
A Sharan é a representante da Volkswagen no segmento das minivans há 15 anos, mas nunca foi importada para o Brasil. Na Europa, o modelo acaba de ser renovado e ganhou uma série de mudanças que devem agradar as famílias em cheio.
Uma das maiores novidades é a adoção das portas corrediças, recurso muito comum entre as minivans, mas que nunca havia sido adotado pela VW. A comodidade facilita o acesso ao interior, especialmente aos dois bancos rebatíveis situados no porta-malas. O sistema é semelhante ao adotado na Chevrolet Zafira vendida no Brasil, em que os bancos extras podem ser dobrados para o transporte de bagagens.
O desenho da nova Sharan segue as linhas de outros modelos da marca, como o Golf e o Polo. Os faróis de formato mais retilíneo ganharam LEDs e as lanternas contam com refletores retangulares, a exemplo do novo Touareg.
O interior não escapou das mudanças promovidas pela VW. O volante multifuncional – que é inspirado no do Passat CC – é o mesmo utilizado em alguns modelos vendidos no Brasil, como o novo Fox. Já o sistema de som com tela sensível ao toque também é utilizado em alguns modelos europeus que são importados para cá.
Curiosamente, a Sharan poderá ser encomendada com seis ou sete lugares. No primeiro caso, são três fileiras de dois assentos individuais, enquanto que no segundo a disposição dos lugares é parecida com as das demais minivans (com a segunda fileira de bancos com três lugares).
Sete airbags, faróis bi-xenon, teto solar panorâmico com abertura elétrica, ar-condicionado digital com três zonas de regulagem de temperatura são alguns dos itens de série da minivan, que terá três versões de acabamento.
Alguns mimos vieram do Passat, como o freio de estacionamento com acionamento por um botão, enquanto que outros evoluíram. É o caso do Park Assist, sistema que auxilia o motorista nas balizas (e que acaba de chegar ao Brasil pelo Tiguan). Na Sharan, o recurso estaciona o veículo em vagas mais apertadas, entre árvores, em esquinas e até em um ângulo de 45 graus.
A Sharan será vendida com quatro opções de motorização, sendo duas movidas a gasolina e as demais abastecidas com diesel. Todos os propulsores contam com a tecnologia de embreagem dupla, que torna os engates de marcha mais rápidos e precisos.