Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Corolla
  • Up
  • Logan
  • HB 20
  • Prisma
  • Novo Ka
  • Golf VII
  • Focus
  • Tracker
  • New Fiesta
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
REPORTAGENS
Toyota Etios e Hyundai HB: duelo anunciado
Junho 2012

Toyota Etios e Hyundai HB: duelo anunciado

Nossos próximos compactos têm munição distinta, mas miram o mesmo alvo

Por Márcio Murta
Lista de matÉrias por data:

TAMANHO DA LETRA  

Marcas consagradas e admiradas nos segmentos superiores, Toyota e Hyundai vão buscar maiores volumes de vendas no disputadíssimo mercado brasileiro dos compactos. Toyota Etios e Hyundai HB (nome provisório) serão produzidos no estado de São Paulo a partir de 2013 e seguem receitas distintas para atingir o mesmo público.

Embora aposte em simplicidade no visual — tanto externa quanto no interior— o Toyota Etios foi desenvolvido para mercados emergentes e oferece como benefício uma ampla lista de itens de série, além da imagem de qualidade dos automóveis oferecidos pela marca. Com painel de instrumentos central e muito plástico no acabamento interno, o modelo oferece contempla airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), ar-condicionado e CD player com entrada auxiliar sem custos adicionais.

A Hyundai, por sua vez, tem uma aposta diferente com a linha HB, desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro. Com design de linhas mais modernas e harmônicas, se comparado ao veículo da marca japonesa, seu interior é mais refinado. O modelo cedido para avaliação oferecia luxos como direção hidráulica, regulagem de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do banco, abertura interna do bocal do tanque de combustível, porta objetos com tampa corrediça, acabamento de plástico nas colunas e cinto traseiro retrátil. sua lista de equipamentos deste último, entretanto, ainda não foi confirmada. O modelo da Toyota, por sua vez, oferece acabamento com nível inferior.

O Toyota Etios hatch tem 3,77 m de comprimento, 1,66m de largura, 2,46 m de entre-eixos e 263 litros de capacidade no porta-malas. O VW Gol, uma das referências do mercado, é 12 cm mais comprido, 8 cm mais largo, tem o mesmo espaço de entre-eixos e 22 litros a mais de área no compartimento de carga. Embora não tenha as suas dimensões divulgadas, o HB hatch oferece dimensões externas e área interna próximas ao modelo da VW. Na versão sedã, o modelo da Toyota oferece como carta na manga o entre-eixos alongado para 2,55 m e porta-malas com 595 litros de volume — 11 cm a menos, mas 85 l a mais de volume na área de carga, respectivamente, se comparado ao Renault Logan— uma das referências em termos de espaço interno no segmento.

Tanto o Etios quando o HB serão oferecidos nas versões hatch e sedã. A Hyundai informa que seus motores serão o 1.0 três cilindros 12V (mesmo utilizado no Kia Picanto, capaz de produzir até 80 cv e 10,2 mkgf de torque) e um 1.6 — haverá opção de câmbio automático para este último. Já a marca de origem japonesa utilizará as opções 1.3 16V (98 cv e 12,7 mkgf) e 1.5 16V (108 cv e 14 mkgf). Sempre baseadas no hatch da VW, as duas montadoras afirmam que oferecerão preços competitivos e boa relação custo-benefício.

No período da avaliação do Hyundai HB, a previsão era para que o hatch fosse lançado em novembro deste ano, e a configuração sedã, em meados de 2013. Fontes relacionadas à Hyundai no Brasil afirmam, no entanto, que os dois modelos poderão ser apresentados juntos no Salão do Automóvel, em novembro. Sinal de que o mercado viverá mudanças nos próximos tempos.





» FOTOS


Publicidade