Marcas

Garotas
Fiat 500 Abarth
Fiat 500 Abarth
Fevereiro 2008

Fiat 500 Abarth

Depois de um bem-sucedido lançamento, Cinquecento ganha versão Abarth

Por Fabiano Pereira | fotos: divulgação
Veja outro salão:

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Pequeno, mas bravo. Esse parece ser o recado por trás do Fiat 500 Abarth, que estréia em Genebra.  Ele recupera as memórias deixadas pelos 500 Abarth da década de 1960, assim como a mensagem implícita desses antigos modelos, mas vai bem além dos parâmetros daquela época. Além dessa leitura - nervosa, mas ainda pronta para as ruas - do diminuto 500, haverá a versão para as pistas, denominada Abarth SS Assetto Corsa.

O menor dos Abarth vem equipado com um motor Fire 1.4 16v Turbo a gasolina, responsável pelos 135 cv a 5000 rpm e 28,4 mkgf a 3.000 rpm no módulo 'Sport' (o que na regulagem 'Normal' cai para 24,8 mkgf a 2500 rpm). E ele já vem pronto para atender as normas Euro 5 de emissões. O 500 Abarth ainda tem controle de transferência de torque, com que aprimora o comportamento do subcompacto Fiat nas curvas e nas pisadas mais fundas. No que tange ao estilo do carro, o 500 Abarth ganhou melhorias na aerodinâmica.

Isso se deu graças ao aerofólio no fim do teto, pára-choques maiores com tomadas de ar bem maiores (para refrigerar o motor) e rodeados por spoilers, além de saias laterais, o que reforça o formato de merengue do Carro do Ano europeu. As rodas negras esportivas de aro 16 e 17, a faixa lateral vermelha e os retrovisores externos na mesma cor completam as diferenças externas de estilo.

Por dentro o modelo possui instrumentação especial, como a de pressão do turbo. LEDs acenam na hora certa de trocar as marchas. O volante é achatado na base e os pedais são de alumínio e borracha. Os assentos são de uma peça só. Com essas e outras pequenas atrações, a Fiat espera incrementar a bem sucedida carreira de seu menor modelo até aqui. Até o fim de janeiro, 140 mil unidades do 500 foram encomendadas, levando-se em conta que ele foi lançado em julho passado.





» FOTOS

» VÍDEOS