Relembre o teste de Senna com o Audi S4 para QUATRO RODAS

Avaliação foi a última colaboração que Senna fez para a revista, pouco antes de sua morte

Ayrton Senna testando o Audi S4

* Reportagem originalmente publicada em junho de 1994

Pouco mais de dois meses antes de sofrer o acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino, Ayrton Senna esteve no Autódromo de Interlagos.

Daquela vez, porém, o tricampeão mundial não se encontrava ali para competir. Mas para dar, com exclusividade a QUATRO RODAS, suas impressões ao dirigir o Audi S4. Um dos modelos que ele mesmo, através da Senna Import, começava a trazer ao país.

Garoava forte, o que tornava a ocasião propícia para avaliar o carro. Ainda mais com o Rei da Chuva ao volante. Na Curva do Sol, o velocímetro já marcava 130 km/h, em terceira marcha. Consciente de que era preciso aquecer os pneus, o piloto diminuiu o ritmo, enquanto contornava o traçado.

Ayrton Senna testando o Audi S4

Na reta dos boxes, as marchas eram trocadas a 6.000 rpm, exceto na passagem da quinta para a sexta, quando o conta-giros apontava 5.200 rpm. “Jamais havia guiado antes um carro de passeio tão veloz, aqui em Interlagos”, impressionou-se Ayrton, ao olhar para o velocímetro, que marcava 195 km/h.

Aquilo era só o começo. No instante da freada para o S do Senna, o Audi chegou a 205 km/h. Ayrton, então, parou de falar. Iniciou a frenagem, reduzindo marchas com invejável rapidez, sempre intercaladas com punta-tacos. A tomada apontava para dentro da curva, como se ele estivesse a bordo de um Fórmula 1. Feita a manobra, o carro escapou levemente para fora.

Ayrton Senna testando o Audi S4

Mas seu piloto se chamava Ayrton Senna da Silva. Com um contragolpe no volante, ele fez com que o Audi retomasse a trajetória original sem maiores dificuldades. E, quando beliscou a zebra, a Curva do Sol já reaparecia, bem à frente. Chegando à Curva do Lago, pé no freio, reduções de marcas, acelerador a fundo novamente. Uma manobra perfeita, e fim de test drive.

“Cabem cinco pessoas com folga no interior do S4. Ele é um automóvel muito confortável, e você pode sentir isso andando em qualquer velocidade”, resumia um entusiasmado Ayrton, ao tirar o capacete. “Além disso, carros turbinados, como este, são mais divertidos de acelerar. isso tudo sem deixar de lado a segurança, nossa principal preocupação ao trazê-lo para o Brasil”.

Ayrton Senna testando o Audi S4

Opiniões de Senna

Tração permanente: “É a maior vantagem sobre os concorrentes. Com ela, ganha-se muito em estabilidade. Como as quatro rodas tracionam, não há perigo de um dos eixos derrapar em uma curva veloz. Na chuva, então, esse sistema é fantástico. Garante muita segurança aos passageiros.”

Segurança: “Na Alemanha, guiei uma Avant S4 (versão station do carro testado) nas autobahnen, a mais de 240 km/h. Fiz, então, a seguinte experiência: tirei as mãos do volante e subi no pedal de freio. A perua parou em linha reta, e não apresentou fading. Fiquei impressionado com o sistema de freios e com a eficiência do ABS.”

Overboost: “É um recurso que utilizávamos nos Fórmula 1 da era turbo. Na hora de ultrapassar outro carro, bastava apertar um botão no volante que a turbina exercia pressão extra sobre o motor. O S4 tem o mesmo sistema, só que é automático. O motor recebe 25 cv a mais instantaneamente. Ao ultrapassar um caminhão numa estrada de mão dupla, o overboost garante a realização da manobra com maior rapidez e segurança.”

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Saudades de um dos grandes brasileiros e cidadãos do mundo!

  2. Denis Medina

    Linda materia sobre nosso inesquecível Senna…só que o carro não é um S4…acredito ser um S8!!!

  3. Denis Gomes da Silva

    Audi S4 era versão esportiva do Audi100, que viraria Audi A6!