Vendas em fevereiro: Ka encosta no HB20 e Compass passa Renegade

Civic e Creta vão bem; Onix, HR-V e Corolla permanecem líderes em seus segmentos

Jeep Compass, Honda Civic, Hyundai Creta e Ford Ka

Apesar da aparente recuperação da economia brasileira, o mercado automotivo registrou, no último mês de fevereiro, um dos piores resultados dos últimos anos. Com 132.405 unidades emplacadas (automóveis + comerciais leves), a retração foi de 7,8% em relação a janeiro e 6,8% em relação a fevereiro de 2016.

Isso se reflete no ranking de vendas individuais, com mudanças, em grande parte das vezes, provocadas pela redução de emplacamentos de alguns modelos.

Líder de 2015 e 2016, o Onix caminha para mais um ano de vitória. Apesar de vender 1.920 a menos em comparação com janeiro, o hatch permanece na liderança com 11.980 exemplares – e 25.880 no acumulado do ano. Na terceira colocação e com 5.765 unidades emplacadas, o Ka encostou no vice HB20, que caiu nas vendas (6.521) e tem a segunda colocação ameaçada também no acumulado, onde tem 13.883, contra 12.843 do Ford.

Na Volkswagen, mesmo com o fôlego tomado pelo Gol (em quarto lugar nos ranking mensal e acumulado), o Up! ainda não se recuperou e permanece atrás do Fiat Mobi. O compacto fechou o mês em 14º lugar com 2.666 unidades, contra 3.049 do Mobi, em 11º colocado.

Ainda nos hatches, o segmento dos médios encolhe cada vez mais. O Cruze hatch foi o líder no mês (386 emplacamentos), mas com vantagem mínima para o Focus (380) e Golf (377).

Entre os sedãs médios, o Civic viu seus emplacamentos subirem (de 2.028 para 2.429), mas permaneceu atrás do Corolla. Apesar das vendas mais baixas em relação aos meses anteriores (3.469), o Toyota se mantém na liderança. Em terceiro, bem atrás, ficou o Cruze (892), seguido por Focus Fastback (329) e Jetta (282).

Por fim, o segmento dos SUVs foi o único a crescer em fevereiro. O HR-V segue líder, com 3.594 mensais e 6.861 no acumulado. Já o segundo lugar da categoria tornou-se uma disputa familiar entre os Jeep. O Renegade emplacou 2.951 exemplares no mês, contra 2.719 do Compass. No acumulado do ano, é o Compass quem se sai melhor: 5.812, contra 5.681.

O quarto lugar em fevereiro ficou para o Hyundai Creta, que em seu primeiro mês cheio de vendas já emplacou mais do que EcoSport, Duster e Kicks – este último ganhou recente uma versão intermediária e assumiu o posto de quarto colocado no acumulado do ano.

Emplacamentos em fevereiro (dados da Fenabrave)

1 Chevrolet Onix 11.980
2 Hyundai HB20 6.521
3 Ford Ka 5.765
4 Volkswagen Gol 4.564
5 Renault Sandero 4.181
6 Honda HR-V 3.594
7 Fiat Toro 3.582
8 Toyota Corolla 3.469
9 Chevrolet Prisma 3.368
10 Fiat Strada 3.289
11 VW Fox/CrossFox 3.156
12 Fiat Palio 3.082
13 Fiat Mobi 3.049
14 VW Saveiro 2.992
15 Jeep Renegade 2.951
16 Jeep Compass 2.719
17 VW Up! 2.666
18 Toyota Etios 2.656
19 VW Voyage 2.442
20 Honda Civic 2.429
21 Hyundai Creta 2.331
22 Fiat Uno 2.108
23 Hyundai HB20S 2.105
24 Honda Fit 2.101
25 Nissan Kicks 2.086
26 Toyota Etios Sedã 2.054
27 Toyota Hilux 2.034
28 Fiat Siena 2.015
29 Chevrolet Cobalt 1.745
30 Ford EcoSport 1.734
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Gustavo Melo

    Seguindo a tendência mundial, HR-V em breve tomará a coroa do Corolla entre os médios, mesmo com o facelift do sedan. Toyota com CH-R e Volkswagen com T-Cross devem agir rápido para desbancar o Honda. Motor TSI e design próximo do Audi Q3 podem favorecer o Volks, caso o preço seja competitivo.

  2. A Ronda não foi aquela que apanhou no UFC?