Segredos: novo Focus, Fiesta reestilizado e novo EcoSport

Até o fim do ano, a Ford vai mostrar o Fiesta reestilizado, a próxima geração do Focus, o novo EcoSport e o muito esperado Mustang

Quer saber o calendário de lançamentos da Ford daqui até o fim do ano? O primeiro a chegar será o novo Fiesta. Ele só deve estrear em setembro. E não será o exemplar de nova geração, revelado no final do ano passado e que estará debutando nos mercados europeus na mesma época.

Fiesta: camuflagem esconde o que muda

Fiesta: camuflagem esconde o que muda (Ricardo Makino/Quatro Rodas)

Por aqui, a Ford optou por reestilizar o modelo, como testemunha o flagrante feito pelo leitor Ricardo Makino. As mudanças serão mínimas, com retoques em elementos como grade dianteira, faróis e lanternas, de modo que fiquem parecidos (talvez iguais) aos da nova versão europeia.

Lembra do Peugeot 206 1/2, a solução que a Peugeot deu para o nosso 206, quando o 207 chegou à Europa? É mais ou menos isso que deve acontecer com o Fiesta.

Enquanto espera por essa novidade, a Ford vai iniciar o lançamento do novo EcoSport. O plano da fábrica é fazer o modelo reestilizado virar trending topic nas redes sociais bem antes do início das vendas.

Novo EcoSport já roda no Brasil

Novo EcoSport já roda no Brasil (Airton Brito/Quatro Rodas)

Normalmente, essa estratégia tem um efeito colateral indesejado, que é dar ao consumidor a sensação de déjà vu quando o carro chegar de fato às lojas. As primeiras aparições oficiais do EcoSport no Brasil vão acontecer entre julho e agosto, mas o início das vendas será entre outubro e novembro.

(Lourival Magalhães/Quatro Rodas)

Ao contrário do que houve na Europa, ele deve manter o estepe na traseira. Na parte mecânica, o destaque por aqui será o novo motor 1.5 TiVCT de três cilindros, que a Ford já apresentou – saiba tudo sobre ele aqui. Com 137 cv e 16,2 mkgf, deve substituir o 1.6 Sigma nas versões de entrada e intermediárias.

Mudanças importantes também ocorrem no interior, de aspecto inédito e mais refinado, com uma tela multimídia em destaque no painel central. A promessa é de que o acabamento seja melhorado.

No fim do ano chega o novo Focus, aí sim, uma nova geração. E o lançamento aqui será quase simultâneo ao da Europa.

Novo Focus: estreia quase simultânea aqui e na Europa

Novo Focus: estreia quase simultânea aqui e na Europa (Projeção Du Oliveira/Quatro Rodas)

Pelo que já se falou nas publicações estrangeiras, o hatch de quarta geração muda bastante. Começa pela grade, que ganha um recorte na base, perdendo em parte afamosa forma copiada dos Aston Martin.

O capô ganha vincos mais pronunciados, assim como na lateral, em que as formas musculosas destacam a linha de cintura e as caixas de rodas. A área envidraçada ganha novo contorno, evidenciado na projeção por um friso cromado.

Efeito de luz e sombra realçam os volumes na lateral da carroceria

Efeito de luz e sombra realçam os volumes na lateral da carroceria (Projeção Du Oliveira/Quatro Rodas)

O futuro Focus será mais bem equipado, com itens como a central SYNC 3, alerta de mudança involuntária de faixa e faróis full-led, entre outros. Sob o capô, o motor 1.6 Sigma de quatro cilindros cede lugar ao já citado 1.5 TiVCT de três cilindros (que estreia no EcoSport) – mas o potente 2.0 atual continua nas versões mais caras.

Antes do ano acabar, será a vez do Mustang. O esportivo que estreia em outubro, como linha 2018, não será exatamente igual ao mostrado no Salão de São Paulo, em novembro de 2016, mas uma versão reestilizada – e, nesse caso, não tem nada a ver com a adaptação ao gosto local.

Mustang terá reestilização nos EUA

Mustang que vem para o Brasil já será o reestilizado (divulgação/Ford)

O motivo é que a atual geração do modelo, a sexta, lançada em 2015, chegou ao meio do ciclo de vida. Entre as mudanças da nova linha, os destaques são grade e para-choque mais largos, os faróis com novo design e o capô, com aberturas com duas tomadas de ar.

A sétima geração de fato do Mustang ainda está longe, prevista só para 2020.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Diego G. de Lima

    Erro feio, errou rude em não trazer o novo Fiesta, é um carro muito bonito, mas esse facelift é um desrespeito com o consumidor brasileiro.

  2. bertolina assis de souza siquiera

    Parece o Lexus CT200h não?