Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volvo XC90 aprimora sistema semi-autônomo na linha 2017

Já à venda por R$ 346.900 iniciais, o SUV ficou (ainda) mais tecnológico

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h53 - Publicado em 25 out 2016, 17h14
Volvo XC90
Sem alterações visuais, o SUV ficou mais tecnológico ()

A Volvo iniciou as vendas da linha 2017 do XC90, que tem como destaque a segunda geração do sistema semi-autônomo Pilot Assist. Disponível em duas versões de acabamento, ele custa entre R$ 346.900 e R$ 403.900.

Sem novidades visuais, o XC90 aposta em tecnologia. A configuração de entrada, Momentum (R$ 346.900), tem bancos dianteiros com regulagens elétricas e aquecimento, assistente de estacionamento automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado de quatro zonas, conjunto óptico full-led, assistente de mudança de faixa, detector de sonolência, quadro de instrumentos digital, seletor de modos de condução (Comfort, Eco, Dynamic e Off-Road), rodas de 19 polegadas, terceira fileira de bancos e central multimídia com GPS e tela de 9 polegadas.

Volvo XC90
Sistema semi-autônomo agora funciona até 130 km/h (Divulgação/Volvo)

A versão mais cara, Inscription (R$ 403.900), adiciona conjunto de suspensão com ajuste de altura, apoios laterais dos bancos ajustáveis e com ventilação, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico, head-up display, alerta de tráfego lateral, pontos cegos e colisão traseira, sistema de visão 360°, sistema de áudio Bowers & Wilkins com 1.400 watts e 19 alto-falantes, além de insertos cromados e rodas aro 20.

Continua após a publicidade

Quem se destaca na linha 2017 é a segunda geração do Pilot Assist, assistente semi-autônomo de direção (como no Mercedes Classe E), que passa a funcionar a até 130 km/h (ante os 50 km/h máximos anteriormente), ou seja, tanto em rodovias, quanto no trânsito pesado dos centros urbanos. Por meio de sensores e câmeras, o sistema mantém o veículo na faixa de rolagem (desde que bem demarcada) a uma distância segura do veículo à frente, acelerando e freiando, de acordo com a velocidade estabelecida pelo motorista. Vale ressaltar, porém, que o equipamento atua apenas como um assistente e não substitui o motorista.

Volvo XC90
Central multimídia com tela de 9 polegadas é de série desde a versão de entrada ()

O XC90 também é equipado com uma tecnologia que aciona os freios, automaticamente, caso o motorista tente cruzar a frente de outro veículo que venha na direção contrária. Além de parar o carro para evitar ou diminuir o impacto da colisão, o SUV tensiona os cintos de segurança e altera as configurações do banco para evitar lesões no pescoço. 

As duas configurações do modelo permanecem equipadas com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros da família Drive-E, que rende 320 cv e 40,8 mkgf. A transmissão é automática de oito velocidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.