Toyota Land “Speed” Cruiser torna-se o SUV mais veloz do mundo

Com mais de 2.000 cavalos, ele atingiu uma velocidade máxima de 370 km/h

SUV tem dois turbocompressores capazes de gerar 55 psi cada (divulgação/Toyota)

Utilitários esportivos não nasceram para correr. No entanto, isso não significa que a gente não possa se divertir ao volante de SUVs superesportivos como Porsche Cayenne Turbo S e Mercedes-Benz ML 63 AMG, apenas para citar dois exemplos.

A Toyota resolveu se juntar a este seleto grupo em grande estilo com um Land Cruiser especial. Projetado para o SEMA Show 2016, o carro atingiu 370,18 km/h de velocidade máxima, superando os 340 km/h do antigo recorde pertencente a um Mercedes-Benz GLK preparado pela Brabus, que tem 750 cv e torque máximo de 137,6 mkgf.

Vários componentes originais foram trocados pela Toyota (divulgação/Toyota)

O Land Cruiser original utilizado como base tem um V8 de 5,7 litros e 386 cavalos. A preparação foi centrada em  dois gigantescos turbocompressores Garrett, com caracóis do tamanho de bolas de vôlei, capazes de gerar 55 psi de pressão.

Outras peças também foram substituídas para suportar a preparação, incluindo pistões, bielas, transmissão (empregada em veículos de competição) e o coletor de admissão. A preparação, feita pelo departamento de competições da Toyota, calcula ter extraído mais de 2.000 cavalos!

O motor V8 de 5,7 litros ganhou dois turbos e ultrapassa os 2.000 cv!

O motor V8 de 5,7 litros ganhou dois turbos e ultrapassa os 2.000 cv (divulgação/Toyota)

Toda essa potência é despejada no asfalto por uma transmissão de três marchas específica para arrancadas. Para mantê-lo sob controle, o enorme SUV foi drasticamente rebaixado, reduzindo o acúmulo de ar turbulento passando por debaixo do veículo.

A estrutura do apropriadamente chamado Land “Speed” Cruiser foi reforçada, o peso dos supérfulos aliviado (o original tem mais de 2,6 toneladas!) e a suspensão modificada para incrementar a estabilidade, de acordo com as sugestões de Carl Edwards, um ex-piloto de NASCAR.

Em uma pista com quatro quilômetros de extensão localizada na Califórnia, Edwards atingiu 370,18 km/h – e, segundo a Toyota, só não foi além por falta de pavimento. “Tudo o que eu pude pensar foi na equipe me dizendo ‘não importa o que aconteça, continue acelerando!'”, disse Carl.

Assista abaixo aos bastidores do recorde batido pela Toyota na Califórnia:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s