atrito interno. Na prática, segundo a fábrica, ele entrega 25% mais torque que o antecessor. O novo motor 2.8 gera 177 cv de potência e 45,9 mkgf de torque. No caso da transmissão, um sistema mais inteligente agora funciona levando em conta o estilo de condução, a carga transportada e a inclinação do terreno.

Design sem remendos 

S10 e Ranger não mudaram tanto porque já haviam incorporado muitos dos recursos apresentados agora pela Hilux (que era essencialmente a mesma desde 2004) – as atuais gerações de S10 e Ranger picapes, terceira e sexta, respectivamente, foram apresentadas em 2012. Mesmo assim, a atualização nessas picapes foi muito além das alterações visuais de costume. Parece que as fábricas combinaram, pois, além da reestilização, as duas substituíram os sistemas de direção (de assistência hidráulica por elétrica), os pneus (com menor resistência à rolagem) e os coxins do motor e do chassi (que favoreceram a dirigibilidade e o silêncio a bordo). Mas a GM foi mais além ao retrabalhar também a aerodinâmica da S10, visando a redução do consumo.

Chevrolet S10

S10 High Country traz estribos pretos e santantônio com design aerodinâmico


Ford Ranger

A Ford caprichou nos cromados: no estribo, nas maçanetas e nos retrovisores


Toyota Hilux

Na versão SRX, HIlux vem com rodas exclusivas de 18 polegadas

Analisando o visual das picapes, como sempre, as opiniões dos consumidores devem se dividir. É questão de gosto. Mas tecnicamente os projetistas da GM e da Ford merecem elogios porque conseguiram promover alterações sem romper com o estilo original das picapes. Muitas vezes, essas intervenções ficam parecendo remendos. Os mais exigentes podem dizer que o relevo arredondado do para-choque dianteiro, na região dos faróis auxiliares, é um toque dissonante em relação aos faróis e as lanternas com contornos retos. Mas no caso da Ranger, não há o que reparar. As duas ficaram parrudas e com estilo luxuoso, nas versões top de linha que exibem grades cromadas e que são o objeto deste comparativo. A Toyota, por sua vez, mostra um visual mais leve, com estilo mais próximo ao de um SUV. E apesar da grade cromada, sua aparência ficou mais discreta.

Chevrolet S10

Nova grade horizontal dá a sensação de que a S10 ficou mais larga e mais baixa


Ford Ranger

Na parte inferior, a Ranger tem um direcionador de fluxo aerodinâmico


Toyota Hilux

As linhas de leds (do farol baixo) parecem extensões da aleta da grade dianteira

Painéis refletidos

Por dentro, cada picape tem seu próprio estilo. Todas possuem painéis horizontais com consoles verticais. A Hilux soma mais elementos, com superfícies sobrepostas e variação de materiais, enquanto S10 e Ranger são convencionais. Mais interessante, nesse aspecto, porém, é notar a qualidade do acabamento. A melhor nessa área é a Ranger, que conta com plástico de aspecto mais agradável aos olhos e ao toque dos dedos (na parte superior) e revestimento metalizado (na parte central). A Hilux vem em seguida. E em último fica a S10. O acabamento da S10 melhorou na comparação com a versão anterior. Mas ainda fica devendo às rivais na qualidade dos materiais. Todas, sem exceção, pecam no tratamento da superfície superior dos painéis que refletem seus elementos nos para-brisas, atrapalhando a visão do motorista. Com a parte superior do painel menor, a Hilux é a que projeta menos interferências. Em contrapartida, a peça metalizada na parte frontal do painel reflete a luz do sol, o que causa desconforto.

Chevrolet S10

Central MyLink da S10 tem compatibilidade para Apple CarPLay e Android Auto


Ford Ranger

O ar-condicionado da Ranger permite ajustes para motorista e passageiro


Toyota Hilux

O painel da Hilux tem variação nas formas e nos materiais de revestimento

Mesmo com refinamento menor, a vida a bordo é melhor na S10, que é dona do maior espaço interno, nas distâncias para ombros, cabeça e pernas. A Ranger fica em segundo e a Hilux, que, apesar de ter ficado maior nessa geração, não cresceu o suficiente para superar as rivais, chega em terceiro. Mas não é só no espaço que a S10 leva vantagem. Ela conta com recursos exclusivos como a compatibilidade da central multimídia com os sistemas operacionais Apple CarPlay e Android Auto e o serviço de monitoramento On Star. As outras também têm centrais multimídia, mas que permitem apenas o espelhamento de smartphones. Em relação aos demais equipamentos, a Ranger se destaca por ser a única com ar-condicionado dual-zone. E a Hilux apresenta facilidades como a partida por meio de botão start-stop, a presença de alças que facilitam o acesso à cabine nas duas fileiras de bancos e as saídas de ar-condicionado na traseira. Mas fica devendo sensores de chuva, de luz e de pressão dos pneus, presentes nas rivais e também capota marítima e santantônio.

Chevrolet S10

A S10 é dona da cabine mais espaçosa


Chevrolet S10

Boa área livre para as pernas e cabeças dos pasageiros de trás


Ford Ranger

Acabamento do interior da Ranger é melhor


Ford Ranger

Atrás, cinto de 3 pontos para os três passageiros


Toyota Hilux

Banco do motorista da Hilux traz ajuste elétrico


Toyota Hilux

Ar-condicionado tem saídas para os passageiros do banco traseiro

Alertas de colisão

No quesito itens de segurança, a S10 balança quando se conta o número de airbags. Enquanto as rivais vêm com sete bolsas de série, sendo duas frontais, duas laterais, duas de cortina e uma de joelhos, a S10 traz apenas os duas frontais. Mas a S10 se redime oferecendo mais equipamentos de segurança ativa (aqueles que ajudam a evitar acidentes, enquanto os airbags são dispositivos de segurança passiva, que atuam para minimizar as consequências). Além de ESP, assistente de partidas em rampas e controle eletrônico de descidas, que são itens também encontrados nas rivais, a Chevrolet traz alerta de colisão e aviso de mudança involuntária de faixa, que somente ela e a Ranger possuem. A Ford é a mais completa quando o assunto é segurança porque acrescenta piloto automático adaptativo e sistema de frenagem autônoma de emergência.

A Ranger também é referência com o seu comportamento dinâmico, que é um dos melhores do segmento. Mas com a troca do sistema de direção e dos coxins do chassi, a S10 evoluiu muito e se revelou quase tão bem ajustada quanto a concorrente. A Hilux, por sua vez, ainda precisa melhorar. A impressão é que a Toyota privilegiou o conforto, mas acabou por deixar a suspensão sensível, de modo a permitir que ela transmita as oscilações do piso à cabine.

Chevrolet S10

O câmbio automático da S10 pode fazer trocas no modo manual


Ford Ranger

Na Ranger, tração 4×4 tem engates eletrônicos


Toyota Hilux

Câmbio automático da Hilux tem seis marchas

Preço controlado

Menos espaçosa, equipada e com comportamento dinâmico menos equilibrado, a Hilux perde ainda mais terreno quando se analisam os preços sugeridos pelas fábricas. A GM não alterou os preços da S10: a versão top de linha High Country custa R$ 167.490, enquanto a Ranger Limited sai por R$ 179.900 e a Hilux SRX, por R$ 188.550. Em relação a outros custos, a Ford ainda traz a garantia de cinco anos, contra três das outras. E a GM acena com um preço de seguro mais barato, por conta do sistema OnStar, que, segundo a empresa, é um forte aliado na localização dos carros roubados – como as picapes são recém-chegadas ao mercado, com exceção da Toyota, as corretoras não dispunham de cotações.

A disputa entre S10 e Ranger é equilibrada. Mas a S10 conseguiu superar a rival na pista de testes, onde obteve os melhores números de desempenho e de consumo. Nas provas de aceleração, a S10 alcançou o tempo de 10 segundos, enquanto a Ranger fez 11,3 segundos e a Hilux, 13,9 segundos. E nas medições de consumo, ela terminou com as médias 9,2 km/l no ciclo urbano e 12,7 no rodoviário, contra 9,1 km/l e 11,4 km/l obtidas pela Ranger e 10 km/l e 12 km/l conseguidas pela Hilux. Pelo conjunto da obra, a S10 leva o primeiro lugar no comparativo, seguida por Ranger e depois Hilux.

Chevrolet S10

Motor da S10 possui o maior torque: 51 mkgf a 2.000 rpm


Ford Ranger

Motor 3.2 da Ranger rende 200 cv e 47,9 mkgf


Toyota Hilux

Motor da Toyota tem o menor rendimento: 177 cv e 45,9 mkgf

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio – As três picapes têm conjuntos mecânicos modernos. Mas o da S10 apresentou rendimento superior na pista de testes.

Dirigibilidade – A Ranger é referência entre as picapes médias, mas a S10 evoluiu e apresenta um comportamento igualmente equilibrado. A Hilux precisa melhorar.

Segurança – Com piloto automático adaptativo e frenagem de emergência, a Ranger supera as rivais. A S10 vem com dois airbags, enquanto as outras têm sete. Mas, ainda assim, é mais equipada que a Hilux.

Seu bolso – Se a GM mantiver a estratégia de preços anunciada, a S10 será a mais barata. A Ford oferece cinco anos de garantia, contra a cobertura de três anos das demais. A Hilux é a mais cara. 

Conteúdo – S10 e Ranger se alternam na oferta de equipamentos, enquanto a Hilux é a mais despojada das três.

Vida a bordo – O sistema de direção elétrico, da S10 e da Ranger, facilita a vida do motorista, nas manobras de estacionamento. A Hilux é a única com saídas de ar-condicionado, na traseira. Em relação ao espaço interno, a S10 é a que recebe melhor.

Qualidade – Em alguns detalhes, a Hilux peca pela simplicidade exagerada para uma picape top de linha (como nas grades dianteiras). Mas, de modo geral, tem boa qualidade de materiais e de montagem. As outras cometem pequenos deslizes. No caso da S10, o plástico do painel não tem a firmeza necessária, na região que encobre a central multimídia. E o plástico do volante da Ranger não esconde os vincos airbag embutido.

Chevrolet S10

Chevrolet S10 High Country


Chevrolet S10

A caçamba da S10 tem 148 cm de comprimento, 153 cm de largura e 44 cm de altura


Ford Ranger

Ford Ranger Limited


Ford Ranger

Na Ranger, as medidas da caçamba são de 155 cm de comprimento, 156 cm de largura e 51 cm de altura


Toyota Hilux

Toyota Hilux SRX


Toyota Hilux

A da Hilux mede 149 cm de comprimento, 153 de largura e 44 cm de altura

VEREDICTO

A S10 vence por ser mais bem equipada e espaçosa, além de apresentar o melhor rendimento geral na pista. Ela foi seguida de perto pela Ranger, que se destaca na dirigibilidade e itens de segurança. A Hilux fica em terceiro porque é mais cara e oferece menos que as rivais, em comportamento e conteúdo.

Números do teste (com diesel)
S10 High Country Ranger Limited Hilux SRX
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 10 s 11,3 s 13,9 s
de 0 a 1.000 m: 31,9 s – 160,1 km/h 32,7 s – 159,4 km/h 35,1 s – 147,6 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: n/d n/d n/d
RETOMADAS
de 40 a 80 km/h: 4,3 s 4,8 s 6 s
de 60 a 100 km/h: 5,7 s 6,3 s 7,8 s
de 80 a 120 km/h: 7,6 s 8,7 s 10,3 s
FRENAGENS
de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,3 / 29,7 / 68,7 m 17,8 / 29,6 / 70,4 m 18 / 29,9 / 71,6 m
CONSUMO
Urbano: 9,2 km/l 9,1 km/l 10 km/l
Rodoviário: 12,7 km/l 11,4 km/l 12 km/l
RUÍDO INTERNO
Neutro / RPM máximo: 46, 7 / 70,8 dBA 40,8 / 75,1 dBA 48,3 / 76 dBA
80 / 120 km/h: 61,6 / 67,6 dBA 60,7 / 68,7 dBA 59,3 / 67,2 dBA
AFERIÇÃO
Velocidade real a 100 km/h: 97,6 km/h 98,6 km/h 94,7 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha: 2.000 rpm 1.750 rpm 1.500 rpm
SEU BOLSO
Preço básico: R$ 167.490 R$ 179.900 R$ 188.550
Garantia: 3 anos 5 anos 3 anos
Concessionárias: 600 558 141
Ficha Técnica
S10 High Country Ranger Limited Hilux SRX
Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 16 V, turbo, 2.776 cm³, 200 cv a 3.600 rpm, 51 mkgf a 2.000 rpm diesel, dianteiro, longitudinal, 5 cil., 20V, turbo, 3.198 cm³, 200 cv a 3.000 rpm, 47,9 mkgf de 1.750 a 2.500 rpm diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 16V, turbo, 2.755 cm³, 177 cv a 3.400 rpm, 45,9 mkgf de 1.600 rpm a 2.400 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, 4×4 automático, 6 marchas, 4×4 automático, 6 marchas, 4×4
Direção: elétrica, n/d (diâmetro de giro) elétrica, 12,1 m (diâmetro de giro) hidráulica, 11,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: duplo A (diant.), eixo de torção (tras.) duplo A (diant.), eixo de torção (tras.) duplo A (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.) disco ventilado (diant.), tambor (tras.) disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 265/60 R18 265/60 R18 265/60 R18
Peso: 2.101 kg 2.261 kg 2.090 kg
Peso/potência: 10,5 kg/cv 11,3 kg/cv 11,8 kg/cv
Peso/torque: 41,2 kg/mkgf 47,2 kg/mkgf 45,5 kg/mkgf
Dimensões: comprimento, 540,8 cm; largura, 187,4 cm; altura, 183,9 cm; entre-eixos, 309,6 cm; caçamba, 1.039 kg, 1.061 l; tanque de combustível, 76 l comprimento, 535,4 cm; largura, 216,3 cm; altura, 184,8 cm; entre-eixos, 322 cm; caçamba, 1.009 kg, 1.180 l; tanque de combustível, 80 l comprimento, 533 cm; largura, 185,5 cm; altura, 181,5 cm; entre-eixos, 308,5 cm; caçamba, 1.000 kg, n/d l; tanque de combustível, 80
Equipamentos de série: ar-condicionado, dois airbags, ESP, partida em rampa, controle de descida, alerta de colisão, piloto automático, aviso de mudança de faixa, sensor de estacionamento, câmera de ré, central multimídia, OnStar, sensores de luz, chuva e pressão dos pneus, capota marítima, luzes de posição led e sistema de ignição a distância. ar-condicionado, sete airbags, ESP, partida em rampa, controle de descida, alerta de colisão, frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixa, sensor de estacionamento, central multimídia, chamadas de emergência, sensores de luz, chuva e pressão dos pneus e capota marítima. ar-condicionado, sete airbags, ESP, partida em rampa, controle de descida, piloto automático, câmera de ré, central multimídia, protetor de caçamba, função Eco/Power, farol baixo led, botão Start/Stop, revestimento parcial em couro e banco do motorista com ajuste elétrico.
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  1. Leonardo Leo

    Gosto da S-10, mas a Ranger se sai melhor ao meu ver, levando em conta que pesa 160Kg a mais que a S-10. Os números de desempenho ligeiramente (quase a mesma coisa)maiores da S-10 se dão justamente pelo fato dela ser mais leve. A Ranger é a mais bruta das 3 com 47,2 de torque. E trabalha com o motor com mais folga, já que conta com um 5 cilindros e tem o consumo quase igual ao da S-10, mesmo com um cilindro a mais. O decepcionante é a Hilux, onde a Toyota apostou nos apetrechos tecnológicos em detrimento do melhor comportamento dinâmico e funcional da caminhonete. Cobrando mais caro por menos!

  2. Ricardo Xavier Paiva

    Sou consumidor de picapes medias, e utilizo todos os recursos oferecidos por estes carros: faço aproximadamente 10 mil km por mês, moro em uma cidade a 30 quilômetros de rodovias pavimentadas que quando chove viram trilhas, levo peso alem do limite de carga, etc. Tive S10, L200, Frontier, Hilux, Amarok e por ultimo uma RAM 2012 (todas a seu tempo mas a Amarok ainda está na família). A primeira Ford Ranger adquiri a um mês, e ja estou positivamente surpreso com o carro. A decisão de compra deu-se em razão dos 5 anos de garantia (deveria ser mais enfatizado na reportagem) e pelos itens de serie na Limited. Mas as surpresas vieram no uso: o Piloto automático adaptativo, o sistema de permanência em faixas, o farol alto automático, o sistema de entretenimento entre outros confortos fazem uma viagem de 500 quilômetros parecer um descanso de 6 horas (sem exagero); o consumo misto (cidade, estrada e off-road) de em torno de 13km/l fazem que com o tanque cheio tenha-se em torno de mil quilômetros de autonomia!! Por estar acostumado com a RAM, senti falta de qualidade nos materiais utilizados na Ranger, ela possui muitos painéis de plástico encaixados que tenho certeza que me darão dor de cabeça no futuro. Com o passar do tempo postarei mais comentários positivos ou negativos sobre o carro.
    Abraços

  3. Donizeti da Silva

    quando a Toyota lançou em 2005 a nova hilux , tive o prazer de trabalhar com as mesma fazendo teste dryve por varias cidades do Brasil . Uma vez em Ribeirao Preto na Exposul um dia ficou exclusivamente para atender a emprenssa . na reunião os diretores nos alertarao pelas criticas que irimos sofrer em razão , que a Toyota naum patrocina ou financia as revistas altomotivas , Toyota nunca patrocina ou financia , algo que pode tirar por méritos suas qualidades , ou dos seus concorrentes , e realmente continua ate hoje com os mesmos propósitos, Qualidade e assistençia a pos venda sempre a sastifaçao do cliente . Aqui vimos que naum foi , citados sobre estes pontos que faz da Toyota liderar por vários anos nestes seguimentos da Hilux que llidera com uma porcentagem assustadora, obvio que S10 Ranger , tem as suas qualidades que são relevantes . Mas quando chegamos na manutenções ou assistençias Pos Vedas , A qualidade e Custo a Toyota e embativel