Substituto de Palio e Punto, Fiat X6H já roda na versão Sporting

Novo hatch compacto premium substituirá Palio e Punto, e pode começar a chegar nas lojas em abril

A Fiat entra em 2017 com a promessa de lançar dois carros inéditos. Um deles é o “projeto X6H”, hatch compacto ainda sem nome definitivo que terá a difícil missão de substituir, de uma só vez, Palio e Punto. Existe a possibilidade do nome Palio não ser abandonado.

O novo modelo em questão é este que aparece nas fotos do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, já com carroceria definitiva. O início da produção em série do X6H na fábrica de Betim (MG) está previsto para março – o lançamento pode acontecer já em abril.

,Dianteira tem faróis estreitos e longos como os do Tipo, mas para-choque terá personalidade própria

,Dianteira tem faróis estreitos e longos como os do Tipo, mas para-choque terá personalidade própria (Marlos Ney Vidal)

O ponto de partida para o estilo do X6H foi a nova geração do Fiat Tipo fabricada na Turquia. Terá faróis estreitos e delgados que se integram à grade, além de lanternas traseiras horizontais muito parecidas. Um vinco ligará os faróis às lanternas, marcando a lateral.

No carro das fotos os para-choques têm mais recortes (no caso da peça traseira, há duas aberturas circulares nas extremidades que podem ser refletores ou saídas de ar), além de rodas aro 16″, elementos quer indicam se tratar da versão esportiva Sporting.

Ao contrário do Tipo, o X6H terá placa no para-choque traseiro

Ao contrário do Tipo, o X6H terá placa no para-choque traseiro (Marlos Ney Vidal)

Na foto acima, também é possível notar o formato do spoiler com brake light integrado, dando continuidade às linhas do teto.

Mas apesar das semelhanças de estilo com o Tipo europeu, o X6H usará uma plataforma própria, cerca de 10 cm mais curta que a do Tipo. Com isso, além de portas traseiras menores, o hatch brasileiro terá distância entre eixos muito próxima dos 2,53 m do Grand Siena. A vantagem estará no espaço interno, que poderá ser mais amplo que o do Bravo.

Fabricado na Turquia, o novo Fiat Tipo será vendido na Europa

Alguns elementos de design do novo Fiat Tipo deverão ser vistos no X6H (Divulgação)

Substituir Palio e Punto por um só foi a solução encontrada pela Fiat para evitar a canibalização em sua gama de modelos. Hoje o Palio 1.0 Attractive pode ser encontrado nas lojas por R$ 38 mil, enquanto um Uno 1.0 Attractive sai por R$ 39 mil. Ao mesmo tempo, o Palio 1.4 Attractive custa R$ 46 mil, contra os R$ 48 mil pedidos pelo Punto 1.4 Attractive.

Maior que o X6H, o novo Tipo substitui o Punto e o Bravo na Europa

Maior que o X6H, o novo Tipo substitui o Punto e o Bravo na Europa (Divulgação)

Para isso, a gama de motores e equipamentos do Fiat X6H será abrangente. A versão de entrada Attractive estará disponível com motor 1.0 Firefly de três cilindros de 77 cv e com o 1.3 Firefly de quatro cilindros e 109 cv, este com opção de câmbio automatizado Dualogic.

Já as versões Essence e Sporting terão motor 1.8 E.TorQ Evo de 139 cv com opção de câmbio automático de seis marchas. Tanto o 1.3 como o 1.8 terão sistema start-stop e controles de estabilidade e tração, já disponíveis para o Uno.

Fiat Tipo tem mesmo volante da Toro e central multimídia destacada no painel

Fiat Tipo europeu tem mesmo volante da Toro e central multimídia destacada no painel (Divulgação)

O segundo lançamento do ano pode ser justamente a variante sedã, chamada de X6S. Este teria como objetivo substituir o Linea e versões mais caras do Grand Siena, que tende a ser mantido em linha como sedã mais em conta da Fiat. Sobre ele, porém, as informações ainda são escassas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Igor Pricandi

    Semelhança só se forem nos detalhes, faróis, lanternas e grade. Nada mais. Pelo que dá pra ver tudo é diferente. Portas, laterais, capô. Pelo pouco que dá pra ver o Punto atual se tivesse recebido um tapa bem feito no visual externo e interno ainda seria mais bonito.

  2. bruno fagundes

    E esse painel?? Está me soando uma cópia barata dos Audi

  3. Alex Andrade

    Tipo? Esse carro está parecendo uma versão maior do Mobi! Espero estar errado… Dona Fiat que se cuide com esses carros de estilo duvidoso…

  4. Anderson da cruz silva

    Vamos ver se melhora também em câmbio.
    A Fiat é péssima no manual e automático.O manual parece que vai sai da base,super longo.
    Tome exemplos pelo dá Volkswagen.
    Curtos e sempre na mão.

  5. A Fiat poderia pegar o embalo dos motores GSE e aplicar aos E.torQ 1.6 e 1.8 bloco e cabeçote em alumínio mais o comando de válvulas variável.

  6. Vai ser tipo um UNÃO !!

  7. Infelizmente carro zero se tornou proibitivo para mim. Graças ao nosso querido governo, graças as montadoras que colocaram os preços na estratosfera, de 2016 pra cá e de 2017 em diante, só compro carro usado.

  8. Flavio Vinicius

    Sacanagem mano, Meu pai tem um punto tjet 2013 ,branco, lindo demais, ai a Fiat chega e tira o carro de linha sendo, que ele é um baita carro e agora a coisa vai mudar

  9. arthur bezerra

    Depois de vinte anos, saí da Fiat e fui pra Hyundai e estou maravilhado com o HB 20. Fiat, tchau querida.

  10. Nicelio Melo do Nascimento

    O nome Palio já deu a exemplo de Gol outro nome defasado, com relação ao carro acredito ser um bom projeto vai ter espaço interno e uma motorização eficiente a FIAT precisa se renovar o consumidor mudou sabe analisar e comprar carro!