Protetor de suspensão

Peça impede aperto da suspensão no transporte

Protetor de suspensão

Transportar uma moto em caminhonete ou carreta requer cuidados. Não se trata somente do risco de cair, quebrar algo ou riscar. A amarração com a suspensão fechada pode danificar a suspensão dianteira da motocicleta.

Quanto mais apertada e comprimida estiver a dianteira da moto, pelos extensores ou esticadores, mais firme ela estará presa. Só que a compressão em excesso pode causar vazamento do fluido das bengalas pelos retentores, devido ao esforço da excessiva pressão prolongada.

Segundo Mauro Faucon, da RM Racing, oficina especializada em motos off-road, não é só com os retentores que deve haver preocupação. “O constante transporte da moto pode também causar a fadiga da mola, diminuindo sua extensão e capacidade elástica. Quanto mais tempo ficar fechada, piores as consequências em longo prazo.”

Para impedir essas sequelas, existem bloqueadores de suspensão, geralmente dispositivos plásticos exclusivos para motos off-road instalados sob o para-lama dianteiro e apoiados sobre o pneu. Esses acessórios visam a impedir a compressão total da suspensão e prometem evitar os danos causados pela amarração às bengalas da suspensão dianteira.

Testamos duas marcas oferecidas no mercado, a AV-Tec e Anker. O princípio é o mesmo, muda o design de cada uma. Segundo Faucon, esse equipamento garante a certa compressão da suspensão, dando apoio para as bengalas, o que permite prender a motocicleta à caçamba ou carreta com torque suficiente para que não balance. “Eles impedem a oscilação da suspensão, evitando que a moto se solte. O acessório permite uma fixação melhor e mais firme”, afirma o técnico.

As motos esportivas, por terem para-lama rente ao pneu e carenagem, devem usar “sutiã”, cinta que passa pelo guidão da motocicleta e em cujas pontas são presos os esticadores.

O preço dos bloqueadores de suspensão varia entre 35 e 50 reais. Podem ser encontrados em lojas de equipamentos off-road ou de peças e acessórios para motos.

CUMPRE O QUE PROMETE? – SIM

Apoiando-se sob o para-lama dianteiro e em cima do pneu dianteiro, o suporte impede o fechamento completo da suspensão, reduzindo a possibilidade de danos a retentores (que causam vazamentos) e molas internas. É um recurso barato e bem útil para o transporte frequente ou prolongado de motos off-road.

ONDE ENCONTRAR

http://www.avtec.ind.br

http://www.ankeracessorios.com

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s