Volkswagen Varok: um conceito meio picape, meio shooting brake

Modelo é inspirado nas utes australianas e traz teto removível

Volkswagen Varok em posição 3x4 de traseira

Volkswagen Varok conta com teto removível para ser transformada em shooting brake (Reprodução/Behance)

O gosto por picapes na Austrália é bem específico: por lá, existe a tradição das utes — as picapes baseadas em carros de passeio, como Holden Commodore e Ford Falcon. E foi pensando nisso que os designers franceses Valentin Fuchs e Pierre Joveneaux desenvolveram o conceito Volkswagen Varok.

Volkswagen Varok em posição 3x4 de frente

Desenho retilíneo tenta manter alguns elementos característicos da VW (Reprodução/Behance)

O protótipo é oriundo da época que Fuchs e Joveneaux eram estagiários da Volkswagen. A intenção dos designers foi de projetar um modelo da marca alemã capaz de entrar no mercado de utes na Austrália, caracterizados por carrocerias baixas de dois lugares, tração traseira, um grande motor V8 e espírito esportivo. As fotos do projeto foram exibidas na conta do Behance dos designers.

Volkswagen Varok de perfil

Com teto, modelo pode levar duas pessoas a mais (Reprodução/Behance)

A carroceria traz as linhas retas como nos Volks atuais, mas a inspiração, segundo os designers, veio de modelos como a ute Vauxhall Maloo e a perua Volvo V90. O destaque fica por conta da transformação do modelo, com possibilidade de passar de picape para uma shooting brake — tendo capacidade para levar mais duas pessoas em bancos individuais.

Reprodução/Behance

Volkswagen Varok (Reprodução/Behance)

Não foi especificado como o sistema funciona – aparentemente, trata-se de uma peça removível formada por teto e colunas, que agregam as janelas laterais e a traseira. Com proposta aventureira, o teto removível do protótipo seria reforçado o suficiente para carregar bagagens, bikes e canoas. Fica a dúvida se a Volkswagen irá abraçar a ideia da picape/shotting brake Varok e produzi-la no futuro.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. I love indie bookstores! The nearest indie children's bookstore to where I live is &qtot;Storyopolis.&quou; I've learned a lot from reading this blog. Keep up the great work!