Vendas de sedãs compactos: domínio do Prisma, ascensão do Etios

Entre os compactos premium, líder foi o Chevrolet Cobalt, seguido pelo Honda City

Remodelado em 2016, o Chevrolet Prisma foi o grande campeão de vendas no segmento dos sedãs compactos, repetindo o resultado de 2015 – mas com uma leve queda no acumulado de 12 meses, passando de 70.336 para 66.337 emplacamentos.

Em segundo lugar veio o Hyundai HB20S (46.023) , que trocou de posição com a dupla Siena / Grand Siena (33.478) na comparação com 2015. No caso do Fiat, vale lembrar que a versão de entrada Siena EL saiu de linha definitivamente na virada do ano.

1 Chevrolet Prisma 66.337
2 Hyundai HB20S 46.023
3 Fiat Siena / Grand Siena 33.478
4 Toyota Etios sedã 29.791
5 Volkswagen Voyage 26.074
6 Ford Ka sedã 24.663
7 Renault Logan 23.707
8 Chevrolet Cobalt 22.466
9 Nissan Versa 21.897
10 Honda City 15.422
11 Chevrolet Classic 11.53
12 Ford New Fiesta 1.637
13 Lifan LF 530 817
14 Chery Celer sedã 508
15 JAC J3 Turin 444

A quarta posição ficou com o Toyota Etios sedã (29.791), um grande avanço sobre o 9º lugar obtido em 2015. Entre todos os modelos do segmento, ele foi o único que teve vendas maiores em 2016 do que em 2015 (quando emplacou 26.052 unidades).

A linha Etios teve como grandes novidades no ano a reformulação do criticado interior, adição de comandos variáveis no motor e a opção de câmbio automático. Segundo a própria Toyota, as configurações com câmbio automático já respondem por 60% das vendas da linha – no caso do sedã, pelo perfil de consumidor, essa proporção deve ser ainda maior.

Entre os ultrapassados pelo Etios estão o Volkswagen Voyage (em 5º, com 26.074), Ford Ka sedã (em 6º, com 24.663) e Renault Logan (em 7º, com 23.707).

Considerando a categoria secundária de sedãs compactos premium, numa faixa de preços um pouco acima, o líder foi o Chevrolet Cobalt (22.466), seguido pelo Honda City (15.422), invertendo as posições de 2015.

Em meio a rumores de que terá sua comercialização no Brasil encerrada, o Ford New Fiesta importado do México teve desempenho bem discreto, com apenas 1.637 emplacamentos no ano.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Marco Antonio Cardoso Andrade

    Etios é um carro que se compra pela razão. Bom espaço interno, porta-malas super espaçoso, ótimo motor, câmbio bem acertado…