Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Relembre o teste de Senna com o Audi S4 para QUATRO RODAS

Avaliação foi a última colaboração que Senna fez para a revista, pouco antes de sua morte

Por Eduardo Pincigher / Fotos: Marco de Bari
Atualizado em 22 dez 2016, 21h04 - Publicado em 22 dez 2016, 21h00
Ayrton Senna testando o Audi S4
()

* Reportagem originalmente publicada em junho de 1994

Pouco mais de dois meses antes de sofrer o acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino, Ayrton Senna esteve no Autódromo de Interlagos.

Daquela vez, porém, o tricampeão mundial não se encontrava ali para competir. Mas para dar, com exclusividade a QUATRO RODAS, suas impressões ao dirigir o Audi S4. Um dos modelos que ele mesmo, através da Senna Import, começava a trazer ao país.

Garoava forte, o que tornava a ocasião propícia para avaliar o carro. Ainda mais com o Rei da Chuva ao volante. Na Curva do Sol, o velocímetro já marcava 130 km/h, em terceira marcha. Consciente de que era preciso aquecer os pneus, o piloto diminuiu o ritmo, enquanto contornava o traçado.

Ayrton Senna testando o Audi S4
()

Na reta dos boxes, as marchas eram trocadas a 6.000 rpm, exceto na passagem da quinta para a sexta, quando o conta-giros apontava 5.200 rpm. “Jamais havia guiado antes um carro de passeio tão veloz, aqui em Interlagos”, impressionou-se Ayrton, ao olhar para o velocímetro, que marcava 195 km/h.

Aquilo era só o começo. No instante da freada para o S do Senna, o Audi chegou a 205 km/h. Ayrton, então, parou de falar. Iniciou a frenagem, reduzindo marchas com invejável rapidez, sempre intercaladas com punta-tacos. A tomada apontava para dentro da curva, como se ele estivesse a bordo de um Fórmula 1. Feita a manobra, o carro escapou levemente para fora.

Ayrton Senna testando o Audi S4
()

Mas seu piloto se chamava Ayrton Senna da Silva. Com um contragolpe no volante, ele fez com que o Audi retomasse a trajetória original sem maiores dificuldades. E, quando beliscou a zebra, a Curva do Sol já reaparecia, bem à frente. Chegando à Curva do Lago, pé no freio, reduções de marcas, acelerador a fundo novamente. Uma manobra perfeita, e fim de test drive.

“Cabem cinco pessoas com folga no interior do S4. Ele é um automóvel muito confortável, e você pode sentir isso andando em qualquer velocidade”, resumia um entusiasmado Ayrton, ao tirar o capacete. “Além disso, carros turbinados, como este, são mais divertidos de acelerar. isso tudo sem deixar de lado a segurança, nossa principal preocupação ao trazê-lo para o Brasil”.

Continua após a publicidade
Ayrton Senna testando o Audi S4
()

Opiniões de Senna

Tração permanente: “É a maior vantagem sobre os concorrentes. Com ela, ganha-se muito em estabilidade. Como as quatro rodas tracionam, não há perigo de um dos eixos derrapar em uma curva veloz. Na chuva, então, esse sistema é fantástico. Garante muita segurança aos passageiros.”

Segurança: “Na Alemanha, guiei uma Avant S4 (versão station do carro testado) nas autobahnen, a mais de 240 km/h. Fiz, então, a seguinte experiência: tirei as mãos do volante e subi no pedal de freio. A perua parou em linha reta, e não apresentou fading. Fiquei impressionado com o sistema de freios e com a eficiência do ABS.”

Overboost: “É um recurso que utilizávamos nos Fórmula 1 da era turbo. Na hora de ultrapassar outro carro, bastava apertar um botão no volante que a turbina exercia pressão extra sobre o motor. O S4 tem o mesmo sistema, só que é automático. O motor recebe 25 cv a mais instantaneamente. Ao ultrapassar um caminhão numa estrada de mão dupla, o overboost garante a realização da manobra com maior rapidez e segurança.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.