Vendas em março: Kicks cresce, Compass massacra, Tracker patina

No ranking geral de vendas, Onix ainda lidera com folga, seguido por HB20, Ka, Sandero e Gol

(divulgação/Internet)

Mesmo a passos lentos, o mercado brasileiro ruma à recuperação. No último mês de março, o número de emplacamentos de automóveis e comerciais leves cresceu 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os destaques, como de costume, são os SUVs: Creta, Kicks e Renegade disputam carro a carro o terceiro lugar do segmento – no topo do pódio, Honda HR-V e Jeep Compass permanecem absolutos.

Enquanto o Honda HR-V mantém-se na liderança com 4.317 unidades emplacadas, o Jeep Compass vem logo em seguida com 3.985, mesmo pertencendo a uma categoria superior e mais cara.

O Renegade ficou em terceiro (3.509), comprovando que o irmão maior Compass realmente canibalizou parte de suas vendas. Encostado nele ficou o Nissan Kicks (3.501), cujo desempenho no mercado foi notável – ele ganhou a versão intermediária SV, mas ainda não possui configuração de entrada mais barata.

O Hyundai Creta ficou em quinto (3.487), bem próximo de Renegade e Kicks, seguido à distância pelo EcoSport em sexto (2.217). Já o novo Chevrolet Tracker não conseguiu emplacar: vendeu apenas 470 unidades, atrás até mesmo do Peugeot 2008.

Analisando o segmento dos SUVs médios, a força do Compass é impressionante. Além de ultrapassar a maioria dos SUVs compactos, em março ele vendeu mais de 4 vezes o número de seu principal concorrente, o Hyundai ix35 (773 unidades).

No ranking geral, o Chevrolet Onix mais uma vez fechou o mês na liderança (14.745), com boa vantagem para o Hyundai HB20 (10.658). Em terceiro aparece o Ford Ka (8.021), seguido por Renault Sandero em recuperação após ganhar novos motores 1.0 e 1.6 (6.516). Fechando o Top 5 está o VW Gol (6.311).

A Volks, porém, pode comemorar o bom desempenho do Voyage, 8º mais vendido no mês (4.446), atrás apenas do Chevrolet Prisma entre os sedãs compactos.

Já no território dos subcompactos, o Mobi mantém a liderança contra o Up!, com 3.902 unidades contra 3.383. Nos comerciais leves, a Strada retomou seu posto de picape mais vendida, com 4.570 – contra 4.400 da irmã maior, a Toro.

Entre os sedãs médios, o Corolla mantém boa vantagem: foram 5.455 emplacamentos em março, contra 2.979 do Honda Civic e 1.645 do Chevrolet Cruze. O Cruze hatch, por sinal, pela primeira vez liderou as vendas entre os hatches médios, com 501 emplacamentos, contra 483 do VW Golf e 403 do Ford Focus.

Emplacamentos em março de 2017 (Fenabrave)

1 Chevrolet Onix 14.745
2 Hyundai HB20 10.638
3 Ford Ka 8.021
4 Renault Sandero 6.516
5 VW Gol 6.311
6 Chevrolet Prisma 5.706
7 Toyota Corolla 5.455
8 Fiat Strada 4.570
9 VW Voyage 4.446
10 Fiat Toro 4.400
11 Honda HR-V 4.317
12 Toyota Etios 4.055
13 Jeep Compass 3.985
14 VW Fox/CrossFox 3.923
15 Fiat Mobi 3.902
16 VW Saveiro 3.590
17 Jeep Renagade 3.509
18 Nissan Kicks 3.501
19 Hyundai Creta 3.487
20 VW Up! 3.383
21 Fiat Uno 3.367
22 Honda Civic 2.979
23 Toyota Etios Sedã 2.971
24 Fiat Palio 2.836
25 Toyota Hilux 2.827
26 Ford Ka sedã 2.740
27 Hyundai HB20S 2.692
28 Fiat Siena 2.631
29 Honda Fit 2.432
30 Ford EcoSport 2.217
31 Chevrolet Cobalt 2.139
32 Renault Duster 2.090
33 Chevrolet Spin 2.052
34 Nissan March 2.034
Chevrolet S10 2.034
36 Nissan Versa 1.903
37 Renault Logan 1.892
38 Ford Fiesta 1.653
39 Chevrolet Cruze 1.645
40 Chevrolet Montana 1.493
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Parabéns para FCA e Quatro Rodas pela excelente venda do Compass.

  2. EDUARDO MARTINS DOS REIS

    Alguém consegue explicar porque o MB Classe C aparece duas vezes na lista de emplacamentos da Fenabrave? Uma vez como sedan médio (341 un.) e outra como sedan grande (142 un.). Então vendeu 483 unidades no total?

  3. Igor Pricandi

    SAN N você insinua que as vendas do compass se devem à quatro rodas. Ok, mas fosse assim o peugeot 208,408,2008 ou ainda o ford focus, entre outros, venderiam mais que pãozinho quente.

  4. Paulo Sérgio

    A nova Tracker até que vendeu bastante!!! Pois a GM não tem esse carro em concessionária alguma desde seu lançamento, não sei onde acharam esses 470 unidades!!! O produto é excelente! Conjunto Top, melhor que vários de sua concorrência, o problema é Lançar o produto e não ter para vender!!!

  5. Gustavo Melo

    Brasileiro compra pensando na revenda (Onix, HB20) ou segue modinha dos USA (Corolla, HR-V, Compass).

  6. É deprimente ver um mercado que valoriza tanto um tipo de carro que não é bom em nada, o SUV. Não é estável como um sedã ou hatch, mas custa mais caro. Não é espaçoso como um sedã. Não é rápido como um hatch. Não é econômico. Mas sempre custa caro. NO caso do Kicks, a base é um March.. Um carro inseguro por natureza. Nunca foi bem em crash tests. É apertado, totalmente urbano. Não dá para entender.. E ainda usa o pior dos câmbios jamais inventado, no quesito prazer em dirigir.. Deprimente.

  7. Matheus Bonamigo

    Não se deve generalizar. Os SUV ou Crossovers surgiram como bons automóveis, tais como Edge, Veracruz, Santafé, Sorento, Captiva etc. Todos muito bem equipados, seguros, confortáveis… Porém, percebeu-se que podiam fazer os SUVs compactos, só que elevando e muito o preço, base de carro popular e por aí vai. Aí o cara compra um carrinho desses aí é acha que é SUV. Para né… Não dá pra ser tão cego assim.

  8. Matheus Bonamigo

    Pra finalizar, o único que se salva é o Compass… Pq o resto…