Marcas

Citroën Tubik
Setembro 2011

Citroën Tubik

Conceito com nove lugares privilegia o conforto para encarar a estrada

Por Anamaria Rinaldi | Fotos: divulgação
Lista de matÉrias por data:

TAMANHO DA LETRA  

O carro conceito Tubik é um dos destaques da Citroën em seu estande no Salão de Frankfurt. Com capacidade para nove lugares, o modelo foi desenvolvido para abrigar com conforto toda a família durante as viagens.

Com desenho inspirado no Citroën Tub (Tração Utilitária Baixa), seu irmão mais novo, o Tubik, conta com dimensões generosas: 4,8 m de comprimento, 2,08 m de largura e 2,05 m de altura. Na dianteira, o modelo exibe linhas futuristas com uma grade destacada e faróis com tamanho reduzido. O visual fica completo com o amplo para-brisa e duas grandes portas laterais que se abrem para cima e dão acesso ao interior do veículo.

Dentro do Tubik, o motorista abusa da tecnologia. Primeiro, ele é identificado por reconhecimento digital e, então, pode guiar o carro utilizando as informações exibidas em um mostrador no para-brisa e em uma tela no centro do volante. Na parte traseira não há vidros, tudo é controlado por meio de imagens recebidas das câmeras de ré e de retrovisão.

Para os passageiros, foi criado um espaço que lembra um "lounge", permitindo relaxar durante toda a viagem, com assentos em feltro, painéis de portas forrados com seda e piso revestido em couro. Há ainda uma tela gigante com som de alta definição para esquecer as horas na estrada.

Um dos principais destaques do modelo são as diversas possibilidades de posicionar os bancos das três fileiras de assentos, sendo que cada um deles é independente. A primeira fileira de assentos, para duas pessoas, permite que elas fiquem voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. Já a fileira do meio, com capacidade para três pessoas, pode ser convertida em uma mesa, ser totalmente deitada ou ainda dobrada e posicionada debaixo da última fileira, criando um espaço livre de quase 2m²

A propulsão é feita por meio de um motor térmico na frente do veículo, que aciona o eixo dianteiro, e outro elétrico localizado atrás, que aciona o eixo traseiro. O Tubik conta ainda com rodas de 22 polegadas equipadas com pneus de baixa resistência e suspensão Hydractive que mantém a distância em relação ao solo constante independente da carga transportada, itens que ajudam a diminuir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.





» FOTOS


Publicidade