
Habilitação cassada
Esse mercado em efervescência possui uma categoria, popular na Europa, principalmente na França: os voiturettes, "quadriciclos" ou "carros sem carteira de habilitação", sinônimos para minicarros, com até 350 kg e limitados a 45 km/h, que podem ser conduzidos por maiores de 16 anos, sem precisar de habilitação. Nessa faixa, há modelos, como o Aixam Scouty R, que vendeu em 2007 aproximadamente 35 000 unidades na Europa.
A principal concorrente da Aixam é a Ligier, marca que correu na F-1 e que hoje monta dois modelos, o esquisito Be Up e o mais convencional X-Too. Ela acaba de se fundir com outra nanica, a Microcar, que produz o Albizia - juntas, as duas empresas montaram 13 000 veículos em 2007. Fecham o segmento nomes quase desconhecidos, como a francesa Bellier, que constrói o Divane, e os italianos da Italcar, autores dos T3 e até do microcaminhão Domino, de 2,95 metros.
Mas não pense que a turminha é barata: um Smart, com motor de 61 cv, custa 8600 euros (22 900 reais) na Europa, enquanto um voiturette não sai da loja por menos de 9800 euros (cerca de 26100 reais). "Os consumidores desse mercado são jovens ricos, que querem circular com algo mais que uma motoneta, e gente que não tem habilitação, ou porque não consegue tirar ou porque ela foi cassada", diz Olívia Bicheron, diretora da Aixam. Este segundo grupo, aliás, é um público crescente na França: no ano passado, quase 89 000 motoristas perderam a licença de dirigir.
Depois de conquistar a França, esses microcarros já estão invadindo Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Áustria. Para descobrir a razão por que esses pequeninos fazem tanto sucesso lá fora, fomos a Paris para saber como é andar num voiturette.
Visto de fora, o Aixam Scouty R nem parece um carro de verdade. Mede apenas 2,67 metros, pouco mais que uma moto. Por onde passa, logo chama atenção pelo tamanho e estilo engraçadinho, com teto rígido removível e pintura laranja. "Que carro bonitinho é esse com jeito de brinquedo?", foi logo me perguntando Mary, adolescente americana, acompanhada pelo pai, quando nos viu guardando a capota no porta-malas - ela cabe lá, sem maiores problemas.
Pelas ruas, muitos olharam em nossa direção, e não foram poucos os motoristas que emparelhavam com o Scouty R, com sorrisos nos lábios e acenando na nossa direção. Rodar com um voiturette é simpático, mas tem um preço: ele mal passa dos 45 km/h em terrenos planos. Ou seja, seu rendimento é pior até que o de um ciclomotor, que também não exige carteira de motorista. O que não é problema nas regiões rurais, para onde esses veículos foram concebidos, nem em ruas apertadas ou no tráfego congestionado.
Como era de se esperar, demonstrou limitações quando se pisa fundo. Seu câmbio automático de quatro marchas dá pequenos socos nas trocas e é bem lento na reação. Equipado com motor de 400 cm3 e apenas 5,4 cv, o minicarro demora a embalar. Levá-lo para as auto-estradas e desafiar carros que passam ao lado a mais de 90 km/h é uma verdadeira loucura, apesar de ser legalmente possível - se o limite mínimo de velocidade for até 45 km/h.
Com sua mecânica pé-de-boi, o Scouty custa muito pelo pouco que oferece. Na França, a versão avaliada custa 13 200 euros (cerca de 35 200 reais). É caríssimo, considerando que um Smart (que exige carteira) é 4 600 euros mais barato. Entre os Aixam, uma opção bem mais esperta é a versão GTR, a gasolina, com 20,4 cv e capaz de atingir 93 km/h e que é vendida por 600 euros a mais que o modelo básico.
Pé-direito sob medida
Visto de dentro, o interior desses modelos não é dos piores, apesar do uso excessivo de plástico. O modelo que dirigimos tinha rádio, bancos esportivos, computador de bordo e cintos de segurança. Pode ainda ter vidros elétricos, mas não há opção de airbag ou ABS. O espaço interno até que é razoável para duas pessoas, graças ao 1,74 metro de entreeixos. O teto parece que é baixo, mas, com meu 1,88 metro de altura, nem cheguei a raspar a cabeça no forro.
Os pneus do Aixam são pequenos (155/65 R14) e basta uma pequena irregularidade no piso para que ele trepide bastante e os plásticos internos comecem a ranger. E, se ele chacoalhava bastante mesmo nas ruas quase perfeitas de Paris, provavelmente seria dilacerado pela buraqueira das ruas brasileiras. Mas ele não é tão frágil assim: o Aixam é protegido por uma célula de alumínio reforçado, o que permitiu que ele passasse pelos crash-tests sem dar vexame.
Mas seu grande trunfo é a incrível facilidade para encontrar lugar para estacionar nas grandes cidades, como Paris. Ele se sai ainda melhor na hora de estacionar. Cabe em vagas onde nenhum outro entra e é fácil de manobrar, graças à direção leve e ao pequeno diâmetro de giro (9,4 metros, contra 10,7 do VW Gol). Basta um espacinho junto ao meio-fio que já está bom para ele. Sem falar que percorre quase 29 quilômetros com 1 litro de diesel, uma ótima notícia em tempos de petróleo cada vez mais caro.
EM ALTA
Apesar de caros, os voiturettes estão em alta. O segmento cresce em média 2% ao ano na França. Parece pouco, mas não é. Nesse período, o mercado local encolheu em quase 5%. Com a previsão da chegada de modelos ecologicamente corretos, movidos a baterias, esse mercado tende a crescer ainda mais.
AIXAM SCOUTY R

O Aixam Scouty R tem tamanho de moto. Porém anda menos
Motor: diesel, dianteiro, transversal, 2 cilindros em linha, com injeção indireta
Cilindrada: 400 cm3
Diâmetro x curso: 67 x 68 mm
Taxa de compressão: 17,5:1
Potência: 5,4 cv a 3 200 rpm
Torque: 1,4 mkgf a 2 400 rpm
Câmbio: automático, 4 marchas, tração dianteira
Carroceria: cabriolet, de fibra de plástico, 2 lugares
Peso: 350 kg
Peso/potência: 25,9 kg/cv
Suspensão: Dianteira: independente, tipo pseudo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: independente com braços estirados e molas helicoidais
Dimensões: comprimento, 267 cm; largura, 147 cm; entreeixos, 174 cm
Tanque: 16 litros
Pneus: 155/65 R14
Preço: 13200 euros
AIXAM 721 SPORT

O visual é esportivo, mas interior e mecânica são do Scouty
Motor: dianteiro, 2 cilindros, a diesel, 505 cm3, 5,4 cv a 3 200 rpm, 1,42 mkgf a 2 400 rpm
Dimensões: comprimento, 267 cm; largura, 147 cm; altura, 150 cm
Peso: 350 kg
Pneus: 145/70 R13
Velocidade máxima: 45 km/h
Principais equipamentos: rádio, rodas de alumínio, bancos reguláveis
Preço: 11 600 euros
SIMPA JDM ABACA

Com desenho mais convencional, tem dois anos de garantia
Motor: dianteiro, 2 cilindros, a diesel, 523 cm3, 5,4 cv a 3 200 rpm, 1,42 mkgf a 2 400 rpm
Dimensões: comprimento, 284 cm; largura, 149 cm; altura, 144 cm
Peso: 350 kg
Pneus: 165/70 R13
Velocidade máxima: 45 km/h
Principais equipamentos: bancos de couro, CD player
Preço: 12 500 euros
LIGIER X TOO 2

Produzido pela ex-equipe de F-1 Ligier, carrega até 346 kg
Motor: dianteiro, 2 cilindros, a diesel, 505 cm3, 5,4 cv a 3 000 rpm, 1,5 mkgf a 2 400 rpm
Dimensões: comprimento, 280 cm; largura, 144 cm; altura, 153 cm
Peso: 346 kg
Pneus: 145/65 R14
Velocidade máxima: 45 km/h
Principais equipamentos: computador de bordo, vidros elétricos, rádio com leitor de CD, travas elétricas
Preço: 9 800 euros





Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados.