Reprovada no teste do alce, Toyota Hilux terá atualização no ESP

Nova programação deve evitar que a picape quase capote em desvios de trajetória

Toyota Hilux no teste do alce-hilux.jpeg

(Teknikens Värld/Youtube)

Depois de quase capotar em um teste do alce realizado pela revista sueca Teknikens Värld, a Toyota Hilux passará por mudanças em seu projeto. De acordo com a mesma publicação, a fabricante os procurou para saber como são realizados os testes e informou que a Hilux receberá atualização no módulo do controle de estabilidade. 

O novo algorítimo foca em reduzir a velocidade em caso de uma manobra evasiva ou quando os pneus estiverem mais cheios para o transporte de carga, como exigido no manual.

Este teste, realizado em setembro passado, consistia em uma simulação de desvio rápido de trajetória em velocidades entre 64 e 68 km/h com carga média na caçamba, como se fosse desviar de um animal – que nos países escandinavos quase sempre é um alce. A Hilux foi a única que viu dois pneus (os dois do lado direito) perderem contato com o solo e quase capotar.

A primeira passagem foi feita com a versão topo de linha, equipada com rodas aro 18 calçadas por pneus 265/60. Depois, repetiram com uma configuração mais simples com rodas de 17 polegadas e pneus 265/65. O resultado foi idêntico.

O mesmo teste envolveu as concorrentes Isuzu D-Max (gêmea da Chevrolet S10), Ford Ranger, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok, RAM 1500 e Mitsubishi L200 Triton. Todas elas deslizaram a dianteira no limite, como esperado. 

O mais curioso foi que a geração anterior da Toyota Hilux foi reprovada no mesmo teste pela Teknikens Värld em 2007, quando ainda não tinha controle de estabilidade. Agora, a publicação deverá testar a Hilux com o controle de estabilidade atualizado para saber se o problema realmente foi corrigido.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Juan Pedro Gonçalves Pita

    Amarok e a melhor

  2. É aquela velha história: hillux não quebra, só capota 😉

  3. Lex Advocacia Andradas

    Hilux sempre foi um mico!!! Não faz nem sombra para a Amarok!!

  4. Mas é Toyota 😂😂😂😂😩😩😩😩😭😭😭😭🤥🤥🤥🤥🤥

  5. Ricardo Diniz

    Realmente, dá pra começar a pensar se a Toyota é realmente uma marca tão excelente assim!

  6. Nao consigo entender essa paixão q certas pessoas tem por Toyota…….se lembrar daquela M de jipe q fabricaram aqui no Brasil, o Bandeirante, por décadas……conseguiu atrair tantos admiradores,…..sinceramente……..E agora fabricam esse M de Etios e ta cheio de gente comprando pagando fortuna por um lixo de produto……TAOYOTARIO eh como aquele partido que enganou por 30 anos seus eleitores e um certo dia…..bom…….ainda tem gente que eh fa daquele partido…..

  7. Ricardo Diniz

    Eu tenho Etios, o carro é muito bom… não posso negar isso.(o preço dele é igual ao dos concorrentes, ou seja caro)…MAS a Toyota deixou passar um problema de lubrificação da embreagem que atingem TODOS os Etios até 2016. Eles resolveram, mas fico com a impressão que eles estão descuidando da sua boa imagem que construíram…(meu pai teve um corolla tbm)…esse problema da Hilux então, é imperdoável( Se precisasse de uma pick up, NUNCA compraria uma Hilux)

  8. Sexta-feira, dia 3/3, eu estava descendo a Rodovia Oswaldo Cruz e no trecho de serra, chegando em Ubatuba, uma Hilux nova tinha acabado de capotar, os motoristas estavam parando para ajudar os ocupantes. Hilux nunca!!!

  9. Sergio Bertoni

    Eu já tive as duas e posso afirmar que a Hilux é uma carroça em todos os sentidos em relação a Amarok, mas a Hilux tem pai e mãe e a Amarok nasceu e foi jogado na sarjeta, o pós venda dá VW não é mãe e sim phuta.

  10. Alex Moreira

    Toyota tô fora.