Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Trato feito: PSA é a nova proprietária da Opel / Vauxhall

Marcas faziam parte da GM há quase 90 anos, mas agora pertencem aos franceses

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 mar 2017, 11h39 - Publicado em 6 mar 2017, 11h36
Linha opel
Opel Astra e todos os seus antecessores. Entre eles as gerações do Kadett, que também deu origem ao Chevette (Divulgação)

Agora é oficial: Opel e Vauxhall passam a fazer parte do grupo francês PSA, que incluía Peugeot, Citroën e DS. A compra das duas marcas europeias, que pertenciam à General Motors há quase 90 anos, teria sido fechada durante o final de semana e movimentou a quantia de 3,8 bilhões de euros.

O que ficou definido foi o pagamento de 1,3 bilhão de euros pelas duas marcas, enquanto as operações financeiras da Opel serão adquiridas pela Peugeot e pelo BNP Paribas, um dos três maiores bancos da França, por cerca de 900 milhões de euros. O acordo também permite que a General Motors compre até 4,2% do capital da Peugeot (que valem cerca de 1,6 bilhão de euros), mas a GM não teria direito de voto. 

logo opel
A Opel fazia parte da GM desde 1929 (Divulgação)

Este negócio seria o maior da indústria automotiva desde a formação da FCA Fiat Chrysler Automobiles. Por trás da compra das duas marcas estão seis fábricas de automóveis, cinco fábricas de componentes e o centro de engenharia de Rüsselsheim, na Alemanha. A PSA absorverá 40.000 funcionários. A GM ficará apenas com o centro de engenharia de Turim, na Itália.

linha Opel
Muitos modelos da foto foram vendidos no Brasil nos anos 1990 e no início dos anos 2000 (Divulgação)

A Opel foi adquirida pela GM em 1929, durante a “Grande Depressão”. A empresa, criada por Adam Opel em 1862, fabricava apenas bicicletas e máquinas de costura até 1898. Já a Vauxhall, que produz modelos Opel na Inglaterra, está sob controle da GM desde 1925. Muitos modelos e derivados fizeram história no Brasil, tais como Opala, Chevette, Kadett, Omega, Vectra, Astra, Corsa, Zafira e Meriva.

E o futuro?

Não vá pensando que a partir da próxima semana o Opel Astra passará a usar motor THP e que o Corsa será uma variação do Peugeot 208. Negócios como este demoram anos para serem concluídos e a Opel continuará colaborando com a GM enquanto houver plataformas e componentes compartilhados.

gama opel astra
A nova geração do Astra, que também deu origem à nova Zafira (Divulgação)

Nada impede que os modelos da Opel possam chegar em outros mercados como alternativa aos franceses. Mas o maior interesse da PSA está na economia de escala que terá ao compartilhar componentes entre as cinco marcas. Espera-se que até 2026 a economia chegue aos 1,7 bilhões de euros, com expectativa de lucro anual de 6%.

A gama de produtos Opel está atualizada. O Corsa é de 2014, o Astra de 2015 e a nova geração do Insignia (substituto do Vectra na Europa) deve chegar ao mercado nos próximos meses, vendido também pela GM sob as marcas Buick e Holden – um exemplo de que a GM por enquanto não deve cortar totalmente os laços com sua ex-filial. 

Continua após a publicidade
ss
Opel Crossland X: a plataforma é a mesma do Peugeot 3008 (Divulgação/Quatro Rodas)

Por outro lado, o Opel Crossland X, a ser lançado esta semana no Salão de Genebra, já é fruto de parceria firmada entre Opel e PSA antes mesmo da troca de comando.

Substituto do Meriva, o crossover foi desenvolvido junto dos Peugeot 3008 e 5008: eles compartilham a plataforma EMP2 da PSA. Seu motor é Opel. E como curiosidade, o Opel Vivaro atual é basicamente um Renault Trafic com outro logotipo. Isso deve ser mudado pela PSA em breve. 

Com a venda da Opel, a General Motors perde 10% de seu volume de vendas. Por outro lado, os lucros da GM terão impacto positivo imediato: desde 1999 a Opel dava prejuízo anual ao redor do bilhão de dólares. Agora, a principal marca da GM na Europa será a Cadillac, pois desde o início de 2016 a Chevrolet vende apenas o Camaro por lá.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.