SP: Justiça determina inspeção veicular em 128 cidades

Prazo para que sistema comece a funcionar é de 18 meses

sustentabilidade

A 14ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo determinou que 128 municípios do Estado adotem o sistema de inspeção veicular. A decisão, obtida por meio de liminar do Ministério Público do Estado, também obriga que todos os veículos movidos a diesel em São Paulo passem pelo procedimento.

De acordo com o MP, o governo estadual não cumpriu as determinações do Plano de Controle de Poluição Veicular, publicado em março de 2012. Ele se baseia numa resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A inspeção poderá ser promovida pelo próprio governo estadual, por um órgão estadual, como o Departamento de Trânsito (Detran), ou em parceria com os governos municipais. Também é possível fazer, por meio de licitação, a contratação de empresas para realizarem os testes. O prazo para a adequação e início das inspeções é de 18 meses.

A decisão surge num momento de polêmica relativa ao tema na cidade de São Paulo. Há duas semanas, a prefeitura informou que havia encerrado o contrato que tinha com a Controlar, empresa responsável pelos testes no município. Pouco depois, a Controlar respondeu e disse que o vínculo com o governo municipal permanece valendo até 2018.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s