Top ten: as tecnologias que facilitam a vida ao andar de carro

Você não imagina o que tecnologia não faz para poupar o dono do carro de um pouco de trabalho

O DRAMA DO SEM TETO

CRX

Os targas sempre tiveram um sistema de retirada manual do teto, até que aHonda inovou nos anos 90 com um processo automatizado no seu CRX. Atampa traseira se levantava e, depois, dois braços mecânicos puxavam acapota para dentro do porta-malas.

PARADA OBRIGATÓRIA

Volvo XC60

Se algo surgir à frente do Volvo XC60 de 2007, o motorista precisa frear. Ou pode deixar para o sistema City Safety, que evita colisões ao parar o carro automaticamente se ele estiver entre 15 km/h e 50 km/h.

CHOVE, CHUVA!

Citroen C3

Quando caem as primeiras gotas, é só acionar a alavanca do limpador. Mas quem tem preguiça de fazer isso deve agradecer à Citroën, que criou o sensor de chuva para o SM (1970-75) e hoje o oferece até para o C3.

DO PONTO DE VISTA

Volvo S80

Para que procurar o veículo de trás no espelho? O Volvo S80 estreou em 2007 o detector de pontos cegos (BLIS), que avisa se há carros ao lado por meio da lâmpada que acende junto ao respectivo retrovisor.

FLANELINHA ELETRÔNICO

VW Tiguan

Não tem jeito para fazer a baliza? Opcional oferecido no VW Tiguan, o Park Assist estaciona sozinho: basta apertar o botão, engatar a ré e tirar as mãos do volante, que ele faz o resto ¿ o motorista só precisa frear.

DEIXA QUE EU CHUTO

Ford Kuga

Ideal para quem sai do mercado ou da loja cheio de sacolas, o Ford Kuga estreou na linha 2012 o opcional que abria o porta-malas passando o pé sob o para-choque, recurso que depois equipou outras marcas.

ABRAÇO AUTOMÁTICO

VW Corrado

Nos anos 70, a Europa passou a exigir o uso do cinto de segurança. Como muita gente esquecia, a VW deu uma mãozinha com um modelo que se afivelava sozinho ao fechar a porta, como o usado no Corrado (foto).

ENTRE SEM BATER

Mercedes Classe S

Lançado em 1991, o Classe S era o mais sofisticado Mercedes. Por isso, tinha vários mimos, alguns quase inúteis. Bateu as portas e uma não fechou direito? Relaxe, um sistema se encarrega de “sugá-la”.

CONTROLE DA SITUAÇÃO

Studebaker

Em 1936, a Studebacker incorporou o Automatic Hill Holder, que precedeu os assistentes de partida em rampas de hoje. Era só começar a subir uma rua e tirar o pé do acelerador para o carro parar sozinho.

BRILHO NOS OLHOS

Cadillac

A partir de 1960, a GM equipou os Cadillac e Buick com o Twilight Sentinel (Sentinela Crepuscular): uma célula fotoelétrica ligava e desligava as luzes sozinhas, uma espécie de avô dos atuais sensores de faróis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Honorio Nozaki

    Blis em veículo popular Nacional?