Seu comparativo
TOP 10 QR
Os carros mais procurados da semana no site Quatro Rodas
  • Novo Sandero
  • Vezel
  • Novo Fox
  • Duster
  • HB 20
  • Golf
  • Novo Ka
  • Corolla
  • Civic
  • Saveiro cab dupla
  • | A-Z |
Newsletter
Assine a Newsletter QUATRO RODAS
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS » Segredo
TEXTO  |RSS |
Segredo: saiba tudo sobre o Novo Palio
Por Jorge Luiz Alves e Gustavo Henrique Ruffo / Fotomontagens: Carlos Arajo | 11/02/2011
Com pressa para se defender do fogo amigo vindo do Uno, o novo Fiat acelera

A segunda gerao do Fiat Palio, desenvolvida sob o cdigo Projeto 326, estava prevista para ser apresentada ao mercado em agosto de 2011. Isso se o novo Uno no tivesse feito tanto sucesso no mercado. A explicao simples: a migrao de compradores transformou o sucesso do Uno em fogo amigo na direo do Palio. O Palio atual, j nem to jovem, acusou o golpe e no apresentou sinais de recuperao.

O carro novo pode acabar saindo em um meio-termo entre maro e agosto, e com a aparncia de mini-Punto. Suas linhas externas j haviam sido reveladas, mas agora voc conhece o carro por inteiro. Inclusive por dentro.

A antecipao do Palio tem outros motivos, todos asiticos. Com a vinda de pequenos da Toyota (o Etios), da Honda (o Brio), da Hyundai (o HB, que pode ser chamado de i15 ou i20) e da Nissan (o March), o segmento de maior volume do mercado brasileiro, j bastante concorrido, vai se tornar um campo de batalha. Chegar antes, no caso do hatch pequeno da Fiat, garante um ambiente j conhecido.

A plataforma do novo Palio a mesma do Uno, mas com entre-eixos maior. Seu projeto prev que ele possa crescer at 15 centmetros. E parece ter sido esse o nmero que a Fiat escolheu, ao menos para o Siena. A nova gerao do sed ter entre-eixos de 2,53 metros para enfrentar Ford New Fiesta e Honda City em p de igualdade.

No Palio, o ganho pode ser o mesmo (mantendo o padro atual) ou um pouco menor, na casa de 8 cm (repetindo o que acontece entre Punto e Linea). Qualquer um desses incrementos encerra uma das maiores queixas atuais: o espao interno reduzido. O Uno tem 3,77 metros de comprimento e 2,38 de entre-eixos. Se o Uno e o novo Palio tiverem balanos dianteiro e traseiro parecidos, o que provvel, o Palio ter comprimento de cerca de 3,90 metros.

Se o novo hatch da Fiat tiver o mesmo entre-eixos do Siena, os 2,53 metros batero com folga o espao interno oferecido pelo VW Gol (2,47), seu maior rival, e ficaro bem prximos do que o Chevrolet Agile (2,54) proporciona, para alegria de quem viaja atrs. Alis, os trs passageiros traseiros vo ter apoios de cabea, mas daqueles que se adaptam ao banco, mantendo a visibilidade traseira intocada sempre que no forem utilizados e iguais aos usados no novo Uno.

Mas h uma questo nesse ganho de espao: novamente o problema da concorrncia em casa, agora com o Punto. Ele tem 2,51 metros de entreeixos menor que o Palio promete ser. Se isso se confirmar, a Fiat resolver a disputa entre Uno e Palio atual para criar outra, mais feroz, entre o Palio novo e o Punto. E ser uma briga que tem tudo para deixar o Punto em maus lenis, j que a reestilizao do compacto premium, que o deixar parecido com o Punto Evo europeu, at meados deste ano, bem sutil. Com um Palio mais contido, mas capaz de enfrentar o Gol, a Fiat pode evitar canibalizaes.

O parentesco do novo carro com o Uno dar ao painel dianteiro do Palio a mesma estrutura do usado no modelo de entrada da Fiat. As sadas de ar, por exemplo, ficaro nos mesmos lugares: duas no console central, sobre o som, e uma em cada extremidade do painel. No Palio, o que deve mudar, sutilmente, so os difusores.

As sadas laterais de ar do Uno vo instaladas diretamente no painel dianteiro. No Palio, elas sero formadas por peas destacveis, independentes do painel, em formato de gota. Pouco abaixo das sadas de ar centrais e do som iro os controles do venti lador ou do ar-condicionado, bem parecidos com os do Uno. A diferena que os botes maiores, os das pontas, sero emborrachados, enquanto o acionador central, que comanda a velocidade, ficar mais baixo do que no Uno

As verses com motor 1.6 E.torQ podero ter ar-condicionado digital, mas isso ainda est em estudo. Como o sistema de som do Palio ter moldura mais larga que a do Uno, os botes de controle dos vidros eltricos dianteiros sero transferidos do centro do painel dianteiro, acima do painel do ventilador/ ar-condicionado, para os puxadores das portas, a exemplo do que acontece no Punto.

Isso criar uma espcie de reentrncia no painel dianteiro que sublinha as sadas laterais de ar e emoldura o console do ventilador. Do lado direito, ela divide o espao reservado ao airbag do passageiro e ao porta-luvas do carro. No Uno, essa linha incorpora um porta-objetos sobre o porta-luvas, inexistente no Palio.

A coluna de direo, tambm idntica do irmo menor, deve impor ao carro o mesmo desvio sutil do volante para a esquerda que o Uno apresenta. Mas h diferenas marcantes. O quadro de instrumentos, por exemplo, ser mais prximo do usado no Punto, com velocmetro e conta-giros em mostradores maiores, em cada um dos extremos do quadro, e dois relgios menores, para combustvel e temperatura do motor, entre os mostradores principais, mas em posio mais alta. Abaixo desses mostradores menores fica uma pequena tela de cristal lquido, na qual o computador de bordo dar seus relatrios costumeiros (distncia, tempo, consumo...).

A diferena que a tela ser preta, com letras e nmeros na cor branca. Na futura verso Sporting, o grafismo lembra demais o do Honda Civic Si, com informaes destacadas em um fundo avermelhado. Ser uma boa forma de nos lembrarmos dele, j que a verso esportiva do sed japons ser descontinuada com a chegada da linha 2012.

Nas portas, o Palio vai fugir do excesso de plsticos com um pedao de tecido acima do apoio de brao. Abaixo desse apoio, haver um porta-mapas e um nicho para latinhas ou copos, como no Uno, logo frente do qual ir instalado o alto-falante. Com motores 1.0 Fire, 1.4 Fire Evo e 1.6 E.torQ, o Palio usar faris de parbola simples nas verses mais baratas, a Vivace (1.0) e a Attractive (1.4). O de parbola dupla ser usado nas mais sofisticadas, respectivamente Luxury e Sporting, ambas 1.6 E.torQ.

As rodas de Vivace e Attractive sero de ao em aro 14 com calotas, mas haver a opo de aro 15 em liga leve para esta ltima. O que opcional para o Palio Attractive ser de srie na verso Luxury. A Sporting, por sua vez, ter rodas de liga leve de 16 polegadas.

A reestilizao da Famlia Palio atual

O novo Palio no tirar o atual de cena. Ao menos no logo de cara, j que o modelo de hoje sofrer uma reestilizao para ocupar o lugar da verso Fire. A mudana ser limitada aos para-choques, por uma questo de custos, mas o que basta para tornar o atual muito mais atraente, como nossas projees revelam.

Faz todo o sentido. O novo carro ajudar a fbrica de Betim a manter seus volumes de produo, que subiro para 950 000 unidades anuais. O Palio novo e o Siena sero feitos a princpio na Argentina, mas a fbrica mineira tambm poder produzi-los. Alm de Minas e da Argentina, a Fiat ter uma fbrica em Pernambuco, onde deve ser produzido o novo carro pequeno da marca, o substituto do Mille, chamado por ora apenas de City Car.

Alm de tornar o modelo atual a porta de entrada da linha Palio, a reestilizao ajudar principalmente a Palio Weekend e a Strada, que continuam em produo pelo menos at 2014. A perua deve sair de linha depois dessa data, dando lugar a um utilitrio esportivo pequeno. J a picape ser substituda por um possvel derivado do Uno ou at do prprio utilitrio.



Seu Comparativo
imagem comparativo