Sucessor do Passat CC, novo Volkswagen Arteon é revelado

Com visual e dinâmica de cupê, novo sedã será apresentado em Genebra

Dianteira tem harmonia entre os filetes da grade e os faróis

Dianteira tem harmonia entre os filetes da grade e os faróis

A Volkswagen volta a investir em produtos focados no segmento premium com o novo Arteon. Substituto do CC, que ainda não havia sido contemplado no portfólio da nova geração do Passat, o sedã com perfil de cupê (ou cupê de quatro portas, para o marketing da VW) definitivamente ganha nome e identidade próprios.

Baseado na plataforma modular MQB alongada, seu destaque visual é a dianteira, com uma ampla grade cujas linhas são continuadas pelos faróis de leds, terminando em curvas ascendentes. O capô invade um pouco da grade e se estende até as caixas de roda, dando uma sensação de amplitude.

Capô tem vincos e amplitude, invadindo o topo da grade

Capô tem vincos e amplitude, invadindo o topo da grade (Volkswagen/Divulgação)

O perfil limpo, com vincos marcantes mas sóbrios nas laterais, traz um teto com o típico caimento suave dos sedãs metidos a cupês. A traseira é arrematada por um spoiler, como no CC, com lanternas horizontais também de leds.

Perfil do teto é o de um sedã com jeito de cupê

Perfil remete ao do Audi A5, com fendas logo abaixo dos retrovisores

A Volks afirma que o objetivo do Arteon é ser um Gran Turismo, um nível de sofisticação acima do Passat, com dinâmica e visual mais esportivos, combinados com o conforto e espaço de um sedã tradicional. Segundo a marca, o espaço para as pernas e cabeças no banco traseiro aumentou em relação ao CC, assim como o porta-malas, que agora comporta no mínimo 565 litros.

Motorização topo de linha tem 280 cavalos, com tração integral

Por dentro, o estilo é mais sóbrio, sem fugir do padrão Volkswagen. Há novidades interessantes, como o painel totalmente digital já existente nos Audi, central multimídia de 9,2 polegadas e head-up display. Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos em todas as versões.

Painel TFT configurável e central multimídia com tela de 9,2 polegadas

Painel TFT configurável e central multimídia com tela de 9,2 polegadas

Além da configuração básica de equipamentos, já bem recheada, o Arteon será lançado com os pacotes Elegance (mais sofisticado) e R-Line (mais esportivo). Ambas oferecem acabamento de couro Alcantara, com detalhes em alumínio, aço inoxidável ou preto brilhante.

Na configuração R-Line, bancos e volante trazem grafismo exclusivo

Na configuração R-Line, bancos e volante trazem grafismo exclusivo

Já as opções de motorização são seis, todas de quatro cilindros. Com gasolina, o básico é o novo 1.5 TSI de 149 cavalos, seguido pelo 2.0 TSI com 190 cavalos e uma configuração mais potente do mesmo 2.0, com 280 cavalos.

Espaço no banco traseiro foi ampliado

Espaço no banco traseiro foi ampliado; há saídas de ar-condicionado dedicadas

A diesel, serão disponibilizados três configurações do 2.0 TDI, com 148, 190 e 239 cavalos. As opções de câmbio se distribuem entre manual de 6 marchas e DSG de 7 marchas, com a oferta da tração integral 4Motion nos TSI e TDI mais potentes.

Traseira tem spoiler e lanternas horizontais com leds

Traseira tem spoiler e lanternas horizontais com leds

Entre os auxílios oferecidos ao motorista estão sistemas que estreiam na linha VW, como o novo piloto automático adaptativo capaz de agir conforme os limites de velocidade e dados de trânsito das vias, e os faróis adaptativos conectados ao GPS para antecipar a iluminação de curvas – algo que também já existe nos Audi mais sofisticados.

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  1. Ronaldo Kravicz

    Show de bola…um carro pra quem quer espaço e pode carregar a família com estilo!

  2. Igor Pricandi

    Ficou bastante interessante. Mas mesmo que um dia chegue aqui, será carro de nicho de nicho, como foi o cc. Comprei o meu passat “comum” em julho e até agora não encontrei mais que uns cinco irmãozinhos dele nas ruas. E olha que estou em são paulo. Imagine o arteon, nem importa o preço.

  3. Victor Carvalho

    Que motorização mais broxante… Nada de um V10 de origem Audi? Só esse “2.0 trêskilimei”?

  4. victor carvalho vc quer motor v10 num VW? volkswagen quer carro pra vender, se quer carro v10 é pra isso que ela possui a audi.

  5. Marcos Vianna

    Avisa o Sr. Victor que se ele quer potência a VW além da Audi, Porsche e Lambo tem um motorzinho W16 com4turbo compressores e 1.520 cavalos e torque de 163,1 Que equipa o novíssimo Bugatti Chiron, bem diferente do provável Uno Fire que ele tem na garagem KKKKK , Encomenda um Arteon na VW e pede para colocarem esse motorzinho! KKKKKKKK