Salão do Automóvel 2010



Kia

/ Sportage

Kia Sportage

Por Vitor Matsubara

Nos últimos anos, o Sportage alcançou o status de um dos maiores sucessos da Kia Motors, mas em alguns mercados – como o Brasil – ele ainda vive na sombra da rival Hyundai. A nova geração do Sportage quer alçar voos mais altos e aposta numa fórmula ousada. O visual mais robusto sai de cena, cedendo espaço para as linhas mais esportivas, como num legítimo crossover. O Sportage chega com preço a partir de R$ 83.900.

O projeto concebido pela equipe de Peter Schreyer valoriza os detalhes. A grade dianteira que lembra a boca de um tigre, presente em todos os lançamentos da marca, ganhou mais destaque no Sportage. Os faróis afilados com iluminação por LEDs invadem as laterais e marcam as linhas do capô.

Um vinco marcante na parte inferior das portas é o destaque na lateral. A linha de cintura elevada dá um ar de esportividade e a vigia presente na coluna “C” deixa de existir no novo SUV. As belas lanternas de formato irregular e as luzes de neblina e de ré instaladas no para-choque definem a traseira.

O interior também foi totalmente renovado e ganhou em requinte e sofisticação. O visual lembra bastante os sedãs sul-coreanos, como o Magentis (que será renovado em breve) e o Cadenza. O painel de instrumentos com os mostradores dispostos em círculos individuais – uma das marcas registradas da Kia – também marca presença no Sportage.

A lista de equipamentos de segurança oferece itens como sensor de capotagem (que infla os airbags do tipo cortina e laterais em caso de acidente), controle de estabilidade, freios com sistema anti-travamento (ABS), assistente de arranque em descidas – que impede que o veículo volte para trás em aclives acentuados – e um sistema que limita a velocidade em descidas, recurso muito útil na transposição de obstáculos em trilhas.

Ar-condicionado, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada auxiliar, sistema de navegação com tela sensível ao toque, destravamento das portas sem a necessidade da chave, câmera traseira, faróis de xenon e partida do motor por meio de um botão são vendidos de fábrica desde a versão mais básica.

No Brasil, o Sportage será oferecido com o motor 2.0 16V de quatro cilindros. O conjunto que gera 166 cv é velho conhecido nosso: trata-se do mesmo propulsor que equipa o Hyundai ix35, concorrente e “irmão” de projeto (Kia e Hyundai pertencem ao mesmo grupo). Serão três tipos de transmissão (manual de cinco ou seis marchas ou automática de seis velocidades) e outros dois tipos de tração (dianteira ou integral nas quatro rodas).

Ficha Técnica
Motor: 4 cilindros, 1998 cm3
Potência: 166 cv a 6200 rpm
Torque: 20,1 mkgf a 4600 rpm
Câmbio: automático seq. com 6 marchas, tração 4x4
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,7 seg.
Velocidade máxima: 184 km/h
Dimensões: comprimento 444 cm, entre-eixos 264 cm, altura 165 cm, largura 185 cm
Peso: 1576 kg
vídeos

mais vídeos:

Todas as notícias >>
serviços

Mapa:

Como chegar:

Pavilhão de Exposições da Anhembi DE 27/10 À 7/11



Av.Olavo Fontoura, 1.209
Santana - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2226-0400
CEP: 02012-021