Seat Arona: é tipo um Polo SUV à moda espanhola

SUV compacto espanhol é o primeiro baseado na plataforma MQB A0

A base do Arona será aproveitada para dar origem ao SUV do Polo (Divulgação/Volkswagen)

Preste bastante atenção nos volumes e proporções do Seat Arona, apresentado nesta semana em Barcelona. Ele representa a entrada do Grupo Volkswagen no efervescente segmento dos SUVs compactos.

Em pouco tempo ele servirá de base para o futuro SUV derivado do Polo – e este sim fabricado no Brasil em 2018.

O Arona foi concebido sobre a plataforma MQB A0, modular e dedicada a carros compactos, como as novas gerações do Seat Ibiza e do VW Polo – que será lançado no Brasil em novembro. Por isso, vale a pena conhecê-lo um pouco mais. 

Aplique prateado nas colunas C está em todas as versões (Divulgação/Volkswagen)

Em termos de estilo, o Seat Arona segue os mesmos princípios do Ibiza. Na verdade, as diferenças estão na altura livre do solo – 1,5 cm maior no Arona. O SUV também tem rodas e pneus maiores e teto mais elevado. Vincos, recortes dos para-choques e formato dos faróis são iguais.

Entre os sistemas de segurança, tem alerta de veículos nos pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de estacionamento semi-autônomo e frenagem de colisão múltipla.

Painel exibe linhas simples e não tem modernidades vistas no Polo, como quadro de instrumentos de TFT (Divulgação/Volkswagen)

Na gama da Seat, o Arona fica posicionado acima do Ibiza e abaixo do Ateca, que por sua vez é irmão do Tiguan. Em termos de dimensões, são 4,14 m de comprimento (a média do segmento é de 4,25 m), 1,78 m de largura (1 cm a mais que o Honda HR-V), 1,54 m de altura (4 cm a menos que o Nissan Kicks) e 2,56 m de entre-eixos (1 cm a menos que o Jeep Renegade).

O porta-malas tem 400 l de capacidade, quando a média do segmento no Brasil é de 420 l.

O Seat Arona tem dimensões um pouco menores que seus equivalentes no Brasil. Versão Volkswagen terá dimensões parecidas (Divulgação/Volkswagen)

Quem domina a gama de motores a gasolina é motor 1.0 TSI (com turbo e injeção direta) de três cilindros, com versões de 95 e 115 cavalos. Alguns mercados terão opção de motor 1.6 16V MSI de 110 cv. Versões flex destes três motores poderão ser usados pelo SUV do Polo no Brasil.

O carro das fotos é o Arona FR, versão esportiva com o novo motor 1.5 TSI de quatro cilindros em versão de 150 cv. Também não faltarão as variantes de 95 e 115 cv do motor 1.6 TDI (turbodiesel) e ainda uma versão do 1.0 TSI movida a gás natural, com 90 cv.

Polo vitaminado

O Volkswagen destinado para o Brasil e irmão do Arona é chamado provisoriamente de T-Cross, mesmo nome do conceito que o antecipou no Salão do Automóvel de São Paulo. Seu design será bastante fiel ao protótipo, com faróis integrados à grade e linhas predominantemente retas. 

Nova geração do Polo começa a ser vendida no Brasil em novembro (divulgação/Volkswagen)

A estreia do T-Cross no Brasil deve ocorrer na segunda metade de 2018. Antes dele, em novembro próximo, estreia no Brasil a nova geração do Polo. Seu lançamento por aqui será semanas depois do Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. No início de 2018 surge sua variante sedã, o Virtus.

O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã

O SUV do Polo chega no segundo semestre de 2018 (Du Oliveira/Quatro Rodas)

O último lançamento da família será uma picape, que assumirá posto intermediário entre a compacta Saveiro e a Amarok. De acordo com fontes, será a Toro da Volkswagen, com direito a versões flex e diesel, transmissão automática e manual, 4×2 e 4×4, cabine dupla de quatro portas e capacidade de carga de até 1 tonelada.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Piterson Gisele

    É um suv com traços de Q3, para choques de evoque e painel de gol…