Marcas

Bookmark and Share
Bertone Alfa Romeo Pandion Concept
Março 2010

Bertone Alfa Romeo Pandion Concept

Conheça mais sobre o esportivo que ressalta a obsessão dos italianos pelo design

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação

ALTERAR O TAMANHO DA LETRA  

Bertone é o sobrenome que batiza um dos estúdios de design mais renomados da Itália. Seus projetistas já desenharam obras-primas de marcas consagradas, como Ferrari, Lamborghini, Lancia e Alfa Romeo, mas a empresa esteve um pouco afastada dos holofotes nos últimos anos.

Em Genebra, a Bertone aproveita para voltar à mídia em grande estilo. O Pandion Concept foi concebido para homenagear o centenário da Alfa Romeo e não deixa a desejar.

Trata-se de um esportivo de linhas marcantes e futuristas, que mais parece saído de um filme de ficção científica. Seu design é musculoso, com detalhes que chamam bastante atenção: é o caso dos para-lamas abaulados e, principalmente, da inusitada abertura das portas suicidas, que toma praticamente toda a lateral do veículo.

A traseira é um capítulo à parte: várias “lâminas” compõem o desenho das lanternas e dos difusores de ar. A Bertone diz que a inspiração foi a cauda de um cometa, solução encontrada pelos designers para evocar velocidade. Dois suportes abrigam as saídas de escape na parte inferior do carro.

Assim como o exterior, a parte interna do Pandion se destaca pela ousadia. O estúdio batizou a linguagem de design do conceito como design algorítmico, definido pela Bertone como uma “propagação de formas diversas” e uma alternativa às linhas mais conservadoras.

Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras, que transmitem as imagens para telas de LCD. Uma tela maior de nove polegadas, posicionada no console central, exibe as informações dos sistemas de ar-condicionado, som e navegação por satélite.

Embora a ousadia da Bertone mereça aplausos, será difícil ver um esportivo como o Pandion rodando nas ruas dentro de alguns anos. Fica o consolo de que muitas das soluções de estilo e ergonomia do conceito podem (e devem) ser aproveitadas nos carros que serão lançados no futuro.





» FOTOS