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Toyota Etios usado é melhor e ainda mais barato que carro popular 1.0

Seguro, econômico e bom de dirigir, Toyota Etrios tem versões com câmbio automático por menos de R$ 40.000 e fica bonito com a convivência diária

Por Felipe Bitu
Atualizado em 26 dez 2023, 15h39 - Publicado em 27 Maio 2023, 23h03
Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Toyota Etios XLS 1.5 A/T (Acervo/Quatro Rodas)

A Toyota se especializou em produzir automóveis duráveis e confiáveis, mas de estilo funcional e às vezes controverso. Foi assim com o jipe Bandeirante, com o Corolla e com o Etios, sua primeira aposta entre os compactos.

Por dentro ou por fora, é difícil os donos se encantarem pelo visual e pelas soluções singulares do Toyota Etios. São os instrumentos no centro do painel, de difícil leitura, o limpador de para-brisa único e até o tampão do porta-malas pendurado apenas por um barbante. Felizmente, a primeira impressão nem sempre é a que fica.

Toyota Etios
Os designers não economizaram nos vincos na hora de desenhar a carroceria (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Como um bom Toyota, o Etios apela para o lado racional: trata-se de um automóvel robusto, ágil, econômico e seguro, qualidades oriundas de um projeto moderno (que resultou em 4 estrelas para adultos e 2 para crianças na primeira fase do Latin NCap).

Toyota Etios
Painel de instrumentos central: ousadia no bem-comportado visual do carro (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Integrante da nossa frota de Longa Duração, o Etios revelou suas virtudes como produto e a maturidade do pós-venda. Todas as peças de desgaste normal são oferecidas a pronta entrega e o atendimento é sempre pontual, eficiente e com preço justo: a rede não sofre da famosa empurroterapia. Resultado: o carro foi o grande vencedor de nossa pesquisa de satisfação Os Eleitos 2015.

Toyota Etios
Na traseira, o piso tem um degrau pequeno entre os assentos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Toyota Etios foi lançado no Brasil no fim de 2012 com motor 1.3 16V, com bons 90/84 cv e torque de 12,8/11,9 kgfm (álcool/gasolina), números mais que suficientes para impulsionar seus 945 kg com muita agilidade e consumo comedido. No ano seguinte, ganhou a opção do motor 1.5 16V de 96,5/92 cv e 13,9 kgfm.

Toyota Etios
O porta-luvas tem saída de ventilação do ar-condicionado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Quem busca o melhor custo-benefício deve levar a versão XS, que traz o que interessa: ar-condicionado, direção elétrica, som com MP3 e USB, vidros e travas elétricos e conta-giros, além de maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.

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Toyota Etios Cross
Toyota Etios Cross (André Lessa/Quatro Rodas)

Para bolsos mais recheados, há a XLS 1.5, com farol de neblina, roda de liga aro 15, alarme com travamento a distância e melhor acabamento interno. Ou a Platinum (lançada em 2014) com mais cromados, lanternas fumê, sensor de ré e bancos de couro.

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Sedãs até 45 mil reais
Painel preto surgiu em 2014 (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Se a grana está curta, opte pela versão X, com ABS e travas e vidros elétricos (o ar é opcional). Existiu ainda uma versão básica (sem denominação), com grade sem pintura. Como não traz freios ABS ou direção elétrica, ela encalha nas lojas.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Por fora, quase nada mudou – o que pode ser um problema (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Toyota Etios foi passando por alterações a cada mudança de ano modelo. Na linha 2014 trocou o painel cinza pelo preto, novos retrovisores e direção elétrica, airbags frontais e freios ABS passaram a ser equipamentos de série em todas as versões.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Toyota Etios (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O modelo 2015 ganhou ajuste de altura para o banco do motorista desde a versão de entrada (agora, a 1.3 X), vidro elétrico com função um-toque para o mesmo, maçanetas cromadas e preparação para alto-falantes traseiros (o Etios nunca teve falantes traseiros de fábrica, em nenhuma versão), além de rádio com Bluetooth e comando no som. A versão Platinum ganhou central multimídia com GPS e DVD.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Volante de Corolla, multimídia e painel digital surgiram no modelo 2017 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 2016, a novidade foi a série Etios White Pack, com frisos laterais na cor do carro, sensor de estacionamento, tapete para porta-malas e sempre na cor branco pérola, para justificar o nome.

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Toyota Etios XLS 1.5 A/T
O painel digital com tela dupla exibindo o conta-giros foi emprestado pelo Prius (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Os Toyota Etios mais sofisticados são os vendidos a partir do modelo 2017. Foi quando ganhou o mesmo quadro de instrumentos digital do Prius na tentativa de melhorar a visibilidade das informações, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e nova padronagem no acabamento interno.

Ao mesmo tempo, os motores 1.3 e 1.5 litro foram atualizados e ganharam comandos variáveis na admissão e no escape, Dual VVT-i. O 1.3 passou a render 98/88 cv e 12,8/12,3 kgfm. Já o 1.5 passou aos 107/102 cv e 14,4/14 kgfm. O câmbio manual passou a ter seis marchas e o compacto da Toyota ainda ganhou como opcional o câmbio automático de 4 marchas que era usado no Corolla. 

Toyota Etios
Câmbio do Etios tem apenas quatro marchas, mas não compromete (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A partir desse momento, desde a versão de entrada Etios X o compacto passou a ter computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico; travas elétricas.

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ETIOS
Versão XS se diferencia da X pelo motor 1.5, multimídia e piloto automático (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Após isso, a última evolução importante foi feita em 2018, quando ganhou uma leve atualização na dianteira, lanternas fumê e controles de estabilidade e tração se tornaram equipamentos de série em todas as versões, forçando a mesma movimentação nos rivais diretos. Mas o lançamento do Toyota Yaris no mesmo ano minou o interesse pelo Etios, que deixou de ser vendido no Brasil em 2021. Contudo, segue em produção no Brasil até hoje apenas para exportação.

ETIOS
Motor 1.3 16V tem 98 cv e 13,1 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Principais defeitos do Toyota Etios

  • ACABAMENTO INTERNO – Nas versões básica, X e XS, verifique qual é o estado geral de botões, difusores de ar, laterais de porta, maçanetas internas e manivelas dos vidros, que podem apresentar algum problema de funcionamento.
  • SUSPENSÃO – Superdimensionada, ela costuma resistir inabalável às péssimas condições de nossas ruas e estradas. Os batentes dos amortecedores são os primeiros a manifestar seu desgaste através de batidas secas em fim de curso, mas convém analisar os amortecedores, que não devem apresentar vazamentos.
  • EMBREAGEM – Nos primeiros dois anos seu acionamento era por cabo e algumas unidades apresentaram trepidação e ruídos que só foram eliminados com a substituição de alguns componentes (veja na seção Autodefesa). Rangido no pedal costuma ser resolvido com a troca e o ajuste do cabo de acionamento.
  • PARTIDA DIFÍCIL – Bicos injetores sujos podem causar o problema, mas o principal vilão é o regulador de pressão de combustível danificado. A limpeza dos bicos (com substituição do filtro de combustível) e a troca do regulador resolvem o problema.
  • BARRA ESTABILIZADORA – Falha na solda pode provocar barulhos na suspensão traseira, conforme mostrado na seção Autodefesa.
Toyota Etios
Motor 1.5 gera 96,5 cv de potência com etanol (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O que dizem os donos do Toyota Etios?

Nome: João Guilherme Aguiar
Idade: 55 anos
Profissão: engenheiro civil
Cidade: Campinas (SP)

O QUE EU ADORO – “Ágil e confortável, ele tem uma dirigibilidade notável graças à estabilidade excelente e ao torque em baixas rotações. O consumo de combustível é baixo e as revisões, baratas”

O QUE EU ODEIO – “O painel central é esquisito, mas logo você acostuma. Ruim mesmo é a ausência injustificável do computador de bordo e da iluminação do porta-malas, mesmo na versão mais completa”

Toyota Etios
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Preços dos Toyota Etios usados (KBB)

2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
X 1.3
R$ 37.688
R$ 40.138
R$ 42.900
R$ 45.309
R$ 48.516
R$ 51.890
R$ 54.471
R$ 58.057
R$ 59.401
X 1.3 AT
 –
 –
R$ 39.895
R$ 53.476
R$ 56.908
R$ 60.017
R$ 63.852
R$ 65.706
X 1.5 AT
 –
 –
 –
R$ 44.046
 –
 –
 –
XS 1.3
R$ 38.057
XS 1.5
R$ 39.376
R$ 42.515
R$ 43.311
R$ 45.931
R$ 52.415
R$ 56.049
XS 1.5 AT
R$ 51.908
R$ 57.591
R$ 61.602
XLS 1.5
R$ 40.978
R$ 42.998
R$ 45.420
R$ 48.415
R$ 53.077
XLS 1.5 AT
R$ 48.217
R$ 58.345
R$ 63.085
R$ 66.537
Platinum 1.5
R$ 47.770
R$ 50.889
R$ 49.459
Platinum 1.5 AT
R$ 54.087
R$ 62.897
R$ 65.061
R$ 66.373
Cross 1.5
R$ 43.265
R$ 42.292
R$ 44.399
R$ 50.498
R$ 52.132
Cross 1.5 AT
R$ 52.350
R$ 59.757
R$ 66.706

Ficha Técnica – Etios XLS 1.5 hatch A/T

 
Preço R$ 57.395
Motor flex, diant., 4 cil., 16V, 13:1, 1.496 cm3; 107/102 cv a 5.600 rpm, 14,7/14,3 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio automático, 4 marchas, tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus 185/60 R15
Dimensões comprimento, 377,7 cm; altura, 151 cm; largura, 169,5 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 965 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 270 l

Teste – Etios XLS 1.5 hatch A/T (com gasolina)

 
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 35,1 s – 150,2 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 6,7 s
Retomada de 80 a 100 km/h (em D) 6,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 11,2 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 14,9 / 27, 2 / 63,7 m
Consumo urbano 11,7 km/l
Consumo rodoviário 15,2 km/l

Teste – Etios X 1.3 hatch MT6 (com gasolina)

 
Aceleração de 0 a 100 km/h 14 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 35,4 s – 144,4 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 6,4 s
Retomada de 80 a 100 km/h (em D) 7,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 11,4 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 17,2/29,9/68,2 m
Consumo urbano 13,4 km/l
Consumo rodoviário 16,2 km/l

PENSE TAMBÉM EM UM… CHEVROLET ONIX

O Onix oferece opção de motor flex 1.0 ou 1.4
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ao contrário do Etios, o Onix é destinado a quem não está disposto a abrir mão de estilo e conveniência: mais bonito por dentro e por fora, traz direção hidráulica, regulagem de altura do assento, um painel melhor e porta-malas maior (280 x 270 litros). O motor 1.0 gera 80/78 cv, mas prefira o 1.4, que rende 106/98 cv.

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