Sete coisas que o Renault Kwid tem e outros carros mais caros não

Entre equipamentos de série e acessórios, Kwid consegue oferecer itens ausentes em modelos de categorias superiores

Ele traz quatro airbags e pode ser equipado com central multimídia e câmera de ré. Mas não tem banco bipartido… (Divulgação/Renault)

Essa matéria passou por uma atualização às 16:37 do dia 10/08/2017 por conta de um correção em relação aos itens de série do Mercedes-Benz Classe C

Faz tempo que um lançamento não causa tanta repercussão quanto o Renault Kwid. O modelo foi um sucesso na pré-venda e pode demorar até quatro meses para ser entregue.

A receita é fácil de entender: preço mais baixo que a média (graças a algumas escolhas e truques do fabricante) combinado a equipamentos exclusivos. Alguns, inclusive, estão ausentes até em modelos mais caros. Conheça sete itens que o Renault mais barato do Brasil tem e outros modelos, não – e não estamos falando da roda de três furos.

Isofix

O sistema Isofix garante que a cadeirinha seja presa sem folgas no banco traseiro (Divulgação/Renault)

O importante sistema de fixação para cadeirinhas é de série em todas as versões do hatch e garante que o assento seja preso diretamente à estrutura monobloco do carro.

O Fiat Mobi, um dos principais rivais do Kwid, não oferece esse item nem como opcional – apesar de disponibilizar o equipamento nas versões vendidas na Argentina. Outros carros de segmento superior, como Renault Sandero e  Citroën Aircross, também não possuem esse tipo de fixação.

O equipamento deverá ganhar ainda mais importância a partir de 2018, quando os novos projetos deverão ter obrigatoriamente o equipamento – em 2020, o Isofix passa a ser obrigatório para todos os carros à venda.

 

Câmera de ré

A câmera de ré fica embutida no logotipo do Kwid. Nas versões com abertura elétrica do porta-malas não há miolo de fechadura (Divulgação/Renault)

O sistema embutido no centro do logotipo será oferecido como um opcional da versão Intense. Já é mais que o Mercedes-Benz C180 até a linha 2017, que não oferecia tal equipamento em nenhum pacote de acabamento.

Atualização: a Mercedes-Benz entrou em contato com QUATRO RODAS para corrigir que a linha 2018 do Classe C conta com câmera de ré em todas as versões.

Abertura interna do porta-malas

O Kwid sempre terá abertura interna do porta-malas; Nas versões mais caras o comando é elétrico (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Esse item frugal representa uma preciosa economia de tempo (especialmente na chuva) em carros sem fechadura e com abertura elétrica. É tão simples que fica difícil entender porque nem o Renault Sandero R.S. topo de linha oferta tal acessório.

 

Cinto de segurança com regulagem de altura

A regulagem de altura do cinto não existe em nenhuma versão do rival Up! (Divulgação/Renault)

Alguns modelos de luxo, como os BMW, possuem um mecanismo que autoajusta o cinto de segurança de acordo com a altura do passageiro e motorista. Não é o caso do Chevrolet Cruze, que não dispõe nem da solução alemã, nem de um mero mecanismo para regular a altura do cinto, como o presente no Kwid.

 

Airbags laterais

Os airbags laterais são embutidos dentro da estrutura dos bancos (Divulgação/Renault)

Um dos destaques do Renault é exclusivo no segmento (Mobi e Up! não oferecem nem como opcional) e ainda raro em modelos mais caros. Pior é o caso do Citroën C3, que chegou a dispor das bolsas infláveis extras antigamente, mas perdeu o item até nas versões com o novo câmbio automático.

 

Alerta do cinto de segurança para o passageiro

O alerta de cinto não afivelado é comum para o motorista, mas não para o passageiro (Divulgação/Renault)

Dois simples sensores – um no assento, outro na trava – avisam que o passageiro não afivelou o cinto de segurança. Todo Kwid terá esse item, que ainda não chegou nem mesmo na versão topo de linha do Duster.

 

Sistema multimídia

Tela sensível ao toque do MediaNAV exige que o dedo seja pressionado contra a película (Divulgação/Renault)

A central MediaNAV com sua tela resistiva está longe de ser a mais moderna do mercado. Mas será uma alternativa atraente no segmento e deverá ter preço competitivo. Um exemplo que a Ford poderia seguir, já que nenhuma versão do Ka e Ka+ oferece esse equipamento cada vez mais requisitado.

Comentários
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  1. Allan Pereira Guimaraes

    Feiura também deveria contar… KwidESGRAÇA!

  2. Não deveria não, pois gosto é “que nem c*”: cada um tem o seu ; )

  3. Lucas Fryday

    Avisa o estagiário que o Sandero RS tem sim abertura interna no porta-malas, desde sempre

  4. Sou fã dos carros da Renault, já tive um Clio e estou no segundo Sandero, que, entre os da categoria, tem maior espaço interno, maior porta-malas, oferece Sistema Multimídia com GPS, regulagem de volante e de banco do motorista, este inclusive de altura, abertura interna de porta-malas, etc. Por estas e outras, mesmo sem ainda não conhecer o Kwid, deva ser uma boa opção.

  5. Marcos Vianna

    Vários itens ultrapassados que o só o lixo do Kwid ainda tem!
    Péssima qualidade do acabamento interno ( O pior da categoria)
    Um único braço de limpador de para brisa ( chega a dar nojo)
    Não tem a opção de roda de liga leve nem na versão mais e nem como opcional SÓ CALOTAS ( MAIS NOJENTO AINDA)
    Antena na capota no melhor estilo vara de pescar dos anos 80 e 90 ( imperdoável)
    Alavanca para abertura do capô no melhor estilo botão de afogador dos anos 70 e 80.
    É o carro mais claustrofóbico do Mercado, para elevar a suspensão e dar um ar de “SUV” as janelas dianteiras e traseiras laterais ficam abaixo da linha dos olhos. para se ter uma idéia o UP! tem 1.50 de altura e o Kwid tem 1,47 de atura mesmo com 18 cm de altura em relação ao solo.
    Reservatório de gasolina para partida a frio e reservatório de água para o limpador de para brisa e o mesmo!!! Acreditem, uma peça só dividida para a água e para a gasolina! Absurdo!!!
    Claustrofóbico: Espaço interno com o maior calor humano possível, pois tanto na dianteira como na traseira você ficara prensado entre a porta e o ombro do passageiro.
    Volante sem regulagem de altura e profundidade e banco do motorista sem regulagem de altura ( Afff)
    Motor extremamente RUIDOSO , Chega a ser torturante acima dos 3.000 giros
    Rodas com 3 Furos!!! Hummmm, sem comentários
    Nota zero no test de segurança e duvido que o modelo nacional atinja mais do que 3 estrelas
    Ou seja! UM LIXO de Carro !!!