Marcas

Volvo C30 Elétrico
Janeiro 2010

Volvo C30 Elétrico

Hatchback caminha para ser o primeiro veículo elétrico da marca escandinava

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Os carros elétricos já são realidade na indústria automotiva e a Volvo é mais uma montadora a se juntar ao grupo dos modelos ecologicamente corretos.

O C30 elétrico se aproxima muito do modelo que pode ganhar as ruas dentro de poucos anos. De longe, seria possível até pensar se tratar de um C30 a gasolina, já que o visual do veículo é praticamente idêntico ao de um automóvel de produção em série.

O hatchback incorpora elementos da nova identidade visual da montadora, com uma nova grade frontal – que, neste caso, possui um espaço para a tomada de recarga das baterias – e novos faróis de desenho mais refinado.

Por dentro, a principal diferença está no painel de instrumentos, que não possui conta-giros. A alavanca de câmbio também saiu de cena, já que o C30 elétrico não possui marchas e toda a potência do propulsor é oferecida de forma permanente. As acelerações sem o som do motor também podem causar certa estranheza.

O C30 é alimentado por baterias de íon-lítio que podem ser recarregadas em qualquer tomada doméstica ou em postos de recarga presentes nas principais estradas europeias. A recarga completa leva oito horas para ser concluída. A velocidade máxima do hatch é de 130 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em menos de 11 segundos. A autonomia é estimada em 150 quilômetros, distância suficiente para atender às necessidades diárias de mais de 90% dos clientes europeus.

Segundo a Volvo, o próximo passo para a viabilização do primeiro elétrico da marca é a construção de uma série de veículos de testes, o que deve acontecer ainda em 2010. Motoristas selecionados vão guiar a frota por um período de dois anos e, então, fornecerem suas impressões à montadora. O programa da Volvo conta com o apoio da Agência de Energia da Suécia, que está contribuindo com aproximadamente 37 milhões de reais.





» FOTOS