Segredo: novo VW Polo é flagrado sem disfarces na África do Sul

Nova geração do compacto deve chegar ao Brasil como a nova geração do Gol

(Reprodução/ cars.co.za/Quatro Rodas)

Uma semana depois de ter sido revelada em desenho no Salão de Genebra, a nova geração do Volkswagen Polo foi flagrada pronta e sem qualquer camuflagem na África do Sul. As imagens são do site Cars.co.za.

O início das vendas do novo Polo na Europa está marcado apenas para o Salão de Frankfurt, em setembro. Mas sua apresentação mundial deverá acontecer em junho, quando começa a produção dos pré-série terá início tanto na Europa quanto na fábrica da Volks na África do Sul.

(Reprodução/ cars.co.za/Quatro Rodas)

Os faróis estão mais integrados à grade e o capô mais longo (com uma extensão na grade parecida com a vista no novo sedã-cupê Arteon) aproxima o Polo do Golf. A lateral dianteira traz um vinco duplo entre os faróis e a base do para-brisa. Abaixo do retrovisor começa outra faixa vincada e ascendente, que marca a linha de cintura até as lanternas traseiras.

A traseira mantém as lanternas com formato hexagonal e interligadas por um vinco (como no Gol). A propósito, a borda superior dos dois para-choques também é vincada, dando a impressão do carro ser mais mais largo. 

Desenho do novo VW Polo mostrado durante coletiva no Salão de Genebra (Reprodução/Quatro Rodas)

O novo Polo terá dimensões maiores que aquele vendido hoje na Europa. Fala-se em comprimento 20 cm maior, o que o levaria dos 3,97 m para os 4,17 m de comprimento. Parte disso se deve ao uso da nova plataforma MQB A0, estreada pelo novo Seat Ibiza e que será compartilhada com a nova geração do Audi A1. Ela proporcionaria redução de peso na ordem dos 70 kg.

Lá fora, os motores cogitados para o modelos são o 1.0 TSI em vários níveis de potência e o novo 1.5 com sistema de desativação de cilindros. Por aqui, além do 1.0 TSI, podemos esperar um aproveitamento do 1.0 MPI aspirado de três cilindros e do 1.6 aspirado de quatro cilindros.

Fontes ouvidas por QUATRO RODAS confirmam o que já informamos antes: o novo Polo será lançado (provavelmente com algumas simplificações) no Brasil como Gol, não como Polo, sinalizando um maior refinamento na nova geração do antigo campeão de vendas.

Dessa forma, o Gol acabaria assumindo o lugar do Fox, já descontinuado na Europa, abrindo espaço para o Up! no segmento inferior – e cumprindo a meta divulada pelo presidente da marca no Brasil, de que o valor médio dos VW vendidos no país iria aumentar, num processo gradual de sofisticação do portfólio.

A mesma plataforma do Polo europeu dará origem a dois novos sedãs: primeiro vem o Virtus, um sedã intermediário entre Voyage e Jetta, exclusivo para o Brasil, onde irá concorrer com modelos como o Chevrolet Cobalt e Honda City. O novo Voyage, um pouco menor (aproveitando a modularidade da plataforma MQB) e mais simples, deve vir depois.

Esboço foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra

Esboço do Virtus foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra (Reprodução)

Previsto para 2018 está o inédito SUV compacto da marca, o T-Cross, e a picape média intermediária entre a Saveiro e a Amarok. Em Genebra, também foi confirmada a produção do SUV com perfil de cupê T-Roc, apresentado como conceito em 2014.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Maxuell Smartt Gomes

    Não vi quase nenhuma diferença. A VW deveria saber que os designers tb precisam viver, e contratar algum para desenhar uns modelos diferentes.

  2. André Pedro

    Achei essa grade dianteira muito gol bolinha feelings… Cara de design improvisado. No mais… Faz a gente pensar, como o Seat Ibiza é mais legal.

  3. Marcos Vianna

    Simplesmente brochante esse novo POLO, meu Deus! Que falta de criatividade!

  4. Marcos Vianna

    Olho para essas fotos e não consigo acreditar, Sinceramente Gol e Fox atuais conseguem ser mais expressivos do que esse novo POLO. A simplicidade das linhas desse modelo chegam a enjoar. A traseira então é mais pobre em detalhes com certeza do que ois atuais Gol e Fox. Que decepção hem VW?!?! A Vw se superou dessa vez, acho que por isso muitos dizem que aqui este carro será o Novo Gol, Pois está longe de ser um Polo!

  5. Claudio Almeida Dos Santos

    A volkswagen só tem um modelo de carro por sinal ultrapassado não dá pra endender a cabeça desses Alemaes, eles precisam urgentemente contratar alguém pra desenhar seus carros hoje são ridiculos e ultrapassados!

  6. Enock Santos

    Realmente o design é frustrante! Saudades do tempo em que a Volkswagen praticamente não tinha um carro parecido com o outro! Passat, Fusca, Kombi, Brasilia, TL…..

  7. George Ramos

    Então quer dizer que o Fox sai de cena?? Antes quem saiu foi o Polo, e agora volta (pelo menos é o que dizem outros sites)?

  8. William Alexandre

    acho melhor a VW manter o fox do jeito que está.. só colocaria a injeção direta no motor 1.0 aspirado, com cambio de 6 marchas e direção eletrica… muito bom para brigar na faixa do onix… depois o motor Tsi em suas duas versões (105 e 125cv) fechando o pacote, esqueçam motor 1.6 beberrão…

  9. Não vi nada além de um gol.

  10. Waslon T. A. Lopes

    As laternas traseiras ficaram horríveis!