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Audi RS 7: expresso executivo

Com desempenho de superesportivo, o Audi RS 7 mostra na pista por que ele é um R8 para quatro pessoas

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 20h22 - Publicado em 30 dez 2015, 10h26
Audi RS 7
De zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos ()

Tony Stark é um cara de sorte. Quando não está ocupado combatendo os vilões na pele do Homem de Ferro, o playboy milionário curte a vida pilotando esportivos da Audi. O R8 Coupé foi coadjuvante do primeiro filme, cedendo espaço para o R8 Spyder na segunda parte da saga. No terceiro episódio, a participação foi em dose dupla, com o R8 V10 Plus e o R8 e-tron – que não deve ser produzido tão cedo. Mas não me espantarei se a próxima aparição do herói nas telonas acontecer dentro de um RS 7. Poucos modelos conseguem aliar o desempenho arrebatador de um superesportivo com o conforto de um sedã de alto luxo como este Audi.

Audi RS 7
Leds em forma de seta e para-choque redesenhado ()

Essa combinação não chega a ser novidade para os fãs da marca de Ingolstadt. Todo modelo identificado com as letras R e S no nome faz bonito na hora de acelerar. Só que a história é um pouco diferente no caso do RS 7. O suprassumo da linha esportiva alemã surpreende até quem está acostumado a acelerar carrões de alta performance.

Do alto de seus 20 anos de experiência na profissão, nosso assistente de testes Jorge Luiz Alves não conteve a empolgação após fazer as medições. “Esse carro é mais interessante que o R8, até porque dificilmente esperamos números de superesportivo num sedã.” A empolgação de Jorge não é à toa. Afinal, são raros os casos em que um carro supera os números da própria fábrica.

Audi RS 7
Asa traseira se ergue acima dos 120 km/h ()

Em nossa pista de testes, o carro levou apenas 3,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h – quase 0,5 segundo abaixo do dado declarado pela Audi. A façanha credencia o RS 7 ao segundo lugar no ranking de veículos mais rápidos testados por nós no último ano, perdendo apenas para os 3,1 segundos do Porsche 911 Turbo, um puro-sangue de 520 cv que custa quase R$ 1 milhão. Embora tenha 30 cv a mais, o RS 7 fica atrás do 911 por causa da relação peso/potência – são 3 kg/cv, ante 3,5 kg/cv no Audi.

Audi RS 7
A fibra de carbono em painel e porta dá o tom esportivo ()

Como os heróis dos quadrinhos, a versão endiabrada do A7 tem vários segredos. Um deles é o controle de largada, ativado por um ritual tão emblemático quanto a transformação de Stark no Homem de Ferro. Após desligar o controle de estabilidade, o motorista ativa o modo Dynamic e põe o câmbio na posição Sport. Com um dos pés pressionando o freio e o outro afundado no acelerador, basta esperar o giro subir até 3 000 rpm e liberar o pé esquerdo. Aí o RS 7 arranca com a mesma rapidez dos foguetes da armadura de Stark, jogando seu corpo contra o banco de couro revestido de Alcantara.

Audi RS 7
Cabine tem acabamento de Alcântara nos bancos e nas portas ()

Como a maioria dos esportivos RS (que em 2015 completam 20 anos de presença no Brasil), o RS 7 devora o asfalto com apetite voraz. Foram necessários apenas 21 segundos para vencer os primeiros 1 000 metros.

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Na pista de testes, o head-up display projetava 287 km/h diante dos meus olhos quando atingimos o limite da distância segura de frenagem no fim da reta. Ou seja, dava para acelerar mais. O carro transmite segurança em quase todas as situações, fazendo curvas com enorme facilidade graças à tração integral e à eletrônica, que distribui o torque entre todas as rodas e praticamente anula a rolagem da carroceria, de acordo com a Audi.

Audi RS 7
Aerofólio também pode ser erguido por um botão no painel ()

Difícil é não se contagiar pelo ronco grave emitido pelas duas ponteiras ovais. Se o modo Dynamic estiver ligado, então, o motorista é brindado com estampidos típicos de um carro de corrida nas reduzidas de marcha. Assim fica fácil entender por que nem liguei o potente sistema de som Bang & Olufsen.

Audi RS 7
Os tweeters da Bang & Olufsen se erguem quando o carro é ligado ()

Além da disposição na hora de acelerar, o RS 7 tem o mesmo ímpeto quando precisa parar, mérito dos discos de freio com composto cerâmico que recheiam as enormes rodas de liga leve 21 polegadas.

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Audi RS 7
Discos de freio têm composto cerâmico ()

Apesar do temperamento explosivo, o carro se transforma em um pacato sedã ao selecionarmos o modo Comfort. Se a intenção for poupar combustível, o motor V8 pode virar um V4 com o sistema COD (“cilindro sob demanda”, em português), que desliga metade dos cilindros em situações de aceleração constante.

Audi RS 7
Motor 4.0 V8 biturbo também equipa a perua RS 6 ()

No fim das contas, não seria loucura trocar um R8 pelo RS 7. Se eu tivesse a fortuna de Tony Stark, faria isso sem titubear. Até porque nem todos os carros são pacatos no dia a dia e poderosos quando provocados. Como convém a todo super-herói.

Audi RS 7
Enormes, as rodas de liga leve têm 21 polegadas ()

 

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio

A transmissão troca as marchas com rapidez, casando bem com o vigoroso motor V8.

Dirigibilidade

Com tração integral e controle de rolagem da carroceria, ele faz curvas com competência de R8.

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Segurança

Tem oito airbags, controles eletrônicos por todos os lados e freios com composto cerâmico.

Seu bolso

Deve custar mais de R$ 600 000, mas quem compra um RS 7 não está tão preocupado com isso.

Conteúdo

Surpreende até quem está habituado com carrões, trazendo câmera de visão noturna e som premium.

Vida a bordo

Alia o requinte de um sedã para andar no banco de trás com o desempenho de um superesportivo para assumir a direção.

Qualidade

Acabamento de primeira linha, com couro Alcantara nos bancos e apliques de fibra de carbono.

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VEREDICTO QUATRO RODAS

Caro e exclusivo, o RS 7 sofre uma deliciosa crise de dupla identidade: é veloz como um superesportivo e confortável como os melhores sedãs.

♦♦♦♦

Números do teste: Audi RS 7
ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h 3,5 s
0 a 1000 m 21,0 s – 254,8 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA 305 km/h (dado de fábrica)
RETOMADAS
de 40 a 80 km/h 1,9 s
de 60 a 100 km/h 2,1 s
de 80 a 120 km/h 2,4 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0 15,9/26,3/59,5 m
CONSUMO
urbano 6,5 km/l
rodoviário 10,2 km/l
RUÍDO INTERNO
neutro/RPM máximo 39,6/69,9
80/120 km/h 59,6/64,2
AFERIÇÃO
velocímetro real 100/98,7 km/h
rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha 1 800 rpm
volante 2,3 voltas
FICHA TÉCNICA
Motor gasolina, diant., longit., V8, 32V, 3 993 cm³, 84,5 x 89 mm, 9.3:1, 560 cv a 5 700 rpm, 71,4 mkgf a 1 750 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, 4×4
Direção elétrica, 11,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão independente, duplo A (diant.), independente, braços trapezoidais (tras.)
Freios disco ventilado (diant. e tras.)
Pneus 275/30 ZR21
Peso 1 995 kg
Peso/potência 3,5 kg/cv
Peso/torque 27,9 kg/mkgf
Dimensões comprimento, 501 cm; largura, 191,1 cm; altura, 141,9 cm; entre-eixos, 291,5 cm; porta-malas, 535 l; tanque de combustível, 75 l
Equipamentos de série bancos dianteiros esportivos de couro Alcantara, piloto automático adaptativo, ar-condicionado digital com quatro zonas, controle de estabilidade, câmera de visão noturna, rodas de liga leve aro 21, central multimídia, som Bang & Olufsen, head-up display, assistente de partida em rampas
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