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REPORTAGENS
Felizes para sempre?
Junho 2012

Felizes para sempre?

Montadoras fazem de tudo para não deixar o cliente virar a casaca

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação
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TAMANHO DA LETRA  

Foi-se o tempo que o consumidor era fiel a uma marca pelo resto da vida. Com uma variedade cada vez maior de modelos à venda no mercado brasileiro, as empresas não poupam esforços (nem dinheiro) para evitar que o cliente se deixe seduzir pelas tentações da concorrência.

Um dos segredos das montadoras é realizar ações que façam o consumidor se sentir valorizado pelas empresas. A Land Rover montou um confortável espaço dentro de um haras em São Paulo. É no meio de uma pista off-road que os convidados podem fazer o que jamais teriam coragem de fazer com seus SUVs. Até quem não tem um carro da marca pode testar os limites de veículos como o badalado Evoque. Além do fora-de-estrada, a montadora também investe em eventos realizados em autódromos e organiza festas.

A descolada MINI promove eventos badalados e viagens para destinos paradisíacos desde 2010. Os passeios são organizados pela rede Caltabiano e mais de 20 eventos aconteceram em dois anos, incluindo até corridas em kartódromos. A marca, aliás, promove encontros temáticos, celebrando datas como o Dia dos Namorados - o evento mais recente acontece no dia 02/06. Quem também aprecia velocidade é a Porsche, que convida os sócios do Porsche Club do Brasil para os track-days. Os mais de mil aficionados podem sentir a emoção de ser piloto nos autódromos com a supervisão de profissionais. Há também as provas de regularidade, em que a meta é cumprir um trajeto entre cidades no tempo determinado pela organização.

Mas ninguém bate a Harley-Davidson quando o assunto é relacionamento com o cliente. A marca segue o conceito de brand experience (ou experiência de marca) implantado pela matriz, que faz o cliente se sentir parte de um grupo exclusivo. "Para nós, a Harley é mais que uma motocicleta, é um espírito de vida. Nossos clientes adoram vestir uma jaqueta de couro e cair na estrada", diz Julio Vitti, gerente de relações-públicas da empresa. A imersão no mundo da Harley-Davidson começa quando o cliente compra sua moto e escolhe se vai personalizá-la em um catálogo com mais de mil itens. O segundo passo é se vestir "a caráter" com uma linha de roupas que tem itens para adultos e crianças. Por fim, o "harleiro" se filia ao Harley Owners Group (HOG) e participa de passeios semanais. Assim fica difícil ser infiel.





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