Marcas

Bookmark and Share
Hyundai i-Flow
Março 2010

Hyundai i-Flow

Sedã conceitual traz motorização híbrida e linhas que a montadora corena pretende inserir em sua identidade visual

Por Rodrigo Marques Barbosa | fotos: Photo-4

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

A Hyundai também embarca na era dos híbridos e traz para Genebra seu carro-conceito i-Flow, um sedã de linhas ousadas, bem consoantes com o perfil de design que a montadora coreana quer incorporar à sua identidade visual, nomeada pela própria como “escultura fluídica”.

A ideia dos designers, no caso do i-Flow, é dar a sensação de carro biônico, de forma futurística, mas que também colabore para uma aerodinâmica eficiente. Tanto é que o coeficiente aerodinâmico do modelo ficou em 0,25 Cx, o que ajuda na diminuição de emissão de poluentes (85g/km de CO2) e no consumo de combustível (segundo a Hyundai, o i-Flow faz 33,34 km com um litro de combustível).

Mas o que mais se destaca nesse carro-conceito é seu sistema híbrido de motores, o primeiro a diesel desenvolvido pela Hyundai. O i-Flow é servido por um motor a diesel de 1,7 litros com turbo de dois estágios, além de um motor elétrico que gera energia para as baterias de lítio do veículo. Quanto à transmissão, a opção foi por um câmbio de seis marchas e sistema dual-clutch.

Todos os componentes do interior do i-Flow foram pensados e desenvolvidos para ter o menor peso e volume possível. Esse trabalho contou com a colaboração de engenheiros da alemã Basf, que também desenvolveu a pintura externa do veículo, com acabamento tipo “metal líquido”, segundo termo utilizado pela própria montadora.

Interessante notar também que o teto do i-Flow conta com painéis solares flexíveis que, em conjunto com o calor gerado pelo sistema de exaustão, ajudam na reciclagem dessa energia, que seria desperdiçada, em carga para as baterias do sistema, tudo realizado através do motor elétrico, que, nesse caso, funciona como um gerador.